sábado, 24 de setembro de 2011

Jardim Botânico do Recife

Jardim Botânico do Recife (JBR) .... onde fica?? existe?? nunca soube???

Caros, isto ë apenas para começar nossa conversa de hoje.
Alguns de vocês puderam participar da nossa 2a. atividade ao ar livre e a luz do sol! Como é mais agradável estar fora dos muros e ao ar livre ... O JBR é um ótimo espaço para atividades educativas no ensino de ciências e bilogia, além é claro das aulas de botânica e ecologia.

Noooossa ... tanto foi dito e aprendido tanto na aula na manhã de hoje!

Como a floresta é verde e grandiosa. Como as árvores são grandes. É uma ótima maniera de percebermos o verde ao nosso redor. '

Conhecemos mais uma Angiosperma Basal ... aliás não apenas conhecemos, como tocamos, olhamos as fllores e sentimos o cheiro característico de suas folhas .... segundo um aluno "extra" que tivemos hj (falha minha ... esqueci de perguntar o nome dele!) tem cheiro de mortadela. Pois é, cheiro d etempero ... cheiro de'especiarias vindas de longe .... Conhecemos a família Piperaceae!
Revimos uma já conhecida ... Nymphaeaceae.

Fomos apresentados as Convolvulaceae (trepadeiras parentes da bata-doce), Malvaceae (pau-de-jangada e muitos otros nossos conhecidos como quiabo, algodão, baobá, barriguda e papoulas), Poaceae ou GRaminae, Arecaceae ou Palmae, Leguminosae ou Fabaceae (lembram dos nectários extra-florais ...).

Muita coisa ... além disso conversamos sobre interações planta-inseto ... vimos exemplos de domáceas e galhas. Não encontramos as minas ... mas vamos deixar estas para o Horto Dois Irmãos! Revimos in loco epífitas e HEMI-epífitas (nunca m-epífitas!), em exemplos como Bromeliaceae, Orchidaceae e Araceae.

Pudemos rever nossos já formados conceitos de nome científico com os vários exemplos disponiveis no JBR, entre eles com uma família importantissima na estrutura da floresta atlântica - a mesma da castanha-do-pará .... alguém lembra do nome da família???????? (Lec ...).

Vistamos o orquidário e o jardim sensorial que foi uma ótima experiência para percebermos que existem várias outras maneiras de percepção além da visão.

Este foi um pequeno resumo de nossa agradável manhã de verão ... sim, a primavera de 2011 já passou e chegamos oficialmente no verão!  Alguém lembrou que dia 21 foi o dia da árvore??

Sentimos falta dos que não puderam desfrutar desta manhã conosco. Fiquem a vontade para as visitas ao JBR. É gratuito e funciona inclusive nos sábados e domingos. Leve o roteiro disponibilizado e desfrute do espaço!

Para os que foram, com toda certeza muito foi aprendido. Caso tenha esquecido de alguma coisa ... comente e inclua novas observações!

Abraços, bom final de semana e até a próxima aula presencial na 3af!

Marccus

PS: material de apoio e atividades extras estão disponíveis no blog e no twitter. Acompanhem pois como diz o ditado .... cobre que não anda não come sapo.

6 comentários:

  1. Foi um sábado de sol verde e feliz. :)
    gostei muito do JBR, dá pra se observar tanta coisa, sem falar no ar puro que dá pra respirar ali tão pertinho da cidade.
    Sobre o dia da árvore, eu fiz uma atividade extra com meus educandos. Atrás da escola em que trabalho tem árvores, plantas herbaceas etc. Levei eles lá para fora para analisar e perceber a vegetação que começou a se desenvolver nesse espaço. Eles adoraram a idéia.

    ResponderExcluir
  2. ah!
    E a família da castanha-do-pará é Lecythidaceae.

    ResponderExcluir
  3. Que inveja...nao pude ir.mas quem sabe em outra oportunidade :(

    ResponderExcluir
  4. wanessa,

    sentimos sua falta. assim como de outros alunos como vinicius, mayara, carollina, gilbran, diego, tayna (com conjutivite ...), tatyane e outros caso tenha esquecido o nome de mais alguem ...
    mas o JBR continua no mesmo lugar, com o mesmo ar fresco que encantou Thais e as mesmas plantas pois afinal elas nao tem pernas para sair do lugar!
    aproveitem e vistem-o!

    abracos e bom domingo e para quem puder .... visite a bienal do livro. estive lá hj a tarde e encontrei algumas coisas legais para as nossas aulas ou quem sabe para serem usadas no próximo semestre. novas idéias ....
    Marccus

    já estava esquecendo! certissimo thais!

    ResponderExcluir
  5. ahhh foi lindo, incrivel como a percepção muda ao entender de perto,tocar,cheirar e assim organizar as ideias vendo e classificando as familias.
    Aula esta que me fez repensar bastante sobre as atitudes do ser humano, a falta de planejamento e o que ainda falta ser feito uma linda iniciativa foi o jardim sensorial,uma educação inclusiva como mencinou Marccus Alves.

    Será que estamos mesmos preparados? Se não a hora é essa e estar aberta a conheçer ja é um grande passo.

    Bárbara Valeska.

    ResponderExcluir
  6. Em pensar que um dia antes estava fazendo diversos planos e comprando todo o material necessário para uma excursão... Por um acidente de trabalho não pude ir e ainda passei o fim de semana todo de cama... Combinei de ir com minha esposa, Jéssica e Terto, que também é de biológicas, para termos um passeio biológico e conhecer melhor esse maravilhoso lugar! Abração a todos!

    ResponderExcluir