domingo, 4 de setembro de 2011

O gostar ...

Caros alunos,

para começar a semana decidi compartlhar com vocês uma matéria disponibilizada no Jornal do Comércio de hoje (domingo). "Pais passam para os filhos o medo da matemática".
O artigo é bem interessante e me fez refletir sobre uma questão muitas vezes levnatada por alunos e professores do curso de Biologia da UFPE que é o fato de muitos expressarem o seu DESgostar da botânica desde os tempos de escola.

Muitas questões podem nos levar a este debate como por exemplo:
- o que faz com que as pessoas não se sintam atraídas pelo estudo das plantas?
- a linguagem é técnica demais?
- qual a razão dos professores não terem entusiasmo no ensino de botânica?- de fato estudar plantas é tão desinteressante assim?

Estas são apenas algumas breves questões. Diagnosticar o problema é fácil dificil mesmo é ser propositivo sobre como contornar este quadro de baixas expectativas e pouco interesse por parte do educador e do aluno.

Então faço o gancho com o artigo do jornal. O autor sugere que o estimulo dos pais é de fundamental importância para o melhor desempenho em matemática.
Então a falta de apresso pelo ensino sobre plantas deve ser atacado diretamente nos futuros multiplicadores, ou seja, vocês!
Educadores assim como pais (que exercem 'função similar com os filhos em casa) precisam se apropriar do conhecimento e entende-lo para que a multiplicação e construção seja efetivada tanto no ensino médio como fundamental.

E então, você se acha devidamente estimulado para ministrar aulas sobre plantas? O que falta para despertar este interesse??
E eu, como professor de vocês e também um importante ator deste cenário, qual o meu papel??

Estas são algumas questões interessantes para refletirmos juntos. Aglutina-se a isto a boa discussão na última aula sobre como ensinar alguns conceitos elementares de evolução.

Esta postagem é apenas para inciarmos uma semana cheia de ebulição cerebral ....

LEIA, PESQUISE, PENSE, REFLITA e OPINE, assim compartlharemos idéias e quem sabe cronstruíremos distintas ações propositivas.

Abraços e até breve.
Marccus

16 comentários:

  1. Eu acredito,Marccus, que a dificuldade na área de botanica é geral tanto a aqueles que estudam quando o formados atuantes do ensino,os professores.
    Durante toda a minha infancia fui estimulado por filmes,desenhos,jogos e brinquedos que me despertassem para a zoologia.Todo o processo construtivo dessa área foi aos poucos inceridas em minha personalidade assim como em muitos,então, acredito que falta esse mesmo incentivo pedagógico na área de botânica e você diferentemente de muito direciona-nos a isso, acredito que depois dessa diciplina de botânica fanerogâmica ireimos rever um pouco dos nossos conceitos em relação ao assunto abordado,pois, estou adquirindo um gostar ao assunto que antes não era presente em minha vida! Vamos tentar mudar essa realidade,vamos ser diferentes!

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  2. Gilbran,

    acredito que o importante neste processo é quebrarmos o paradigma do DES-gostar.

    Como pode alguém DES-gostar de alguma coisa sem mui=nca ter de fato gostado desta mesma coisa???

    Então como podemos reagir a aluno ou educar chegue até você com falsas impressões coimo esta??

    Reação precisa ser propositiva. Como despertar esta nova curiosidade e quebrar um paradigma??
    TRablahr em educação é um contínuo ato de rupturas para reconstruções.

    Podemos até acreditar que nascemos com habilidades distintas, mas os GOSTARES são construídos dia-a-dia pelos pais e educadores formais e informais.

    Pense nisto. Faça a diferença!

    abraços.

    Marccus

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  3. Sinceramente na epóca de colégio eu não era muito fã de botânica não, acho que a metodologia do professor era muito tecnica muito decoreba e a gente não via nada na prática. Tinha curiosidade mas, nunca busquei descobri-lá. Com essa disciplina de botânica fanerogâmica, você Marccus faz a gente pensar em botânica de forma diferente. E está nos direcionando de como vamos aplicar isso com nossos educandos. É preciso quebrar esse desgostar como você mesmo disse. E isso está nas nossas mãos como futuros professores.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Na minha época da escola eu gostava de Botanica.Qd cheguei na faculdade perdi um pouco do interesse.acredito que os métodos de avaliação de alguns professores deveriam ser revistos...O decoreba tornou o estudo monotono e aprendizado temporário.Gosto das aulas práticas..assim aprendemos nos divertindo!Na minha época da escola eu gostava de Botanica.Qd cheguei na faculdade perdi um pouco do interesse.acredito que os métodos de avaliação de alguns professores deveriam ser revistos...O decoreba tornou o estudo monotono e aprendizado temporário.Gosto das aulas práticas..assim aprendemos nos divertindo!

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  6. Meu celular ta meio doido repetindo o q eu ja escrevi...mas acho q dá p entender ...

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  7. O conhecimento tem algo especial. Sabe quando nos deparamos com algo que reconhecemos? Qual expressão usamos? AHHHHHHH, então é isso. Pois é, quando realmente aprendemos algo, as coisas a nossa volta ganham significados especiais, porque nós, assim, atribuímos ao fazer do saber uma prática.

    Certamente, o tecnicismo no que se refere aos termos científicos difíceis, e consequentemente o decora-para-fazer-prova criaram em alguns que tiveram essa desastrosa experiência desgosto para os estudos de botânica. O objeto estudado, no caso as plantas, não está tão longe quanto parece.

    Com efeito, reconhecemos quando, de certo modo, aquilo que estar em nós mesmos. Se o conhecimento sobre determinada área estiver de fato impregnado na nossa alma, certamente, o veremos em nossa volta. Ensinar é uma tentativa. Vamos, então, tentar ensinar desse modo para que os demais possam enxergar como nós, biólogos, vemos o mundo em nossa volta.

    Ps.: perdoe-me os erros, estou cansada e sonolenta.

    Um beijo a todos.
    Fiquem com DEUS.
    Até amanhã!

    Sara

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  8. Realmente o que acontece no nosso ensino fundamental e médio reflete o que somos agora... Geralmente há um preconceito, a atenção maior da biologia são com as áreas voltada a saúde humana(isso na escola que eu estudei) e por isso a gente chega na Universidade com uma visão errônea de Botânica, e alguns professores colaboram para que continuemos com essa visão... O professor Marccus torna a disciplina agradável pela forma de trabalho e práticas...como na aula passada mesmo, aquele joguinho foi muito bom, enfim... A forma de ensinar é a chave para que os alunos aprendam e gostem na disciplina.

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  9. Acho que em muitos casos, não só na Botânica, mas tratando de outras disciplinas, a exigência pelo conteúdo minucioso é tão imposta que o aluno se preocupa em apenas decorar, para alcançar o objetivo de passar e atender as inúmeras burocracias que visão “medir a capacidade do aluno” pois representam para sociedade preceitos do que será um bom profissional. É nesse momento que a vontade e a curiosidade de aprender ficam em segundos planos ou inexistem. Quem não se preocupa em ter que estudar milhões de conceitos pra fazer uma boa prova? A cultura do contexto escolar infelizmente está ligada a resquícios do TRADICIONALISMO e por isso ainda existe acepções de conteúdos, disciplinas e temas por partes dos alunos e professores também, pois estes muitas vezes só lecionam determinados assuntos porque são obrigados a seguir o plano de aula imposta pela escola, fazendo com que o desinteresse cresça mais ainda, não usando inovações em atividades e processo avaliativos, alimentando esse ciclo que passa por gerações.
    Assumo que sempre tive dificuldade com o conteúdo de Botânica, entretanto adoro contemplar a beleza e o perfume das flores, gosto de lugar com muitas árvores, então a parti daí o interesse em conhecer e descobrir me ajuda a superar as dificuldades em relação ao conteúdo mais especifico, pois dou muita importância a este, posso fazer essa associação “unir o útil ao agradável”, não se tornado algo meramente mecânico! Mas isso claro que instigada pelas atividades do Professor, porque essas atividades é que nos proporcionam adquirir mais conhecimentos e mais interesse pela área.

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  10. Todos tem alguma área preferida na biologia,esta afinidade se dar por termos tido algum tipo de satisfação.Pode ter sido a didatica do professor que ministrou tal disciplina, cuminando no seu melhor aprendizado.
    É FATO QUE NINGUEM GOSTA DE ENSINAR O QUE NÃO DOMINA.
    Porém nós educadores não podemos nos dar o luxo de ensinarmos apenas o que gostamos,infelizmente as frustrações tem que ser superadas.E devemos nos inspirar de forma inversa,ver o que ocorreu para não gostarmos de alguma disciplina e nos policiarmos para JAMÁS cometermos o mesmo erro.
    No caso de botânica sempre gostei, me frustrei um pouco na faculdade,mas uma coisa super válida são as aulas práticas,é muito enriquecedor você vivenciar o que foi visto na teoria,creio que você fixa o conhecimento.

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  11. Já dei aulas em turmas de diferentes níveis e situações, mas o desinteresse pela botânica parece ser geral.
    Os alunos mais novos sempre despertam maior interesse pelos animais, que se mexem e interagem mais, do que com as plantas que "não têm pé, não correm", como o senhor mesmo diz. Já dei aulas em turmas de pré-vestibular em que os alunos fizeram um trato comigo para não terem aulas de botânica.
    Em turmas menores, as práticas (em especial na parte de angiospermas) que fiz até despertaram mais um pouco do interesse deles.
    De qualquer forma, sei que todo professor de Biologia tem suas partes preferidas na disciplina, seja zoologia, botânica, genética, etc. (na época do cursinho, eu aceitei a proposta por esse motivo, apesar de ter enviado vários exercícios para eles estudarem...)

    Acho importante a dinâmica e o estímulo da curiosidade dos alunos (que são pontos que os animam para a zoologia, por exemplo) e o senhor consegue fazer isso muito bem. Quando fomos ao jardim didático do CCB e fizemos aquela dinâmica, fiquei logo imaginando como seria isso com meus alunos. Fora isso, acredito que mesmo aí na UFPE não temos muitos professores que nos estimulem a gostar de botânica, sem citar nomes. Sendo assim, acho a nossa atuação como profissionais extremamente importante para a valorização da botânica pelos próprios alunos.

    Vinicius.

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  12. Vinicius,

    acredito que nossa função como educadores é mostrar possibilidades nas diversas áreas da biologia. Obvio que não gostamos de tudo, mas precisamos separar o fato de gostarmos mais ou menos de um tema da biologia e a imparcialidade e compromisso que temos em multiplicar os diversos "saberes"da biologia.

    Um acordo pode até funcionar, mas quem perde a oportunidade de conhecer mais e descobrir coisas novas são os alunos. aí entra a relevância do educador em demostrar que mesmo aquele aspecto que parece menos interessante pode ter um valor muito maior do que imaginamos.

    Planta não anda e não corre e isto faz com que sejam ainda mais interessantes ... afinal de contas como alguma coisa tão "parada" consegue sobreviver a competição diária pela sobrevivência??? pode ser uma boa maneira de despertar para o que parece sem graça!

    abraços.
    Marccus

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  13. Realmente o estudo de botânica no ensino médio é "DESgostado" por quase todos. Como muitos aqui já falaram, isso se deve muito ao fato de ser trabalhado tudo de forma muito técnica (como decorar o nome da espécie e o gêniro, entre outras coisas). Eu desde pequena sempre gostei muito de plantas e consequentemente gostava de botânica, ia sempre de mente aberta para as aulas. Mas hoje vejo que há formas de trabalhar o conteúdo de forma super dinâmica e que mudariam o conceito dos alunos sobre a botânica. O exercício que Marccus Alves nos propôs de olharmos Recife de outra forma é um exemplo ótimo, pois isso trabalha nossa mente de tal forma que quando ouvimos ou vemos os nomes dos lugares logo queremos fazer essa associação com o nome real e muito mais.
    Acho que como educadores, nossa função é quebrar esse gelo dos alunos com os conteúdos fazendo com que eles primeiramente goste deles para assim aprendê-los.

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  14. engraçado como a matematica parece terrivel, ou é sempre aquela que muitos não gostam,tem medo,estudam por obrigação desta maneira é o que muitos alunos sentem em relação a botanica,ja escutei muitos argumentos como: é muito nome,muita função,varias caracteristicas tem alunos que possuem um pavor geral,uma aversão a botanica principalmente em pre vestibulares que é onde ensino,corremos contra o tempo para vermos o que cai na prova, mas não se pode passar por cima de todo um contexto e dar apenas topicos assim o aluno perde todo o raciocinio que se foi construido.Nunca fui legal em botanica ate então achava insuportavel,mas vi com as aulas de fanerogamica que tudo se completa, se vivencia,explora ai sim, conseguimos um aprendizado,é extremamente interessante como uma aula de planta se torna diferente como vamos a campo aprender classificação,nomenclatura,caracteristicas isso é muito divertido, assim o aluno não decora aprende porque viu,pegou,etendeu como fizemos na pratica aquilo me marcou muito, mudou a minha visão da disciplina arquivou na memoria,começo a conheçer familias com importancia que nem imaginava.O aprendizado se fixa,só em escutar a familia a minha mente fervilha,isso é algo que ja passo para meus alunos,eles ja questionam e compreendem,a educação não deve ser fragmentada e sim completada.

    Bárbara Valeska.

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  15. Não só a botânico como outras materias no ensino fundamental e médio tem esse DES-gostar, pois a criança ou o jovem ver aquilo tão técnico, parado, é isso e ponto. Não há interassam com as plantas ou pelo fato de outras pessoas falarem que aquele assunto é muito chato ou dificil demais devido aos termos, a criança faz um bicho de sete cabeças, assim, como a matematica, e travam criando um obstaculo enorme. Fazendo com que não esteja aberto ao assunto nem a curiosidade. E isto intensifica com a aula tradicional, a qual o professor não saia do que ta no livro. Que não estimula nem desvenda esse misterio da dinamica das plantas. é só ir no patio da escola e interagir com a natureza, assim, como Marccus fez. Pois a melhor coisa de uma aprendizagem é você interagir com o assunto. Por isso que muitas vezes para a criança a aula de zooloogia é melhor, pois com os animais há esse movimento. Então, esse paradgima tem que ser destruido.
    Tatyana A.

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  16. Acredito que, na universidade, o professor seja fundamental também. Já passei por dois cursos de ciências biológicas (transferência de universidade) e tive aula com dois professores que se acham o suprassumo da área. Resultado: não consigo aprender. Odeio esse negócio de decorar, mas não consigo entender. E o pior é quando vc vai tirar dúvida o professor se sente ofendido. Não estou conseguindo nem decorar porque nem sei do que se trata. E a provas? Pede tudo, inclusive nomenclatura (q vc tem q decorar). Juro que nem sei mais fazer.

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