quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Uma materia de jornal e uma aula de Ciências ...

Caros,

na aula de ontem foi disponibilizado um pequeno trecho de materia publicada no Jornal do Comércio, um meio de comunicação acessível a todos na Região Metropolitana. Como expressei várias vezes, o educador deve utilizar ferramentas acessíveis e de baixo custo para produzir aulas dinâmicas e criatitivas. O jornal custa R$1,50 e em geral está disponível em algumas escolas e bibliotecas ... então não há desculpa para não utilizar esta fonte de informação e secundariamente estimular os alunos a leitura regular de notícias (isto também é cidadania ...).

Então, com o material disponibilizado, o objetivo é criar uma aula a partir disso. Use a imaginação. Agregue mais informação, inclua profissionais de outras disciplinas. Envie, leve para a escola o gostoso hábito de colocar o cérebro para ferver. quero idéias exequíveis e não fantasiosas, e não plano de aula!!!

A informação deve estar postada no blog até o início da aula da próxima 3af. 

Lembrando que aos que não desfrutaram da nossa harmoniosa aula de ontem, o Emanuel disponibilizará através do Gdos o texto base para esta atividade.

A pergunta que não quer calar ..... E a atividade vale ponto??? ainda não pensei, mas pode ser que sim, pode ser que não .... na dúvida é melhor fazer e aprender.

Abraços e mantenham a mente ativa ... faz bem !
Ótimo feriado.
Marccus

16 comentários:

  1. Texto crítico baseado na materia do JC


    Estamos cansados de ouvir que devemos nos alimentar mais de frutas e verduras, porque elas irão nos fazer bem, melhorar nossa qualidade de vida. Mas será que sabemos realmente o porque desses benefícios ? Tornou-se inclusive o assunto do momento, midiático talvez, dietas, alimentação saudável, BEM ESTAR, coisas do tipo. Mudamos nossos hábitos alimentares porque temos consciência do que isto representa ou porque estar na moda?
    É fato que estamos nos preocupando mais com o que comemos, vamos tentar entender um pouco do porque os vegetais nos fazem tão bem. De toda a energia solar que atinge a terra cerca de 10% dela é transformada em matéria através da fotossíntese pelos seres produtores, quando estes são consumidos apenas 10% da energia é repassada ou seja os herbívoros(consumidores primários)consomem apenas 1% da energia original, os consumidores secundário 0.1% e assim por diante. De imediato já podemos observar o benefício de sermos consumidores primários e não secundários. Porém não é apenas isso que os vegetais podem nos proporcionar, eles são ricos e vitaminas que são essenciais ao nosso organismo,afinal não produzimos este componente, são ricos em minerais que também não é sintetizado pelo organismo sendo adquirido pela alimentação, são ricos em fibras que é super importante para regulação do nosso organismo são apenas alguns dos vários benefícios que eles podem nos causar.
    Muitas pessoas acham que vegetal é só mato, folhas, ou no máximo as frutas porém esquecem que na mesa diariamente existem várias fontes vegetais como o arroz, feijão o milho da pipoca. Por isso devemos conhecer um pouco mais do Reino Plantae saber que chamamos fruta designando órgão vegetal comestível e adocicado de sabor agradável, mas o termo fruto aplica-se a todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento ovariano. Que esse fruto é oriundo de uma fecundação que ocorreu em uma flor, que todas as árvores que produzem flor como conseqüência produzem frutos. Abre-se aqui espaço para uma aula de botânica com direito as divisões do reino, reprodução, órgãos sexuais, agentes polinizadores.
    Concluímos que devemos realmente nos alimentar melhor com grãos, raízes, folhas frutas,frutos e principalmente uma vez que entendemos como eles nos fazem bem devemos educar aos nossos filhos a terem hábitos saudáveis, ajudando-os no seu desenvolvimento físico e metal,tornando mais dispostos e ativos, quem sabe ele não seja um agente educador no âmbito escolar!

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  2. Acredito que um instrumento extremamente importante para uma boa aula é o estímulo à pesquisa.

    E assim começa minha proposta: antes da aula propriamente dita o professor deve sugerir que os alunos tragam informações nutricionais contidas na embalagem de alguns produtos notavelmente industrializados e pouco saudáveis (que podem ser pré-selecionados por ele).

    Quando os alunos trouxerem estas informações, o professor deve discutir sobre dieta, necessidade nutricional e valores diários (contidos na embalagem) e sobre a importância de conhecer estas informações sobre os alimentos que ingerimos.
    A nossa dieta influi diretamente na nossa qualidade de vida. Nós somos aquilo que comemos. Nosso corpo necessita de proteínas, carboidratos e lipídeos, em geral contidos em todos os alimentos. No entanto, a quantidade deles deve ser o mais próxima da ideal possível. Excesso de qualquer um deles pode trazer danos ao organismo. O acúmulo de algumas substâncias pode afetar diversos sistemas e órgãos. Uma medida da quantidade ideal de cada elemento ou substância são os valores diários expressos em porcentagem nas embalagens dos produtos.

    Pontos importantes a abordar são:
    I - Qual é a utilidades destes elementos no organismo? Como o corpo os usa?
    II - O que ocorre com o seu excesso? Como o corpo reage?
    III - Como as diversas sociedades desenvolveram métodos de suprir a necessidade nutricional da população?

    Neste ponto, podemos observar, por exemplo, que quase todos as sociedades têm na base da alimentação um alimento rico em ferro (como o feijão aqui no Brasil ou a ervilha na Europa).

    Um outro ponto que pode ser abordado é sobre (IV) os elementos que podem fazer mal num sentido geral, como gorduras trans, glúten e conservantes. Hoje, há uma preocupação geral sobre a boa saúde alimentar, então alguns alimentos industrializados já são produzidos sem ou com menor quantidade destes elementos.

    Este ponto já "encaixa" com outro: (V) a importância da alimentação saudável. O professor mesmo pode trazer, ou pedir previamente para alguns ou todos os alunos, informações nutricionais sobre alimentos saudáveis, frutas e verduras. Isto implicaria numa discussão sobre o ponto central da aula: como a nossa alimentação pode influenciar na nossa vida.

    É importante que o professor encontre o momento certo de ministrar esta aula. Os alunos, por exemplo, terão que ter algum conhecimento básico de fisiologia e bioquímica ou o professor terá que inteirá-los anteriormente. Textos de revistas e jornais podem ser usados antes, durante ou após a aula propriamente dita.

    Vinicius

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  3. Ao ler sobre merenda na escola lembrei da disciplina de prática 1 em que ao acompanhar o dia-a-dia numa escola estadual do Recife verifiquei que não somente os alunos se alimentavam na escola,mas também funcionários que iam desde as gestoras escolares como professores de outras disciplinas,como português e química.Percebi que poderia haver interdisciplinaridade nesta aula.

    Na aula de Biologia a turma seria dividida em grupos e seriam levados para o pátio escolar.Lá encontrariam alimentos que participam do café-da-manhã,almoço e jantar.Cada grupo fica responsável por uma refeição.
    Os discentes levariam em consideração a aula teorica sobre a angiospermas e suas formações(raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes).

    O grupo 1 ficariam com o café-da-manhã e informaria a toda turma das partes constituintes de por exemplo, a laranja,identificando epicarpo, mesocarpo e endocarpo e que ela é um tipo de Baga.A manga seria cortada e caracterizada como drupa.No caju
    poderia ser mostrado onde realmente está o fruto.Seria comentado também a origem dos frutos, suas funções e classificações.

    A turma 2 traria um prato com arroz,feijão,soja cozida e a salada.As monocotildôneas(feijão e soja)e dicotiledôneas(arroz) poderiam ser diferenciadas.Na salada poderiamos demonstrar as partes das folhas,suas funçoes e outros.

    O Grupo 3 traria um prato com macaxeira e batata-doce ,nele seria exemplificado as raízes tuberosas e que nutrientes elas possuem.


    Na aula de química o professor pode falar dos elementos quimicos, o Calcio está presente no feijão é um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica,símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u.


    O professor de portugês pode solicitar aos alunos que estes elaborem músicas a respeito da necessidade de uma boa alimentação , ou poemas e trabalhar o conteúdo de estrofes,versos e métrica.

    Não é difícil trabalhar interdisciplinaridade
    na escola,mas falta uma maior integração entre os próprios professores.
    Cabe a nós,futuros docentes mudarmos esse quadro.

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  4. Carolina, Vinicius e Wanessa.

    parabéns pelas idéias e principalmente por dividí=las conosoco. adorei.

    abraços.
    Marccus

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  5. Após ler a reportagem vi que podem ser feitas várias associações a respeito deste assunto.
    Primeiro poderíamos fazer a relação com a bioquímica, trabalhar o valor nutricional dos diversos alimentos. Classificar os alimentos de acordo com seus nutrientes (carboidratos, lipídios, vitaminas,...) e a partir daí já fazer um gancho com a fisiologia e trabalhar a importância desses nutrientes para o nosso organismo.
    Como Wanessa bem falou, e também puxando um pouco a sardinha pra química, poderíamos também trabalhar os elementos químicos constituintes dos nutrientes encontrados nos alimentos e também no nosso corpo.
    E também não esquecendo a botânica, trabalharíamos as partes constituintes da planta e qual o órgão dela que nós utilizamos para a refeição (raíz, caule, folha, flor, fruto, semente).
    Trabalhando tudo isso de forma paralela e tornando as aulas mais interessante para eles, até porque estaríamos trabalhando com coisas do dia a dia deles.

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  6. Gosto muito das atividades de associação e que desenvolva a disputa harmoniosa, por isso minha proposta é a seguinte:
    Dividiria a turma em grupos, e cada grupo estaria responsável em trazer alimentos com seus respectivos temas: Frutas, legumes, verduras.
    Em sala de aula o professor disponibilizaria pistas contendo diversas informações e curiosidades, para que os grupos identificassem os alimentos.
    Ex: Do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto), a polpa é branca, possuindo internamente sementes. É excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Rica em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.
    O professor poderia estruturar essas informação (pistas) de acordo com o plano de aula ele pretendesse seguir.
    Introduzir o assunto com as principais características do grupo (Ex: Angiospermas): Habitat, Flores, Fruto, Sementes, Folhas...
    No momento de revelação das pistas questionaria os alunos dos grupos caso não ocorresse o acerto daria oportunidade ao outros grupos de identificar e explicar eliminaria as dúvidas que fosse surgindo e acrescentando conteúdo também.
    Essa atividade pode ser aprofundada com outras disciplinas também, por exemplo: História e Geografia (Frutas que são nativos e os que foram importados) discutindo momento histórico, regiões do planeta em que são mais produzidos. Matemática (Medidas: Cada 100 gramas de maça possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras).

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  7. Seria uma aula diferente, em uma feira livre,onde podemos encontra varias frutas e verduras. Jutamente com o professor de geografia, abordando alguns assuntos vistos na sala de aula,e agora trazendo para pratica,com por exemplo na area da ciências:
    *algumas caracteristicas das plantas, que podem ser interessantes para os alunos,
    *os cuidados que devemos ter antes de comer as frutas (lavar bem os alimentos)
    *as vitaminas que podemos encontra nessas frutas e verduras entres outras coisas.
    e na area da geografia:
    *em relação com a paisagem, o que mudou nela na época que surgiu, até os dias de hj.
    * a economia entre outros assuntos.

    SEVERINA

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  8. Já deram tantas propostas que nemsei o que escrever.Tudo o que pensei em escrever já postaram aqui (¬¬')
    O texto fala basicamente sobre alimentação saudável, então a minha idéia foi a seguinte. Os alunos poderiam levar frutas, verduras, laticínios, legumes e cereais para a sala. Ao invés das frutas o professor poderia pegar várias figuras desses itens. Esses itens poderiam ser divididos segundo as vitaminas em comum, ou os mais calóricos. Então o professor poderia avaliar vários aspectos desses grupos. Por exemplo, "os alimentos verdes tem quais vitaminas?" ou "o beta-caroteno é encontrado nos alimentos de que cor?", "qual o sabor dos alimentos que tem vitamina C?". Então os alunos começariam a relacionar as vitaminas com algum aspecto dos ítens. O professor poderia levar um quadro com a quantidade diária das vitaminas e minerais que um ser humano precisa para se manter saudável e a quantidade de vitaminas e minerais que têm em uma certa quantidade desses ítens. Seriam feitos cálculos para saber, por exemplo, quantos copos de leite uma pessoa deve tomar por dia para ter a quantidade de cálcio necessária?". Depois disso o professor poderia passar uma pesquisa, em grupo ou individual, sobre o que a dificiências em um desses nutrientes pode causar.

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  9. Cássia Cibelle...

    Já tiveram tantas idéias ótimas,inclusive no que pensei,mas vamos lá...

    A aula sobre esse tema pode ser feita de modo que o aluno entenda quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para uma boa saúde, para o crescimento e para o seu desenvolvimento.
    Formaria uma grande roda com os alunos,disponibilizando no centro dessa roda vários tipos de alimentos benéficos e maléficos a saúde. Os dividiria em grupos e pediria para que um representante do grupo separasse os alimentos bons e ruins p a saúde e lançaria as seguintes perguntas: Levando em consideração a necessidade do nosso corpo precisar a todo momento de energia para realizar atividades como falar,correr,andar entre outras ...

    Como obter essa energia?
    O que acontece se nos alimentarmos mal?
    O que significa se alimentar bem ou mal?
    Qual a importância dos vegetais e das frutas em nossa alimentação?

    Daria um tempo para que eles organizassem suas idéias e iniciaria um debate sobre as questões levantadas e sobre a importância de cada alimento escolhido.Dando –lhes conceitos de energia,nutrientes,vegetais e frutas comestíveis e importantes a saúde,mostrando a eles a importância dos alimentos como fonte de energia e de matéria para a constituição do corpo , fornecendo-lhes uma visão ampla da importância de receber os nutrientes que necessitamos e de como uma alimentação diversificada e colorida é necessária para atender às nossas necessidades nutricionais.

    Ótima noite para todos!!!

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  10. Minha aula: COMER BEM É VIVER MELHOR
    Para iniciar uma aula acerca de alimentação eu, como professora de uma turma, solicitaria que os alunos colocassem no papel tudo aquilo que eles mais amam comer durante o dia inteiro. E, acaso os alimentos anotados fossem produtos industriais eles deveriam anotar as informações do rótulo ou trazer a embalagem para sala de aula. Eu seria responsável a trazer as informações de uma possível alimentação saudável de um dia para um individuo.
    Em outra aula, com todo o material de pesquisa em mãos, os alunos começariam expor o que prepararam. Então, eu iniciaria a questioná-los por que escolheram aqueles alimentos. Bombons e chocolates ganhariam minha atenção para explicar o efeito deles em nosso organismo em nível hormonal (a função do sistema nervoso ao proporcionar bem-estar). Posteriormente, exploraria a grande quantidade de sódio e de açúcar nos alimentos industrializados (porque o uso em longo prazo e continuamente pode acarretar em malefícios ao organismo). Ainda sobre o sal, falaria sobre a importância desse componente ao nível celular, falaria sobre conceitos de sistema cardíaco e como ele ganhou tanto a nossa estima – isto é, a história de conservação de carnes a partir do uso de sal pelos nossos antepassados. Obviamente, essa aula acabaria, e muito ainda deveria ser dito.
    Próxima aula, por que precisamos comer frutas e legumes, carnes e peixes, feijão e arroz todos os dias, seria o tema. Diria-lhes sobre as proteínas e vitaminas, e a exigência do nosso organismo por elas. Aproveitaria para falar de imunidade, digestão, sistema excretor, pele, cabelo e unhas. Ficaria combinado aqui, que na próxima aula eles trariam informações sobre um alimento natural: onde ele é plantado, qual o clima ideal, família, nome cientifico, benefício, vitaminas e proteínas que contenham.
    Nesta aula, conversaríamos sobre a pesquisa que fizeram, e eu levaria um mapa para que pudessem procurar onde esses produtos são produzidos. Falaríamos sobre fungos, por que não devemos comer alimentos em que esses indivíduos aparecem (nada de rapar o “mofado”, galera. Fungos produzem toxinas que causam danos ao organismo). Aqui, combinaríamos uma visita a uma fazenda, onde veríamos de perto o processo de plantação, colheita e a vida rural em si.
    Na fazenda, falaríamos sobre a importância das plantas para o ecossistema. Trataríamos sobre conceitos de herbívoros, carnívoros e onívoros. Não só os homens comem vegetais, diversos animais necessitam também. Desmatamento, aquecimento global, comercialização, vegetarianismo (benefícios e malefícios de se viver assim), solo, agrotóxico, nematoides, ciclo de água; tudo isso e muito mais, além de falar sobre morfologia, fotossíntese, polinização, germinação etc. Após um dia cheio, uma boa caminhada (e explicação da necessidade de sempre fazer exercício físico) comeríamos um delicioso almoço com produtos desse lugar.
    De volta à sala de aula, outra aula, construiríamos um painel com informações sobre alimentos naturais e faríamos uma exposição a todo o colégio, em dia especial. Bem sabemos que como se trata de uma informação importante, os alunos, naturalmente passariam para os familiares e amigos, além de mudarem seus hábitos alimentícios, transformariam a todos em torno deles.

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  11. Nossa, meus coleguinhas colocaram idéias maravilhosas! :)

    Eu usaria essa reportagem do jornal da seguinte forma. Tanto com ensino fundamental ou médio, levaria os educandos para um piquenique, um lanche em um jardim com muito verde, no qual cada um levaria um alimento natural. A partir dái eles aprenderiam o que é alimento natural, quais suas fontes, e no jardim poderíamos estudar de qual planta aquele alimento veio, sua morfologia e sua importância para o ser humano. Depois dessa aula todo mundo comeria os alimentos e seriam felizes. As aulas práticas incentivam mais ainda a curiosidade e fervilham o cérebro!

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  12. Vamos lá:adorei as ideias, bem interessantes.

    tema da aula: A biodiversidade faz diferença tambem no prato.

    que tal formar um jornalzinho no colegio, com assuntos que intrigassem eles a descobrirem e montarem suas reportagens,a primeira materia seria: Comida boa,é comida colorida.Ressaltando o poder das cores nos alimentos e como isso se torna mais saudavel,iriam fazer uma entrevista no proprio colegio de quantas pessoas comem algo saudavel e para eles o que significa almintação balanceada,desta maneira montando um grafico que seria a manchate do jornal pedindo ajuda ao professor de matematica para isso,um pouco de organização e estetica com o professor de redação e lingua portuguesa, e o desenvolvimento com professor de informatica que montariam com os alunos um jornal tambem virtual.Cada semana uma turma deveria organizar o material, sem contar com a importancia economica desses alimentos quanto move a economia brasileira no setor da agroindustria entrando em geografia com o auxilio do professor. Uma festa interdisciplinar, com os alunos e as disciplinas, depois colocando em pratica na cantina do colegio outras formas de alimento para consumo imediato com frutas e atroca do refrigenrante por sucos naturais,que delicia heim... Ah e ainda com a ajuda do professor de educação fisica,aprender a fazer pequenos exercicios que fazem toda diferença e podem ajudar muito o organismo evitando um problema serio que esta ganhando muito espaço(a obesidade entre crianças e adolescentes) isso ja seria uma nova materia...

    Bárbara Valeska.

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  13. Bem difícil elaborar uma prática com tantas sugestões expostas, mas vamos lá...

    Logo após uma aula dada de Angiospermas, eu pediria para que meus alunos estudassem e se dedicassem ainda mais para uma aulinha prática em sala de aula. Essa aula prática seria um jogo...

    A sala estaria divididas em grupos, pra ficar mais fácil trabalhar e não ficar muito cansativo, existiriam dois dados, onde ao jogá-los, os alunos obteriam um número(que seria no máximo 12), esse número seria o número de características que o grupo deveriam encontrar em grupos de alimentos que seriam expostos por mim...
    Essa seria uma forma agradável de reviver tudo que foi falado em sala de aula e também poderíamos construir novos conceitos e características, já que todos iriam fazer sua pesquisa individual antes.

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  14. Poxa, quantas idéias criativas e bem interessantes... como posso falar de aula com tantos estudantes de licenciatura. Como sou de bacharel, esses assuntos são um tanto novos para mim. Pensei em muitas coisas que já foram postadas, mas vamos lá...
    *Após as aulas de angiospermas, de ter falado em flor, fruto, semente, raiz. Faria uma roda com os alunos mostrando umas imagens de alimentos e poderia para cada um anotar o que mais gosta e o que mais o seu organismo precisa. Após cada um mostrar suas escolhas, faria no quadro uma lista dividindo os alimentos bons e ruins. E começaria a explicar sobre por que precisamos comer com ajuda de um profissional da fisiologia e depois sobre alimentação de boa qualidade versus industrialização pediria ajuda de profissionais na área de historia.
    * Depois desse primeiro contato, pedia para próxima aula uma lista de três plantinhas que eles comem em cada refeição e de três produtos industrializados. No dia da 2ª aula estaria com uma nutricionista que explicaria sobre a importância de cada refeição e juntamente a ela falaria sobre a pirâmide dos alimentos colocando na pirâmide o que cada um anotou do seu dia. E explicaria mais uma vez a importância das plantas em nosso dia-a-dia. E com isso estimularíamos que eles levassem isso pra casa e com os pais buscassem matérias em jornais ou revistas sobre o assunto, dividiria a sala e pediria para que cada grupo trouxesse a reportagem de alguma angiosperma e seu beneficio, e o outro grupo sobre o malefício das comidas industrializadas. Bem como que percebam em propagandas sobre o assunto.
    * Na terceira aula: comentaria sobre a influencia dos meios de comunicação na alimentação. Comentaríamos sobre a reportagem e falaríamos sobre alimentos construtores, reguladores e energéticos. E com a ajuda do professor de educação faríamos uma conexão sobre atividade física e alimentação. Levaria potes de alimentos industrializados para eles verem a o quadro nutricional e com ajuda de um bioquímico para explicar o que representa cada coisa, sua importância e desvendar o mistério da gordura trans.
    * Pra finalizar propunha um piquenique no jardim da escola ou em algum parque onde cada um leve um alimento saudável e reunidos possamos tirar o resto das duvidas interagindo com todos os profissionais que foram na sala de aula, bem como classificaria as frutas e alimentos levados pelos alunos.

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  15. Sei que é meio atrasada a postagem, mas depois de ler as idéias maravilhosas dos meus companheiros senti sede de resposta, independente de nota ou não!
    Tive uma idéia semelhante à de Thais, tentarei postar algo diferente como uma criação de tabela no qual teriam as matéria em colunas e a importância relativas daquele vegetal a ele, exemplo:
    Biologia Geografia História Matemática Química
    Caju (Anacardium occidentale) Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África
    Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa. Os cinco maiores produtores foram o Vietnã(942 t), Nigéria (636t), Índia (573t),Brasil (237t) e a Indonésia (122 t), responsáveis por mais de 80% da produção mundial. A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais, vit K, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
    Biologia Geografia História Matemática Química
    Caju (Anacardium occidentale) Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África
    Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa. Os cinco maiores produtores foram o Vietnã(942 t), Nigéria (636t), Índia (573t),Brasil (237t) e a Indonésia (122 t), responsáveis por mais de 80% da produção mundial. A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais, vit K, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
    Biologia - Caju (Anacardium occidentale)Geografia - Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África
    História - Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa.
    Matemática - Os cinco maiores produtores foram o Vietnã(942 t), Nigéria (636t), Índia (573t),Brasil (237t) e a Indonésia (122 t), responsáveis por mais de 80% da produção mundial.
    Química - A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais, vit K, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
    Entre outros...Levando os alunos a entender a interdisciplinaridade dos assuntos botânicos com as demais matérias.

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  16. Gilbran,

    otimo que vc decidiu incluir seu comentário e idéias.
    Quando os alunos percebem que a "nota" ou processo avaliativo é mero detalhe na construção do conhecimento, ele por si só ja se lança a construir o seu próprio castelo de saber.

    Este divórcio é o ideário da educação mas não necessariamente atingível. Para alguns educadores é utópico. De certa maneira também o considero inatingível, mas nem por isso deixo de desejar que esta percepção seja alcançada.

    Qto a sua idéia, é mais uma boa proposta que se soma as demais. Perceba como é transversal a sua idéia e como podem ser agregados valores distintos a uma temática biológica. Assim se processa nos outros temas.

    Já pensou como seria mais integrador se o professor d eLIngua Portuguesa trabalhasse com textos de divulgação científica juntamente com o professor de Biologia. Um blog por exemplo?? pq nao usar este mecanismo para ensinar concordância, proniomes, linguagem etc... bem mais fácil que decorar regras gramaticais algumas vezes insanas ...

    E se o professor de História se juntasse ao de Geografia e chamassem juntos o d eBiologia para uma grande aula-espetáculo (no estilo Ariano Suassuna!) sobre o "Caminho das Indias" ... o que trouxeram, pq foram, para onde??? seria bem mais interessante para os alunos ...

    Penso eu, que aprender conectado com o real é bem mais eficiente e desperta para novos interesses.

    Parabéns pela ótima idéia e parabéns mais efusivos pela percepção de que gerar idéias e compartilha-las é se colocar muito a frente de alguns meros pontos na nota ...

    Abraços
    Marccus

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