terça-feira, 10 de abril de 2012

Atividade 2

Assita a este novo filme

http://www.youtube.com/watch?v=qX1VFlYvh6o

estamos no caminho certo como educadores de ciências???

tempo de discussão: 45 minutos

90 comentários:

  1. Acho que falta muito ainda viu rsrsrs teve uma frase do vídeo que queria até destacar: "a adequação do conteúdo dos cursos de ciência às necessidades sociais do país" estamos longe disso, ensinamos ciência mas ainda destruímos e degradamos excessivamente a natureza. O Brasil com uma biodiversidade tão grande, e pouco incentivo do governo aos profissionais da área e pesquisadores, professores colabora ainda mais a desmotivação dos profissionais na área.

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    1. Concordo com a sua resposta, pois estou tentando desenvolver um projeto de Educação Ambiental em uma escola, que por sinal eu já o peguei em andamento, mas não tenho incentivo nenhum por parte dos professores de ciências e até escuto uns apelidos que eles mesmo colocaram no projeto. Ao contrario de incentivo ouço muitas criticas infundadas pois eu acredito que quem não ajuda também não critica. Uma frase do vídeo diz que o gestor tradicional impede que os alunos saiam da sala de aula, e que os professores e alunos encontram-se acomodados e desmotivados o que tem fundo de verdade pois pensam ah já estar tudo fluindo tão bem pra que eu vou mudar.

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    2. Sofremos muitos com isso, né Karina?

      os diretores da escola, acham que trabalhar no contra turno não adianta, não presta...e dizem que os trabalhos de educação ambiental é balela, se os próprios gestores não ajudam, em até mesmo nos apoiar. Como incentivar e tentar mudar o pensamentos e as práticas vividas?

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  2. Ainda não, estamos em um processo gradativo!

    o vídeo mostra claramente o que eu havia dito na atividade 1, isso do professor ser o poder da sala de aula, é teoria educacional ANTIGA, ultrapassada! Isso não deve existir mais, justamente com a nova(s) teorias, no qual, os alunos também possuem conhecimento, claro!

    sobre os meios para se formar um melhor educador, acredito e vejo que estamos indo nesse processo, alguns em passos menores, mas dando passos e outros em passos mais largos!

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  3. mas adna, aco que já estamos atrasados ... precisamos dar passos muito largos para avançarmos no ensino de ciêcias no nosso país!

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    1. Precisamos sim, professor! Mas acho ainda complicado, em alguns aspectos. Mas em outros podemos avançar bem mais, reuniões, capacitações, como o vídeo mostra, acho bem importante nesse passo, aulas práticas ( mas nem todas escolas, universidades são favoráveis ou dispõem de espaço/tempo para que possa ocorrer isso, né?) aí volta a estaca zero:/ mas no que puder avançar, acho bem válido!

      e como Rafa mencionou para nós pesquisadores, é meio complicado ainda, visto que muitas vezes nadamos contra as marés, quando não se tem incentivo.

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  4. Só me vem na cabeça Romualdo quando ele diz que no papel é utopia.........
    Copiar e memorizar????? nossa entendeeeeeeeeerrrrrrr e copiar se quiser.
    São sugestões muito boas e vale muito a pena serem realizadas

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  5. Concordo com Adna, estamos indo mas o investimento na ciência ainda é pouco e pra completar anda sendo cortado pelo atual governo. A tecnologia é uma ferramenta para fazer ciência. Nem na própria universidade, ao me ver, temos as condições ideais, nas escolas poucas tem um laboratório bom de biologia e quando tem por muitas vezes não o professor preparado.

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  6. O que o 2° vídeo mostrado expõe é um modelo de escola novista , mostra a importância de se trabalhar conceitos e os objetivos propostos até chegar a pratica e o conhecimento adquirido esse 2° video na minha opinião exemplifica o possível sucesso dos tablets implantados nas salas de aula,pois proporcionará um contato,uma aproximação por exemplo de alunos de cidades diferentes,estados diferentes quem sabe até países diferentes,trazendo informações diferenciadas novos conhecimentos...isso me preocupa muito pois ouvi dizer que com toda essa tecnologia chegando as salas de aula o professor pode se tornar um "ser" em extinção.

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    1. Acho que estamos no caminho certo sim ,até porque quando se ha interesse em mudar ja é alguma coisa mirada para o desenvolvimento,se há atrapalhos no caminho se há metodologias erradas estamos caminhando para melhorar e mudar issor,mas mais uma vez cito que tem que haver uma mudança também na estruturação familiar,porque não basta ter um modelo de escola perfeito se a familia desmotiva e não insentiva ao aluno o real valor da escola e o porque é importante o aluno gostar e estar ali.

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  7. Acho que ainda estamos engatinhando para ser educadores de ciências. Primeiro é preciso que a unidade de ensino tenha recurso para desenvolver uma aula de ciências, segundo é necessário que o professor esteja aberto a desenvolver uma aula com qualquer tipo de recurso e terceiro é necessário que o profissional tenha consciência que está ajudando na formação dos alunos e não como forma de ganhar dinheiro. Sem querer “puxar a sardinha” para o professor, mas poucos tiveram essa didática de mostrar conteúdo e orientar numa forma prática de ensinar o mesmo assunto de uma forma suave para alunos de várias faixa etária, isso é muito importante para nossa formação como profissionais, já que estamos num curso de licenciatura.

    Michelle Santana

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  8. estamos nos preparando mas ainda não possuimos a capacidade para sermos considerados otimos professores ate porque a experiencia a cada aula dada vai ser uma forma de aprendizado e de qualificação para cada professor

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  9. Acho que temos grandes consciência de como sermos bons educadores de ciências o que nos falta é praticar isso, ainda mais com um sistema de ensino que temos. As ciências está em tudo ao nosso redor, mas insistimos em transmitir ela de forma decoreba onde o aluno tem que só absorver sem questionar ou pensar o pq do que tá sendo dito. Acho que mudar a forma de se transmitir isso é fundamental, eu tive esse tipo de educação, onde eu ouvia e tinha q decorar tudo. Acho fundamental o uso de aulas prática, onde vc de fato pode ver e acompanhar too um processo. Estimular o aluno a pensar, questionar e quem saber descobrir.

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  10. o caminho talvez esteja no sentido para um ensino melhor , porem falta muito mesmo para chegar lá!

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  11. Não estamos no caminho certo, queremos muito isso, mas não!
    O governo insiste em colocar novos métodos como as escolas de referências que estão ai, mas esquecem da base onde tudo começa, na faculdade! Claro, politicamente falando eles querem número, aquilo que é visível aos olhos! Paredes levantadas, laboratórios construidos! e no final do vídeo ele fecha com uma frase bem interessante que só poderemos formar bons cientistas que o pais precisa, quando tivermos produzido bons profs. de ciência... Ai é que está a chave para o grande sucesso!

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  12. mais uma vez uma dicotomia de pensamento ...

    " Estimular o aluno a pensar, questionar e quem saber descobrir." - postado por Eryka

    "só poderemos formar bons cientistas que o pais precisa, quando tivermos produzido bons profs. de ciência" - postado por Vanilla

    faz sentido????

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  13. Acho que ainda estamos longe de sermos bons educadores! Como o vídeo fala, o ensino de Ciências ainda é baseado no método "decoreba", além do que eu acho o principal problema: a falta de capacitação do professor em sala. Muitos não conseguem inovar suas aulas, melhorar a maneira de aprendizagem, não sabem o que fazer com o tempo extra, não possuem uma base para ensinar Ciências. E os poucos que conseguem fugir dessa regra muitas vezes são vetados por seus supervisores. Acho que é a partir daí que poderemos mudar esse quadro, construindo um profissional professor verdadeiramente capacitado.

    Rebeca Melo

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  14. Como aparece no video a ciencia ainda carrega algumas dificuldade e barreiras, fazendo com que esse caminho até perto do "certo" seja um pouco longo ainda. Alguns metodos repetitivos ou a troca de feedback com aqueles alunos faz com que tanto alunos quanto professores se desanimem cm o resultado. Importantissimo exemplificar como esta o nosso país e se continuarmos assim como será o futuro dele, interagindo com os conteudos. Acho que muitos estão em busca do caminho certo, mas ainda isso esta bem longe de se tornar real.

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  15. No caminho certo não estamos. Mas, infelizmente, a falta de incentivo contribui para esses aspectos. Como sempre discutido, a modernização das escolas implica em umas das dificuldades para o ensino da ciência.

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  16. Por mais que a nossa Instituição de Ensino aborde temas pedagógicos, de como ser um bom professor e como mudar nossos conceitos em relação ao ensino de Ciências, ainda falta muito para nós nos adequarmos a um perfil excelente de professor de Ciências. 98% de todas as cadeiras que nós pagamos nesse curso, limita-se à decorar e repetir os assuntos. Uma decoreba que nunca tem fim. E em nossas experiências em sala de aula, a metodologia é a mesma, copia do quadro, lê o livro junto com o professor e decora o assunto para a prova. Mas, apesar da maioria das escolas terem uma metodologia um pouco arcaia, existem algumas exceções, que mostra o ensino de ciência de outra maneira e assim, dão um passo a frente na educação.

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  17. Eu acho que estamos longe de chegar no caminho certo, mas que aos poucos essa realidade está mudando só que infelizmente algumas coisas não depende apenas do professor, a escola precisa fornecer subsídios para que seja implantadas novas metodologias e que se faça de fato o ensino das ciências.

    Daniele Pires

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  18. diogo postou um comentário que me preocupa .... ele diz: "- No caminho certo não estamos."
    será que a situação é tão difícil assim ou xiste uma luz no fim do túnel??

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    1. Ou será um caminhão vindo na contra-mão??????
      falando sério, é difícil sim mudar este panorama em que estamos, temos que lembrar que essas coisas não mudam tão rápido mas que esta mudança tem de partir de quem leciona ciências afinal de contas se não professores quem vai mudar o paradigma existente????? é um trabalho de formiguinha mas que deve ser empre levado em frente

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    2. Professor esta atividade para mim já indica que estamos no caminho certo,pois detectamos os erros,buscamos formas diferenciadas para sair do método tradicional,arcaico de ensino,essa atividade já nos faz pensar como poderemos ser bons professores e o que poderemos fazer para que nossos alunos aprendam com uma qualidade diferente talvez de como foi a nossa forma de aprendizagem.

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    3. Estamos muito focado em modernização e esquecemos de coisas que para uma aula de ciência é muito importante, como aulas práticas. Existe sim uma luz no fim do túnel, porém temos que saber equilibrar as coisas.

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    4. Sim existe essa luz no fim do túnel, quando os alunos de licenciatura forem respeitados a ponto de querer além de ser pesquisadores ser professores amantes da sua profissão.

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  19. Sim, na base, onde tudo começa! a licenciatura ainda é vista com inferioridade por muitas pessoas, principalmente os que governam o País!

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  20. Destaco o comentário de Raissa: "- 98% de todas as cadeiras que nós pagamos nesse curso, limita-se à decorar e repetir os assuntos. Uma decoreba que nunca tem fim."

    EU QUERO SER ESTES 2% RESTANTES!!!!!!!!!!!

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    1. professor, sem sombra de dúvidas que o senhor está nesses 2%! basta olharmos todas as atividades realizadas em tão pouco tempo de aula!

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    2. Concordo Raíssa. Ainda bem que estamos tendo essa oportunidade.

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  21. Concordo plenamente com o que Cybelle falou! A troca de feedback com os alunos é desanimadora! E com o que Rayssa comentou também: até aqui na universidade o nosso método de aprendizado é esse, a decoreba! Infelizmente o problema vem da base, dessa nossa formação que até aqui continua do mesmo jeito que nas escolas.

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  22. O senhor está dentro dos 2% professor, tenha certeza! E demos graças a Deus! kkkkkkkkkkkkk

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  23. Tem até aula online, veja que moderno! kkkkkkkkkk

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  24. estamos caminhando para o abismo,sem querer ser pessimista,sendo haahah acho as questões postas no video bem interessante principalmente quanto as questões da atividade dos cientistas e alunos! uma coisa corrobora a outra! ambos devem ser curiosos!! cientistas e alunos são apenas diferentes em relação a que o primeiro está "confinado" nas universidades e os segundos as escolas!!!! sem curiosidade não há construção de conhecimento. essa comparação foi excelente! a ciência é uma atividade democratica! não precisa está em um laboratório oficial! o proprio mundo é um! os fenômenos naturais estão ai esperando serem questionados!! acho que deveremos repensar a educação! creio que estamos regredindo se compararmos ao gregos e outras civilizações,se é que podemos compara-los! o problema é que em nossa era a quantidade de informações são absurdas de grande e parece que paradoxalmente isso não está sendo posto lado a lado entre educação e tecnologia!!!

    josaias

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  25. Necessitamos a cada dia mais de qualificação, ir em busca de novas informações e mecanismos para melhoria. Acredito que o governo precisa investir mais principalmente em programas como o PIBID (qualificando alunos da licenciatura, aprendendo novos métodos de transmitir o conhecimento e até mesmo transmitindo com os alunos da graduação esse projeito),com o programa ciência sem fronteiras (desenvolver projetos com países considerados potência em respectivas áreas), transmitindo esses mecanismos.

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  26. Sabe, lembro de uma aula que aprendi na 6ª série, e até hoje não me esqueço utilizando justamente esses recursos de inovação, o prof. precisa estimular o aluno ao aprendizado! A entender tudo que ele explica (ou grande parte) acontece realmente, não fica apenas na teoria! Já aqueles que me fizeram decorar não lembro de absolutamente nada!

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  27. Como Raissa comentou acima a maioria de nossas cadeiras é decorar e tentar passar o que aprendemos para o papel no dia da avaliação. Como podemos mudar esse ensino se desde ensino escolar até a universidade recebemos esse tipo de ensino?!? Mas hoje já vimos muitas escolas com laboratórios, excursões, aulas em parques ou instituições com a intenção de mostrar mais a prática para o aluno, para que possibilite a transmissão de informações de uma nova forma.

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  28. Acho nós somos a 'luz do fim do túnel'! Só ñ faz e age diferente quem não quiser! ;)

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    1. Exatamente. Sabemos de todas as problemáticas, agora nos resta agir!

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  29. Nós somos a luz sim! Mas que a caminhada é árdua, ahh isso é!!

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  30. Nós não podemos ser tão pessimistas assim, estamos caminhando, mas a pequenos passos! É fato que muitas coisas precisam melhorar mas concordo com Rafaela, que nós somos a 'luz do fim do túnel' e que não adianta apenas a gente reclamar e continuar preso às metodologias do 'decoreba' ou algo do tipo, é importante tentarmos mudar nossa realidade.

    Daniele Pires

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  31. Claro que grande parte do problema é por falta de investimento em material, mas um pequena e fundamental parte cabe a nós. Acho que tb existe um comodismo, citarei um fato bem pessoal: Fiz parte durante um tempo de um programa da universidade o PIPEX onde íamos para a cidade de Limoeiro ministra aulas praticas em laboratórios (alguns tão bem ou melhores equipados, em relação os da universidade), havia professores de formados ali, que dominavam muito bem o conteúdo mas que não tinha o minimo de desenvoltura num laboratório. Isso seria só falta de investimento do governo?? Ou tb um pouco de desinteresse do professor? Achamos que tudo depende do governo, da escola, mas nunca de nós. Se tivermos um pouco de disponibilidade pra mudar essa forma de ensino decoreba que vem sendo passada ao longo de todos esse anos, podemos mudar tudo assim instantâneo mas vamos criando esse sentimento nos nosso alunos. Pode ser utópico, mas um hora alguém tem que começar pra se ocorrer a mudança. Acho que tornamos nossas aulas mais dinâmicas e praticas vai estimular a criança a pensar. E aquela velha história é mais fácil construir um conceito numa criança e ir moldando do que mudar o de um adulto com bases já solidadas.

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  32. E essas fases do aluno?!? Aprendemos muito isso com as cadeiras de Psicologia e achei muito importante, pois nos dar uma base para sabermos o que o aluno pode ser capaz de absorver dos conhecimentos que passamos.

    E professor o senhor está nos 2% sim, pois aulas externas, práticas e até virtual, isso é raro no nosso CCB e ainda mais no turno da noite.

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    1. Isso é raro inclusive nas aulas no Centro de educação que deveria ter uma postura diferente da que tem. A maioria das aulas são monótonas e cansativas.

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    2. Pois é, o turno da noite é bastante esquecido ali naquele CCB =P , aulas externas é muito raro de acontecer mesmo! O professor tá salvando a gente da rotinaa!!!

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    3. Ali nem se fala... Aulas super arcaicas. Professor no quadro, alunos sentados e o copia e ler textos. Ainda tem uns que colocam as cadeiras arrumadas em círculo para dar a impressão de inovação, kkkk.

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    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cadeiras em círculo para dar impressão de inovação foi ótimo!!

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    5. O CE é tudo contrário ao que eles pregam, ou que queriam pregar. É o centro que mais vejo distinções e problemas na UFPE...de tudo! Dos professores, do ensino, da falta de tudo isso..hahahahahha

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  33. É árdua sim Vanilla, infelizmente.


    Daniele Pires

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  34. A falta de incentivo nas escolas relacionado a sua estrutura e capacitação dos professores faz com que muitos profissionais não se torne um bom ciêntista mais como diz no video: aprenda resposta.Por exemplo sem um bom laboratório em que o aluno vai práticar e questionar o professor sobre a experiência aplicada fica dificil estimular a curiosidade do aluno para poder gerar uma melhor compreensão.

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  35. Professor, só achando ruim uma coisa nessa atividade, acho que deve ser problema de configuração do meu computador, não sei, mas aqui não tem rolagem automática, tenho que ficar entrando e saind da página para ver comentário novos e acabo não conseguindo ler tudo :(

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  36. Partido da premissa que estamos buscando estratégias distintas para as aulas de botânica (ainda bem que estamos nestes 2%!!!!), eu pergunto .....

    Cada um de vocês, na qualidade de aluno de licenciatura em biologia e que no futuro próximo estarão como educadores multiplicando e despertando o pensamento cienífico, se sente o suficientemente curioso quanto as abordagens em biologia levadas as aulas do curso de graduação??
    Sim ou nao??? pq??
    sem lançar mão do velho artifíficio de jogar a culpa no professor, no sistema, no cansaco, etc....
    pq será que vc muitas vezes nao se sente tão curioso sobre alguns temas da biologia?????

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    1. Me sinto sim professor

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    2. Com tempo fui aperfeiçoando, já me sentia bastante curiosa em estudar, aprender e conhecer mais na fauna, mas na flora não, nenhuma mesmo...hoje meu pensamento está mudando, e estou vendo a inter-relação das plantas, animais, ecossistemas e nós, claro! E despertando esse olhar de biólogo para ambas as visões. E antes não tinha, pois sentia que estudar botanica era memorizar, decorar e só! E isso me entendiava, se me entediava...imagina transpor isso aos alunos, e até aqueles que pensam no futuro seguir uma área de exatas, aí surge o questionamento, 'para que precisarei disso?'

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    3. Apesar de eu andar um pouco frustrada com esse curso, eu precebo que a minha curiosidade não foi afetada. Ainda procuro ver nos assuntos cotidianos, aulas que foram ministradas durante esses 5 anos. Muita coisa eu me lembro e fico até animada de ver que não esqueci!

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    4. Curioso em tudo eu não me sinto...até mesmo porque há coisas abordadas que eu não vejo razão de um aluno de ensino fundamental e nem de ensino médio nem mesmo eu saber...como por exemplo o fotopico de uma substância.até hoje nem sei nem preciso saber para que serve isso...mas aquilo que excolho para mim e aquilo que será proveitoso para meu aluno eu pesquiso e me interesso a pesquisar e aprende sim.

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    5. se ao menos a universidade , nos prepare-se para aquilo que realmente tem la fora( escola ) ficaria bem mais gratificante, mais se a discriminação começa onde precisamos nos preparar ai fica dificil , quando me sinto curioso sobre algum tema , vem a questao de ser licenciado , ai tem as restrinções por parte do professor da propria intituiçao
      a LICENCIATURA DEVERIA SER O CURSO BEM MAIS PREPARADO E QUALIFICADO , POIS NOS ESTAMOS LHE DANDO COM FORMAÇÃO DE PESSOAS . se nao temos incentivos onde deveriamos ter .quem dera na escola

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  37. concordo com raissa quando ela faz critica a metodologia da universidade e com vanila em dizer que somos inferiorizados neste curso. as metodologias desse curso mostra o que deve,em parte ser propagado pelas escolas Brasil afora! isso é preoculpante! e vanila tocou uma coisa fundamental!! o próprio curso responsável pela fundamentação do país é visto por baixo. é só olharmos nossa grade e veremos que o que aprendemos é ultra superficial! é só olharmos o preparatorio para o vestibular realizado no CCB que não há licenciandos e sim alunos de medicinas! ou seja... uma piada de mau gosto! se somos olhados por baixo o que esperar de uma universidade que nos "prepara" paras as escolas do país???
    josaias

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  38. acho que estamos andando devagarinho... como Rafaela disse "somos a luz no fim do túnel" já observamos novos conceitos, novas interações na sala de aula.

    rejane silva

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  39. Acho que ainda temos um longo caminho pela frente.
    Como diz no vídeo, o ensino de ciências, de acordo com o modelo vigente, serve principalmente para transmitir informações. Até na universidade muitas vezes, com já citado por alguns colegas, possui as condições ideais e nem “dá” métodos para se chegar a uma “qualidade” no ensino. E nas escolas faltam bons laboratórios de ciências e as que já possuem falta capacitação dos professores para melhor utilizá-los.
    Mesmo frente a todas as dificuldades que encontramos como professores de ciências é necessária uma reflexão sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, uma vez que, ao se ministrar somente aulas teóricas ou utilizando-se apenas de um método, o aluno se tornará desinteressado e não estabelecerá ligação entre conceitos teóricos e o seu cotidiano e ao governo dar melhores condições para que seja realizado um bom trabalho.

    Temos que fazer nossa parte!!!

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  40. Você entra na faculdade achando que é tudo aquilo que quer. Biologia é um curso amplo, tem várias vertentes. Sempre tem aquela que você se interessa e outras que simplesmente você quer apenas passar. Todo professor se prepara de alguma forma para dar uma aula, então as vezes você não domina um assunto porque não curso tão bem a disciplina mas se prepara e consegue lecionar o assunto na educação básica. Acho que esse é um dos pontos que me faz não ser tão curiosa em todas as esferas da biologia.

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  41. Todas as abordagens não, pois são vários ramos que a Biologia tem e acabo me interessando por algumas seja por gosto ou pela forma que foi repassada e não despertou interesse.

    Acho que as áreas que não despertou a curiosidade ou a vontade de aprender, buscar novos conhecimentos foram aquelas que tive mais dificuldade ou que até o educador não mostrava gosto, vontade, até amor mesmo em passar tal conhecimento.

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  42. hahahaha o coitado do professor é culpado em tudo!

    Voltando... Não me sinto curiosa suficiente em alguns temas da biologia, questão de estímulo mesmo, infelizmente acho que em grande parte é culpa do professor, sei que o senhor pediu pra não jogar isso, mas é a verdade, por experiência própria! Eu entrei no curso amando a zoologia, sempre buscava algo de novo, animais extintos e bla bla bla mas quando me deparei dentro do curso tive uma decepção extrema, o decoreba era a única aula que tive, até que cheguei nesse período e toda aquela minha admiração digamos assim, que voltou! Tenho dois profs. um de zoo e outro de Mastozoo que são ótimos, dão aulas que vc fica parado imaginando e compreendendo tudo! nos estimulam de verdade a pensar, a questionar, a pesquisar!! enfim!!

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    1. Concordo com Vanilla esse período com a Professora de Zoo até despertei curiosidade e ela também vai inovar - Uma excursão! :D

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    2. É mesmo, Vanilla. Você chega a pensar: "Caramba, não é isso o que eu imaginei. É só isso? Decorar?" Mas quando você tem AULA, aquela aula que desperta a sua curiosidade, a sua disposição pra estudar, aí muda totalmente esse pensamento. Eu tô aprendendo, não só em zoo mas em botânica, também, coisas que eu não aprendi durante 5 períodos. Me sinto envergonhada, mas é isso mesmo. Tô aprendendo agora, no 6o período O/

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  43. entao, Vanilla, ... me parece que você acredita que o professor e a maneira como ele trata o prcessod e ensino-aprendizagem pode fazer toda a diferença no qe se refere ao estímulo do aluno, certo??

    ve consegue então perceber a sua importância no âmbito da profissão escolhida??

    está disposta a isto??

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    1. Concordo muito com isso professor. A forma como a disciplina é passada influencia e mto no despertar da curiosidade. Pro isso volto a dizer não é só as tecnologias usadas q faram isso mas a forma como seram usados. Professores que não usam nada podem, estimulam e despertam muito mais a curiosidade de nós aluno do que outro que usam e simplesmente fazem ler e nos estimular a decoreba. Acho importante a forma como o conteúdo é passado, pq um determinado assunto termina se tornando interessante ou não por nossas experiencias em sala.

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  44. respondendo ao prof. acho que as abordagens dessa disciplina é uma estratégia enriquecedora pois a universidade é isso: estimular a criatividade! uma universidade é um local em que alunos estão se apoderando do conhecimento construido pela humanidade e que dependendo de se ele for um licenciando irá multiplicar a informação com o objetivo de construir o conhecimento na sociedade. acho que o desenteresse em alguns assuntos da biologia é o periodo curto de graduação em que o aluno se ver pressionado em se decidir logo a qual area deve seguir!! nós afunilamos logo nossa graduação,o que é uma pena.

    josaias

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  45. Me sinto muito curiosa quanto as abordagens, pena que o nosso tempo é tão escasso e corrido, nos fazendo não buscar mais. Deixem-me explicar melhor, pra não parecer falta de interesse, acho fascinante o meu curso em todas as parte, queria mto conhecer mais profundamente tudo, mas como eu a maioria precisa(e possivelmente) trabalha, fazendo o nosso tempo ser bastante curto, com isso resumimos ao máximo pra entender o básico, e por mais frio q seja, passar nas cadeiras. Devíamos estudar profundamente antes entramos no mercado de trabalho, mas isso é bem difícil diante da realidade em que vivemos.

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  46. Correto Prof.! Sei exatamente, ou o senhor agora me fez refletir mais sobre o assunto da verdadeira responsabilidade do nosso trabalho, e como escolhi essa profissão espero muito fazer por onde e com todos os aprendizados que tive dentro da UFPE levá-los comigo, seja eles ruins ou bons!

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  47. ufa ... esta noite colocamos a cabeça para funcionar!

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    1. Foi um experiência bem proveitosa. :)

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    2. Valeu muito a experiência...

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  48. eu pessoalmente acho essa atividade de professor muito virtuosa,mas não sei se estou disposto a carregar esse fardo!! estou ainda em processo de estabilização profissional e tudo o que um jovem quer é se estruturar!!! enfrentar a educação neste país é um fardo! é dificil não sei se estou disposto a isso!! talvez em um futuro proximo onde eu esteja financeiramente estabilizado e dai terei tempo para me deleitar filosoficamente em discussões sobre educação. mas tenho em mente que o que vou seguir farei com total dedicação.

    josaias

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  49. Também não me me sinto curiosa suficiente em algumas áreas da biologia, talvez por falta de estimulo mesmo ou até mesmo por culpa de alguns professores...
    Procurei o curso pelo amor que tinha e ainda tenho pela bioquímica, mesmo não tendo sido muito estimulada nessa área. Hoje me identifico mais com a genética, mesmo também não sendo muito estimulada na área e tendo muita dificuldade, o que talvez tenha me dado mais motivação e curiosidade na busca do conhecimento do que com outras áreas que tenha tido mais facilidade.

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  50. Como Monique falou...Não todas as abordagens me sinto curiosa e sim por quelas em vejo realmente o empenho do professor em passar o conteúdo. E também a que me identifico.
    As que não me desperta interesse são aquelas abordagens em que o professor chega na aula e nem ele próprio demostra curiosidade pelo conteúdo.
    Soninho já
    karina

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  51. Tb ñ sinto espírito de curiosidade por varias areas, disciplinas e outras coisas d Bio. E ñ é culpa d prof. pq cabe a mim envolver ou ñ independente da situação.

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  52. Acho que um dos maiores problemas a enfrentarmos, no ensino de ciências e a falta de apoio dado ao mesmo, a falta de capacitação dos professores, a falta de interesse dos alunos é tudo um conjunto de coisas não é um problema isolado, acho que se concertamos um desses problemas os outro se resolveram gradativamente, quanto mais investimentos, mais o professor se sentira entusiasmado em ministra uma boa aula buscando assim formas de melhora-lá, e isso levará o aluno a interesarsse mais pelo conteúdo, conteúdo esse que deve ser renovado anualmente, pois ciência vive de descobertas, sempre haverá uma coisa nova para se tratar.
    Quanto ao curso de licenciatura, precisasse de mais investimentos principalmente no turno da noite, eu pessoalmente queria ter mais tempo pra mergulhar mais no meu curso, poder me inteirar em mais ramos da biologia, mas o tempo é curto, sei que temos uma enorme responsabilidade como educadores pois como já foi dito, bons professores formam bons cientistas, então se a estrutura não ajuda, vamos correr atrás, e dar o nosso melhor, afinal de contas so dependemos de nós mesmos.

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  53. eu discordo dessa ideia de culpar o professor pela falta de interesse em algumas disciplinas!! o problema dos alunos da UFPE é ser muito limitado!! eu gosto de todas as áreas mas não culpo ninguém por não me dedicar mais a elas. acho que o problema tá,na minha visão, na atenção que você dá sua área de interesse! a vida acadêmica é curta e precisamos nos decidir rápido. outro problema é na fragmentação do conhecimento! as especialidades acaba nos limitandos. mas nada impede de buscar ser mais antenado em outras áreas.

    josaias

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  54. bom estou indo pois o laboratório está vazio e preciso pegar meu ônibus.

    boa noite a todos

    josaias

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  55. Quando o interesse é muito não tem professor que cale esse sentimento! entendo perfeitamente vanilla quando ela fala no decoreba, ela queria mais ação aula de campo passar os olhos nos bichos. sou mais um como adjael e Erika que o tempo é escasso pelo nosso trabalho .

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  56. Não estamos avançando! estamos estudando Ciências biológica Lic. quem já teve aula de Educação ambiental no curso de Ciências Biológicas Lic. Ou outra cadeira que fala sobre meio ambiente, tirando aquelas aula de ecologia muito! Muito! básica.Nem foi dado passo algum nossa educação ainda e tradicional é novista com falou Romualdo, sem interdisciplinaridade, e quando os licenciados chegam na sala de aula são repetitivos. A problemática começar nos curso superiores e vão até á alfabetização.
    Veja aiiiiiiiiiii

    Geane v.

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  57. realmente muitos de nós que pegamos o modo tradicional de educação onde os professores não nos estimulam nem dar tempo de falarmos algo quanto aos professores na questão de capacitação muitos deles vão para capacitações que já são em numeros pouco para comer o lanche e rever velha companheiras então é tentar mudar do pequeno e moldar aos poucos os grandes !!!!!!!!

    Vanessa guimarães

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  58. "Educar é fazer as pessoas desenvolverem a capacidade de pensar o seu próprio pensamento"

    "Ser professor é alguem que desmantela certezas.........e incrementa o desejo da busca, da libertação ,da autonomia"

    Att:Geane

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  59. Boa noite! amiga Vanessa!

    Com certeza! Acho que não pegamos estamos no modo tradicional ainda,exceto alguns professores que nos estimula a pensar,e buscar, raciocinar.

    Hoje estive falando com uma colega de trabalho que está fazendo mestrado,a professor que a mesma decore um livro de microbiologia palavra por palavra, veja aiiii

    Geane

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  60. Professor Marcus e amigos, observando o vídeo indicado parei e pensei comigo mesmo: “será que estou evoluindo como futuro docente?”... Olha prof. no município em que o nosso projeto atende nos deparamos com uma realidade que é a cara desse questionamento, ora vejamos, professores desmotivados, mal pagos sem valor profissional e moral nenhum não só por parte de quem comanda á educação do município como também de gestiona as escolas, por conseguinte encontramos alunos igualmente desmotivados não só por estes profissionais, más também pelos conflitos ideológicos (familiares, sociais, econômicos e etc.). Então o senhor pode me perguntar: “o que isso tem haver com o tópico proposto?” Prof. Marcus todas as escolas estaduais que trabalhávamos possuíam um laboratório muitíssimo equipado, os docentes não davam aula segundo os mesmos pelo argumento de não receberem um adicional para ministrar tais aulas, quanto mais proporcionar aulas de campo, pasmem vcs! E os alunos em contrapartida se sentiam satisfeitos uma vez que era um exercício a menos para responder na escola ou na sua residência uma vez que nas mesmas teriam outras atividades digamos... mais atraentes do ponto de vista de diversão ou financeiros para os mesmos. É prof.Marcus e companheiros, podemos até sair da academia (UFPE) no caminho certo, graças á alguns abnegados mestres que valorizam o ato de educar, mas quem detém o poder da gestão educacional e política, sempre dará um jeitinho, de fazer com que saiamos de nosso rumo como educadores e por conseguinte formadores de cidadãos esclarecidos.

    Robson Chacon Ferreira.

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  61. Estamos no caminho certo como educadores de ciências???
    Na minha opnião ainda estamos lonje do ideal de ensino de ciências, pois mesmo com o “empenho” do governo é pouquissimo para resolver a problemática da educação brasileira que se apresenta desde o ensino fundamental até mesmo o ensino superior.
    Deve-se ocorrer uma reestruturação tanto no ambito de estruturação de conteúdo programático quanto em quem irá repassar esse conteudo e na estrutura física dos locais onde serão ministradas as aulas- teóricas e prática!

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