terça-feira, 6 de setembro de 2011

Angiospermas e Material de apoio

Caros,

a nossa aula de ontem a noite foi sobre Angiospermas. Os grandes grupos, diversidade morfolóogica, famílias iportantes na flora brasileira,  etc..

Véspera de feriado e a turma estva pequenina .... um monte de gente debandou ...Eu não vi Natahalia, Jéssica, Karine, Gilbran, Diego ...a lista é longa ... Soubemos também dos problemas familiares de Cássia. Que tudo se resolva bem em sua casa e você possa se juntar ao grupo do cérebro fervilhante o quanto antes.

Vários pontos foram levantados e percebemos que o conhecimento anterior de botânica está um pouco esquecido. Falamos de parênquima aquífero, aerênquima, lenho secundário (xilema), adaptações anatômicas (como as Cactaceae e Nympheaceae) e também resgatamos conceitos em fisiologia vegetal como alelopatia, vias fotossintéticas (C3, C4, CAM) e relações com a evolução e diversidade de Angiospermas nos dias atuais, entre vários outros que pipocaram duarante nossa produtiva discussão.

Sugestão: que tal rever estes pontos??? cada um pode procurar, ler e entender ... depois disponibiliza a informação através do blog. coloque link para sites, para imagens, transcreva o conceito de alguma fonte, etc... socialize a informação. mas lembre-se sempre de consultar stes de qualidade e indicar a fonte de onde obteve a informação.
alguns filmes capturados no Youtube são materiais que auxiliam o processo de entendimento e construção da temática da disciplina.

assistam sempre que estiverem dispostos.

Lembrando que: na próxima 3af. teremos a primeira avaliação formal incluindo o conteúdo da disciplina até então. E tem também atividade para ser postada no blog para a próxima semana.

abraços e ótima semana.

http://www.youtube.com/watch?v=uKmCURijezc
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u392918.shtml

http://zoiotorto.com/as-10-arvores-mais-velhas-do-mundo/

3 comentários:

  1. Texto crítico baseado na matéria do JC.

    Estamos cansados de ouvir que devemos nos alimentar mais de frutas e verduras, porque elas irão nos fazer bem, melhorar nossa qualidade de vida. Mas será que sabemos realmente o porque desses benefícios ? Tornou-se inclusive o assunto do momento, midiático talvez, dietas, alimentação saudável, BEM ESTAR, coisas do tipo. Mudamos nossos hábitos alimentares porque temos consciência do que isto representa ou porque estar na moda?
    É fato que estamos nos preocupando mais com o que comemos, vamos tentar entender um pouco do porque os vegetais nos fazem tão bem. De toda a energia solar que atinge a terra cerca de 10% dela é transformada em matéria através da fotossíntese pelos seres produtores, quando estes são consumidos apenas 10% da energia é repassada ou seja os herbívoros(consumidores primários)consomem apenas 1% da energia original, os consumidores secundário 0.1% e assim por diante. De imediato já podemos observar o benefício de sermos consumidores primários e não secundários. Porém não é apenas isso que os vegetais podem nos proporcionar, eles são ricos e vitaminas que são essenciais ao nosso organismo,afinal não produzimos este componente, são ricos em minerais que também não é sintetizado pelo organismo sendo adquirido pela alimentação, são ricos em fibras que é super importante para regulação do nosso organismo são apenas alguns dos vários benefícios que eles podem nos causar.
    Muitas pessoas acham que vegetal é só mato, folhas, ou no máximo as frutas porém esquecem que na mesa diariamente existem várias fontes vegetais como o arroz, feijão o milho da pipoca. Por isso devemos conhecer um pouco mais do Reino Plantae saber que chamamos fruta designando órgão vegetal comestível e adocicado de sabor agradável, mas o termo fruto aplica-se a todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento ovariano. Que esse fruto é oriundo de uma fecundação que ocorreu em uma flor, que todas as árvores que produzem flor como conseqüência produzem frutos. Abre-se aqui espaço para uma aula de botânica com direito as divisões do reino, reprodução, órgãos sexuais, agentes polinizadores.
    Concluímos que devemos realmente nos alimentar melhor com grãos, raízes, folhas frutas,frutos e principalmente uma vez que entendemos como eles nos fazem bem devemos educar aos nossos filhos a terem hábitos saudáveis, ajudando-os no seu desenvolvimento físico e metal,tornando mais dispostos e ativos, quem sabe ele não seja um agente educador no âmbito escolar!

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=cDqGSs2sVe4
    achei este vídeo, e ri muito :D

    ResponderExcluir
  3. Bom.. tava lendo coisas sobre alelopatia e achei que deveria socializar a informação...

    Alelopatia - processo que envolve metabólitos secundários produzidos por plantas, algas, bactérias e fungos que influenciam o crescimento e desenvolvimento de sistemas biológicos. As plantas estocam bastante produto do metabolismo secundários, que quando jogadas ao ambiente podem afetar o crescimento, prejudicar o crescimento normal e até mesmo inibir a germinação de outras espécies...

    Então podemos dizer que é um tipo de proteção que as plantas tem para evitar competição com outras plantas.

    ResponderExcluir