quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Avaliação 1

Caros,

De maneira geral o resultado da avaliação foi ótimo. Apenas alguns alunos com notas abaixo da média exigida pela UFPE. Porém, um pouco mais do conjunto - estudo, dedicação e disciplina, permitirá um grande avanço nas demais atividades de aula e na próxima avaliação.

Importante ressaltar que na questão "cocada ou munguzá" algumas propostas estão descontextualizadas ou com conteúdo muito acima do esperado para o nível fundamental (para o qual a proposta deveria ter sido feita). Saber que existem coisas difernetes como Arecaceae e Poaceae já é mais do que um avanço no conhecimento deles!
Em algumas respostas eu senti forte dificuldade em interagir com o conhecimemto de outras disciplinas. Fatos interessantes como o milho a as plantas C4, a origem destas plantas (e a viagem até o Brasil), a domestição das plantas pelo Homem, produção econômica, matemática (calculos básicos podem ser exemplos bem interessantes!), história e geografia etc...

Como já conversamos algumas vezes o mais difícil em aulas interdisciplinares é nós percebermos e nos apropriarmos dos temas com esta visão. Se não desenvolvermos esta transversalidade nos diferentes temas que estudamos na Universidade, qdo em sala de aula temos maior dificuldade em perceber as inúmeras opções existentes. Um bom exercicio é selecionar um tema qualquer e tratá-lo de maneira transversal. Exemplo .... pense em geometria .... Como colocar esta abordagem nas aulas de botânica??? está quebrando a cabeca, não está?? Isso é ótimo .... tem várias maneiras de combinar geometria e botânica ..... mas isso eu deixarei para vocês ... conversaremos sobre isto na próxima aula.

Parabéns pelas belas idéias, atividade lúdicas e estratégias.

Treinar o cerebro é a melhor maneira de ativar idéias que utilizem a transversalidade e atraia os alunos para um contexto mais real e garante maior efetividade do ensino. Conteúdo e ações transversais podem e (devem) estar de mãos dadas.

Para não confundir: revisar a maneira correta de escrever nomes científicos de plantas e animais. Uma questão fácil que muitos alunos erraram ....
e mais: farinha de trigo, coco-ralado e polpa de goiba são produtos oriundos de frutos e/ou sementes! assim como a farinha de trigo, o coco-ralado e o açúcar tanto do bolo qto do suco são produtos de Monocotiledôneas.

As notas JÁ estão no Sig@. Os alunos que postaram comentários sobre o tema  "Merenda Escolar" até a data informada receberam um acrescimo de 0,5 na nota da prova. Este valor já está incluído na nota indicada no Sig@a
A única pendência é com relação a postagem de Liliane que não foi encontrada e que eu aguardo um retorno da mesma.

Abraços e até as próximas atividades.
Marccus

2 comentários:

  1. Mesmo perdido o prazo de netrega do tema "merenda escolar" gostaria de poder realizá-lo,se possível.

    ResponderExcluir
  2. Essa da geometria vai me deixar um pouco com insonia,mas pensarei com mais calma para postar,até porque o horário é o meu inimigo hoje,pois estou um pouco "enfadado" de uma semana Literária que está acontecendo no meu colegio,tentarei postar amanhã,ok?!

    ResponderExcluir