domingo, 11 de setembro de 2011

Novas idéias para uma nova semana

Caríssimos,

Hj eu tive a oportunidade em conhecer algo bem curioso. Através de uma materia no JC fui levado ao site http://www.carrascomamata.com.br/

O site é direcionado a avaliação de professores. Muito simplório eu diria pois classificar um professor em "carrasco" ou "mamata"é muito pouco a não ser que o viés seja exclusivamente o que "passar", mesmo que isto represente um grande equívoco só percebido nas fases seguintes da vida acadêmica e/ou profissional.

sugiro a leitura da materia e o acesso ao site. Existem comentários pró e contra o método avaliativo. O importante, acredito eu está no processo. Avaliar sim mas antes de tudo é importante a autocrítica.

Pense comigo: imagine você como professor ... vc gostaria de ser avaliado como "carrasco" ou "mamata". Lembre-se que no caso deste site só existem duas possibilidades ... o que te levaria a ser um professor "carrasco"ou um professor "mamata".
Quais as consequencias do aprendizado das aulas com cada tipo de professor?

'E sempre bom despertarmo-nos que hoje na condição de aluno e amanha na condição de educador as perspectivas mudam completamente ..... que tal este exercício reflexivo. ....

Na próxima 3af. teremos nossa avaliação 1 da disciplina. Uma boa pergunta é: "O Prof. Marccus Alves é carrasco ou mamata???"
Ou uma adaptação: "O aluno constrói mais com um professor carrasco ou mamata???" ou ainda uma outra pergunta com o mesmo viés: "O profissional mais comprometido é o professor carrasco ou mamata???"

Duvido que haja uma resposta correta, unanime e absoluta, mas cabe uma ótima reflexão sobre este até então ingênuo (?!?!) site de avaliação de qualidade de professores universitários. 

Abraços e at''e o próximo encontro.

Marccus

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. bem,como aluna acredito que para o meu aprendizado é melhor quando tenho um professor carrasco pois com isso eu vou em busca do conhcimento,busco a informação,valorizo o que estudo.Com o professor mamata eu acho que nós alunos ficamos mais relaxados, é tudo mais previsível e limitado.

    ResponderExcluir
  4. Que método avaliativo extremista, hein!

    eu leciono em duas escolas, e uns alunos me chamam de carrasca e outros de mamata. Enfim, enquanto a isso não sei me definir em sala de aula. Hahaha
    Acho que um professor ser avaliado como "carrasco" ou "mamata" não significa que é mais ou menos comprometido. Depende muito qual paradigma de educação cada um segue. Um professor "carrasco" fazem os alunos estudarem na pressão, enquanto um professor pode ser considerado "mamata" pelo fato de não colocar essa pressão, tentar explorar de outra forma o aprendizado do educando. Vou dar uma olhada no site.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. como Thais falou agora, acho muito extremista essa avaliação!
    Um professor é tido como carrasco por colocar pressão em seus alunos. Essa pressão tem seu lado "bom", pois obriga os alunos a estudarem, mas também tem seu lado ruim, pois isso pode gerar um certo trauma no indivíduo e o fará detestar aquela disciplina e ele acabará apenas decorando para passar. Eu tenho um professor de no IFPE que ele diz que professor bom é aquele que cobra e que é chato, que os bonzinhos não prestam. Acho ele também muito extremista e prejudicial, porque muita gente tem medo até de tirar dúvidas com ele.
    As pessoas classificam os professores mais tranquilos e que não colocam tanta pressão no aluno como mamata. Mas acho que o fato de não exercer essa pressão não nos obrigue a estudar e não significa que seja uma mamata. Temos exemplo disso na própria UFPE. O professor Bruno, que ministra parasitologia entre outras eletivas, é tido como mamata, pois suas aulas são bem leves e dinâmicas, porém se você for fazer a prova e não estudar vai se dar mal.
    Acho que como educadores devemos ter um pouco dos dois, porque como diz o ditado a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, e assim não será nem carrasco nem mamata e sim um professor equilibrado... hehe

    ResponderExcluir
  7. Thamires e demais comentaristas da postagem,

    concordo plenamente que a "dose" certa pode levar a uma construção sem traumas. Estudar e dedicar-se é parte do processo. Quem quer boa vida e 0% de dedicação com toda certeza preferirá aqueles os "super mamatas".
    Mas sempre existirá aquele que acha que ser o "super carrasco"é estimulante.

    Ministrar aulas de Fanero me leva a pensar que alguns me vêem como o "super carrasco" e outros (estes sim com melhor senso crítico) percebem que exigência e dedicação (nas doses certas) e com a disponibilização de ferramentas para este fim não me enquadram neste perfil aterrorizante e isto pode fazer toda a diferença.
    Mas por outro lado, aqueles que acham que em Fanero não precisa colocar o cérebro para fervilhar ... então a coisa complita e muito ...
    abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  8. Pensando no que e como sou:

    Eu quero quando for professora da UFPE fazer uma única prova e trabalho escrito, provavelmente um artigo para ser entregue no dia da avaliação (8 laudas nada mais é do que um resuminho da disciplina que só ajudaria). Em escolas, farei as provas exigidas, mas quero "trabalhinhos", escritos também. Bem, eu acredito que os alunos sabem quando o professor gosta de ministrar aula. Certamente, ao meu ver, ser chamado de mamata é humilhante. E, extremista chega ser um exagero. Como Aristóteles fico com o meio-termo. Eu compreendo que como aluna é muito difícil está acompanhando todas as disciplinas a fio, a carga horária massacra a gente, as provas se chocam (e não podemos burlá-las a não ser que fiquemos doentes). Eu ainda não ensino, mas sei que vou amar, e quero acompanhar meus alunos, por isso a ideia dos trabalhos escritos. Cobrarei em prova aquilo que ministrei em sala de aula ou em leituras. Quero ajudar e não atrapalhar!

    Vou olhar o site.

    ResponderExcluir
  9. Como thais falou, acho que essa avaliação é bastante extremista...
    Acho que para tais designações se faz necessário um pensamento além de "carrasco" e "mamata"... Depende muito do método de ensino dos professores, pois um professor pode cobrar muito sem ser comprometido, como também exigir apenas o que ele passou para a turma... Existem vários caminhos para se chegar a esses subjetivos um tanto exagerados!!

    ResponderExcluir
  10. Eita Marccus.. Fui dá uma olhada no site e te achei lá... 2 votos e o senhor é 100% carrasco.. rsrs!

    ResponderExcluir
  11. Gentee, hoje na aula de fundamentos de antibióticos a professora também veio nos falar desse site. Após uma breve discussão sobre o carrasco e mamatas ela se auto classificou. Ela disse: "não sou mamata nem carrasco, eu sou NORMAL!!" rsrsrs
    E a título de informação esse site é um genérico de um site americano que muda apenas do nosso o método avaliativo. Eles não classificam como carrasco ou mamata e sim dão notas de 0 a 10.

    ResponderExcluir
  12. Legal a idéia de que podemos ser NORMAIS. nem tanto ao céu e nem tanto a terra ja diziam nossos avós ....

    Me parece mais coerente um avaliação com notas de 0 a 10 com critérios claros e objetivos.

    Merecemos ter um sistema de avaliação para termos parâmetros e melhorarmos.
    Em geral as pessoas tem medo de serem avaliadas ou se sentem "violentadas" com esta invasão. Mas a vida é um processo avaliativo constante.

    Precisamos e devemos nos acostumar com as críticas e estas devem ser sempre construtivas para que o processo cumpra sua função que é a melhora do que esta em avaliação.

    Minha opinião é que se o método é claro e transparente, sem extrremismos, os avaliadores e avaliados estao cientes da importância do processo e tque tenha um caráter imparcial e sem viés pessoal, é uma EXCELENTE ferramenta.

    Só avaliando é que percebemos nossas limitações e habilidades entào a partior disto podemos melhorar ..
    Abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  13. Esse negócio de um professor ser mamata ou carrasco é muito relativo. Como já disseram, existe professores que são considerados carrascos por uns e mamata pra outros. Pra mim um professor carrasco é que aquele que não se importam com o conhecimento do aluno e só empurra conteúdo "goela a baixo" no aluno. O importante pra esses tipos de professores é dar todo o conteúdo e que se dane os alunos. É aquele professor que na hora da prova o aluno tenha tudo decorado. Eles não ajudam no processo de crescimento e só traumatizam o aluno. Já um professor "mamata" seria aquele que não dá, desculpe-me a expressão, porra nenhuma de nada do assunto e só fica enchendo linguiça na aula. Na hora da prova manda cada um elaborar 5 questões do que ele não deu e pronto, aluno formado! Desta forma, na minha opinião, esse tipo de avaliação do professor é irrelevante. Eu quero ser uma professora auxiliadora na formação dos meus alunos, transformando eles em bons profissionais e, principalmente, em bons seres humanos.

    ResponderExcluir
  14. Realmente, carrasco ou mamata não deixa espaço nenhum para avalicação. Há diversos meio-termos, devemos considerar.

    Quanto às perguntas, também não creio que haja uma reposta certa.
    Eu prefiro um professor "carrasco" que ensine o conteúdo. Quero aprender. Há professores que são carrascos na hora de cobrar, mas na hora de ensinar se fazem de "mamata".
    A situação de cada escola e ambiente também pode influenciar no fato de o professor ser carrasco ou mamata.
    Um professor pode ser carrasco porque só quer que os alunos passem quando aprenderem. Mas também pode ser carrasco porque quer reprovar todos.
    Um professor pode ser mamata porque não está nem aí para os alunos e quer passar todos para não vê-los mais. Mas também pode querer estimulá-los, mas a escola ou a direção não permite e diz que ele tem que ser "mamata".

    Acho que o problema está na educação em si. Nós professores somos indispensáveis e participantes ativos da educação, no entanto, a culpa não pode cair toda sobre nós.

    ResponderExcluir
  15. Todos temos um dia de carraco e um dia de mamata!
    Eu leciono em uma escola do fundamental ao ensino medio e nem sempre estou apto a todos os tipos de situações,então tento levar na calma e espero a "poeria" baixar!
    Em relação a postura do Professor Marccus, acredito que somos selvagens e civilizados e dependerá muito da nossa postura em sala para ele ser algo assim,Ele tem um ótimo feedback com a galera e arrecíproca também é bastante verdadeira,então está tudo em ordem no momento, ele está sendo profissional em sua posição e a gente na nossa!

    Gilbran Alencar

    ResponderExcluir