terça-feira, 13 de setembro de 2011

Enem, Ideb & Pisa. O que eu tenho haver com isso?

Absolutamente TUDO!!!!!!

Que tal pesquisarmos e pensarmos sobre estes métodos avaliativos.

O que são?
Como funcionam?
Quais são os parâmetros?
Qual a dimensão da análiase (lmacro ou micro)?

Está mais do que na hora de entendermos pq somos atores importantíssimos neste cenário!

alguns links de acesso fácil sobre o tema:

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=336&id=180&option=com_content&view=article

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/t0103-2.pdf

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/12/07/pisa-2009-brasil-cresce-16-pontos-na-nota-de-leitura-em-nove-anos.jhtm

Abraços
Marccus

4 comentários:

  1. Enem, Ideb e PISA são métodos avaliativos que têm um único objetivo: medir o quanto os alunos aprenderam ao longo de um tempo.

    O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio que têm como objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio.

    O IDEB é um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e tem como objetivo medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Ambos são a nível nacional.

    Já o PISA é a nível internacional e funciona como o IDEB: mede o nível do desempenho escolar dos países.

    Agora fica a pergunta: É possivel mensurar o conhecimento de alguém com dados estatísticos?

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  2. o Enem,Ideb e PISA são metodos avaliativos bem diferentes mais com um único objetivo em comum.
    medir através de números a capacidade de aprendizagem dos estudantes Brasileiros.
    concordo que tenha que existir alguma forma de avaliação para obter dados da situação educacional.
    mais não concordo que esses metodos utilizados hoje,sejam uteis como forma de avaliação.Já que alguns deles são burlados pelo próprio sistema educacional com o intuito de elevar o nivel de desenvolvimento de educação nacional.

    dessa forma ,mais uma vez,as nossas autoridades leva educação como um jogo onde só importa os resultados e o conteudo que pra nós futuros professores é prioridade se torna só mais um fato que pode ser "maquiado" dentro desse sistema.

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  3. Li e concordo que é imprecindível o conhecimento de todos os assuntos avaliativos e metodológicos para um profissional da educação!!!!!!!!!!!!

    Gilbran

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  4. Considero como macro a avaliação da escola em parâmetro nacional, assim como o método comparativo internacional. Isto é, Ideb e Pisa.
    O Enem, ao meu ver, revestiu-se de grande importância ao assumir o papel de primeira avaliação de vestibular de muitas universidades. Devido a essa roupagem conspícua a cada indivíduo participante do 'concurso', considero-o como micro.
    Esses métodos avaliativos são como relatórios informativos para o governo. Investir na educação é colher com o tempo (a longo prazo). Eu acredito firmemente que os olhos do governo precisam se voltar para essa área. Pensar em crescimento não é só mão de obra!

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