quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eita pessoal enrolado!

Caros,

a atividade 1 foi disponibilizada ontem pela manha e teve ate as 22h pra ser concluida.

durante o periodo da aula (à 19h), foi lançada a atividade 2 que era apenas um complemento da atividade 1 e teve como objetivo o conhecimento e uso/familiarizacao com um site informativo e com 100% de confiabilidade científica para dados botânicos (diversidade de plantas).

algumas famílias foram repetidas. Pq?? razões diversas, entre elas a falta de leitura do que já havia sido postado anteriormente no blog.

a idéia do blog não é apenas diosponibilizar e socializar a sua informação mas é também para você se socializar com a informação alheia, ou seja, ler o que foi postado antes de você e consequente aprender com a informação trazida e já resumida pelo colega.

se isto tivesse acontecido, muito do problema teria sido evitado. Claro que existe a questão da construção da atividade simultaneamente. Ora pois, o blog funciona para isto. Alguns até escreveram que estavam a dedicar-se a determinada família. Mais uma vez a leitura das postagens teria auxiliado em alguns casos!

Solução ?? muito simples ... quem fez uma familia que ja havia sido disponibilizada no blog anteriormente poderá fazer outra e postar o quanto antes (para a atividade 1 e 2).
lembrem-se que é para ser feito com as famílias listadas. Nao entendi pq um aluno decidiu fazer de uma família não listada. desatenção?? Bem, terá tempo para refazer dentro das famílias apresentadas e com os parâmetros solicitados.

Como ressaltado anteriormente, de onde coletamos o dado é tão ou mais importante quanto o dado! Ser educador é ter atenção a sua fonte de informação. Fonte errada pode gerar a trasmissão do conhecimento de forma equivocada pelo educador.

Outro aspecto curioso no exercício é a inclusão de dados não solicitados na atividade. Pq será?? Pensei em algumas razões mas confesso que ñão sei qual de fato seria o motivo. Seria por ser mais fácil colar tudo do site sem se preocupar com o que esta de fato sendo pedido?? Ou pq o aluno não sabe o que está sendo pedido, então na duvida coloca tudo pois alguma coisa há de ser a resposta??
De qualquer maneira a atividade tem multiplas funções e entre elas está a construção da habilidades específicas, como por exemplo saber selecionar a informação necessária.

Como podem perceber, o processo de "ensinagem" (ensino + aprendizado) tem caminhos múltiplos e requer atenção, leitura e dedicação.

Não esqueçam de elaborar suas fichas pautadas para a próxima aula e claro fazer uma leitura atenta da informação disponibilizada no blog.

Abraços e ótima semana.
Marccus

4 comentários:

  1. Professor uma dúvida sobre essa ficha pautada, devemos fazer SÓ da família a qual escolhemos falar ou de TODAS as família solicitadas pelo senhor? Aguardamos retorno.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. a ficha pautada devera ser feita APENAS da familia que foi estudada/pesquisada por ele/ela.

    por tanto, cada aluno deverá preparar apenas DUAS fichas pautadas sobre a mesma familia.
    1 ficha 1: caracteres morfologicos indicados em (atividade 1 da aula de ontem ambiente virtual)
    2 ficha 2: indicativos de diversidade taxonomica (atividade 2 da aula de ontem no ambiente virtual)

    ResponderExcluir
  4. pois é prof. acho que ontem pairou a confusão no ar! não acho que tenha sido só a falta de leitura e sim a falta de bom senso mesmo! se alguém repetiu... é simples o 1° fica e o segundo se vira pra procurar outra familia!! foi o que aconteceu entre vanila e eu. ela tinha postado 1°, porém só vi depois porque enquanto fazia as duas atividadas simutaneamente ela foi e postou. só quando postei foi que eu vi e apesar de ter feito deixei que ela ficasse com Bromeliaceae.

    josaias
    -----------------

    ResponderExcluir