terça-feira, 10 de abril de 2012

atividade 1

Abaixo, está o link a ser acessado.

http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk

assista o filme, envie o seu comentário para o blog e discuta em cima dos comentários postados pelos seus colegas. Faça do blog um campo de discussão.

tempo da atividade: 45 minutos

a pergunta a ser discutida com base no filme é: você se sente preparado profissionalmente para as novas metodologias??

estou no aguardo!

101 comentários:

  1. O vídeo é bastante interessante, e tem a ver um pouco com um dos textos que o professor deu em sala de aula na primeira ou segunda aula se eu não me angano..Acho que a evoluçao tecnológica tem que vir em conjunto com a metodológica, inovações em sala de aula que colaboram com a construção do conhecimento são importantes. Como esta, uma aula online, onde assuntos são discutidos. Não adianta evoluir tecnologicamente se a metodologia de ensino não funciona. Espero estar preparada para as novas metodologias que visem realmente a melhoria de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Esses dois métodos é pra andar interligados, ou seja, um vai de encontro ao outro o que acontece no vídeo é que a tecnologia entrou mas o método continuou o mesmo! O governo insiste em colocar a tecnologia dentro da sala de aula o que é um ótimo recurso, mas do que adianta se não estou preparada? Eu particularmente me sinto preparada pra enfrentar uma sala de aula com o recurso da tecnologia, já que vivencio isso todos os dias, mas e os profs. que estão em sala de aula há 10, 20,30 anos?!?! será que estão? Alguns sim, mas a grande maioria não!

    ResponderExcluir
  3. O video é bem interessante pq ele mostra que mesmo a escola se modernizando
    em termos de equipamentos, se os professores não se adequarem e se permitirem
    tb a essa modernização na metodologia e mudança de hábitos, muita coisa será em vão.
    Por isso antes da gente querer a mudança nas escolas com a tecnologia, será
    necessario começar pelos metodos do professor, que muitas vezes nem precisa
    de tanto para quebrar um pouco a rotina da aula.

    ResponderExcluir
  4. Rafaella,
    Do ponto de vista prático, pq vc acha que estaria preparada para este novo desafio das tecnologias d einformação?

    ResponderExcluir
  5. o que mostrar no video, e que apesar de novas tecnologias o metodo estabelecido pela professora continuou o mesmo.ela apenas trocou o quadro por aparelhos eletronicos,mas que não influenciou em mudança nenhuma na sua aula.então a escola não se tornou nova apenas surgiu á tecnologia mas nao foi bem aproveitada pela professora.

    andreza

    ResponderExcluir
  6. Concordo em partes com os comentários do autor do vídeo. O método, a finalidade, é a mesma mas o que muda é o fato de que os alunos hoje em dia estão respiram tecnologia e isso faz com que as técnicas antigamente utilizadas sejam ultrapassadas por não desperta o interesse. Com certeza hoje em dia um aluno se sente muito mais a vontade assistindo uma aula no powertpoint com figuras 3D, vídeos, do que lendo o livro em sala de aula ou vendo transparências. A tecnologia está aí como inovação, porém o método em algumas ocasiões sem mantém. Eu me sinto preparada tanto para dar uma aula com recurso de mídia como em quadro branco, tive essa experiência com IFPE justamente para ver como eu me saia.

    ResponderExcluir
  7. Mas me parece que a modernização está universalizada! vocês acham que ainda não está universalizada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não em todos aspectos, professor. Eu acho! Muitos professores da Universidade, continuam com métodos antigos, não podemos julgá-los errados, né? Por isso acho meio complicado, ainda. Usar transparência (retroprojetor) em dia de hoje, soa estranho, né? hahahaa

      Excluir
    2. As escolas particulares estão investindo pesado em tablets, netbooks em salas de aula, bem como o governo do estado. Mas a questão que eu não sei responder porque nunca tive experiência na rede pública é se os professores estão modernizados. No IFPE na minha prática de ensino, um dos professores continuava utilizando leitura em sala de aula por achar que ele estava muito velho para aderir as novas tecnologias e não se sentia na obrigação.

      Excluir
    3. sim acho professor mas ainda tem pessoas que nao se adaptaram a essas novas tecnologias

      Excluir
    4. Pelo menos em algumas escolas que eu tive contato e universidade, até tem essa modernização... mas em termos de uso, de interesse dos proprios professores, isso ainda tá um pouco escasso

      Excluir
    5. Nem todos estão, Ana Lygia. Meu pai é professor da rede pública, e meu pai sabe o básico do básico mesmo, mas ainda sabe usar, mesmo que poucos, porém tem muitos que nem isso. Tem acesso, ganham do Governo, mas não tem aulas de capacitação para prepara-los, e como eles irão transmitir aos alunos, se eles mesmo não tiveram essa aula prática?

      Excluir
    6. Falta capacitação também. Mas é complicado porque a maioria já está perto de se aposentar e ai gera uma barreira para os professores mais antigos em querer se adequar aos novo métodos.

      Excluir
    7. É o caso do meu pai, ele se aposentou esses dias. Mas, por ele vejo que existem professores que querem sim, aprender, mas falta incentivo. Aí eu e meu irmão ensinamos o que sabemos.

      Excluir
    8. Eu acho que ainda falta muito para o país se modernizar em relação ao ensino. No final das contas as aulas continuam sendo da maneira mais tradicional possível, seja na escola ou na universidade. Existem raras exceções, mas não podemos ainda dizer que o ensino esteja modernizado.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Acho que não. Mas o que acontece é que a maioria dos professores não possuem formação compatível para o uso de recursos tecnológicos ou simplesmente porque muitos professores, como na minha prática de ensino, por achar que não vão se "adaptar" ao uso de novas tecnologias.

      Excluir
    11. Eu acho que que não esta totalmente universalizada,nos colegios particulares sim mais na maioria dos publicos e principalmente nos interiores e cidades distantes essa modernização ainda não chegou.

      Excluir
  8. Bastante interessante o vídeo, bem atual no que se passa hoje, né? Tanto nas escolas, de ensino fundamental e médio, até mesmo nas Universidades. As tecnologias estão vindo para auxiliar e facilitar a forma do conteúdo ser transmitido aos alunos, mas que infelizmente para alguns professores é uma ferramenta difícil, e assim continuam em utilizar metodologias antigas, e metodologia essas que faz com que o professor se torne o centro das atenções, como detetor de todo conhecimento..e não como uma troca de conhecimento..aluno x professor.

    quanto a pergunta: No preparo, estou aberta e como visualizo diversas formas de aulas, aprendo com todas, a dar essa liberdade ao aluno de debate, mostrando também o que a tecnologia pode ajudar no aprendizado.

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei de inovações. Já pratiquei em sala inovações como criar canções sobre temas diversos de preservação do meio ambiente. Na qual fiz paródia com músicas conhecidas como Ana Júlia de "Los hermanos". Cantávamos em sala e os alunos não esqueciam o refrão. Acho que utilizei recursos tecnologicos como data show que aparecia a letra, e caixa de som, junto com a construção do conhecimento! Achei bastante interessante e os alunos demostraram um maior interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando aparece uma coisa nova o interesse é muito maior e isso reflete nas avaliações. Não tem como negar que a tecnologia é um grande avanço na construção do conhecimento. Hoje em dia você pode dar uma aula de Sistema circulatório utilizando datashow, mostrando como realmente ocorre e isso aguça a imaginação, o interesse.

      Excluir
  10. Ocomentário de ana lygia é bem iteressante pois revela que devemos ter uma certa flexibilidade de habilidades pedagógicas ... ou seja, estar preparado para tudo!
    e realmente estamos?? ou apenas repetiriamos 2x2=4, 2x3=6, etc... so que falando de biologia ...

    ResponderExcluir
  11. Não prof. infelizmente não! Tenho uma Tia que é professora e se mandar ela ligar um computador ela não sabe! Imagine usar um power point pra ministrar em sala de aula?

    ResponderExcluir
  12. Acredito que as novas metodologias de ensino irão adentrar nas escolas gradativamente, não será nada de uma vez mudando todo um conceito existente,porém os educadores tem de ter a mente bem aberta para novas propostas de metodologia e tentar usa-lás nas suas aulas para ter na prática a experiência e saber se ela será bem empregada e contemplará o aprendizado dos alunos. Esmeraldo

    ResponderExcluir
  13. talvez,mas sempre estão surgindo novidades então eu como professora tenho que me atualizar e saber realmente aproveitar esses recursos.

    resposta da pergunta

    andreza

    ResponderExcluir
  14. Ah! eu tocava também a música no violão....heheh

    ResponderExcluir
  15. Interessante... no vídeo não se mudou a metodologia, somente inclui-se a tecnologia! Vejo isso de perto na Escola de referência em que estou! A tecnologia lá tá de ponta, mais ainda é pouquissima utilizada pelos prof (exceto o prof d física), que segundo seu relato: "facilita o entendimento do que é ministrado por ele em sala d aula".

    ResponderExcluir
  16. Eu acredito que a tecnologia não é solução para melhorar a educação. A atenção dos alunos se volta mais quando tem a presença de um computador, de um vídeo, de um data show na sala de aula, mas se o professor não souber passar o conteúdo, do que vai adiantar? É legal? É. Mas a "inovação" tem existir na postura do professor e da própria escola. O que tá acontecendo mesmo é que os pais acham que o professor deve educar os seus filhos e esse papel só cabe ao professor. Mas não é assim. O educando tem que ir pra escola com a educação doméstica. Enfim, a tecnologia não muda em nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Tem professores que dão uma aula show, sem ter toda a tecnologia necessária, mas o avanço tecnológico é mais uma ferramenta de auxilio, de busca, de pesquisa...não necessariamente ser a mudança da educação.

      Excluir
  17. Acredito que os profissionais que estão saindo da faculdade agora tem mais facilidade com a tecnologia como auxilio na escola, por estarem inseridos com esses recursos e por terem uma aceitação maior em relação aos profissionais que já são formados por exemplos há 20 anos ou mais quando o computador passou a ser acessível a maioria da população.

    Michelle Santana

    ResponderExcluir
  18. Conheço profs. que dão aula show show show e quando recorrem à tecnologia ocorre um déficit na aula, fica aquilo monótono, cabe a cada um saber utilizar esses recursos da melhor forma! a tecnologia veio pra ajudar, não necessariamente melhorar!

    ResponderExcluir
  19. Me parece curioso pensarmos que temos aqui dois problemas distintos:
    1. falta de intimidade com as novas tecnologias

    2. falta d epreparo para cidadania no século XXI.

    seria entao u problema de "INCLUSAO DIGITAL" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim!

      O Governo a todo momento está propiciando aos alunos esses equipamentos: tablets, notebook's, sim...e todos ou quase todos, estão tendo o acesso a esses equipamentos, mas dar e não ensinar e mostrar o verdadeiro uso, e como beneficiar desses equipamentos, não é válido.

      Excluir
    3. Acho que inclusão digital é coisa totalmente disseminada já. O acesso a um computador deixou de ser luxo e exclusividade de classes mais favorecidas. O que eu acho ser o maior problema é a falta de preparo dos novos professores e a recusa dos antigos professores em querer aderir as novas técnicas. Eu discordo de Gizella em dizer que a tecnologia não muda em nada. Ela é uma ferramenta e uma ferramente só traz benefício se for bem utilizada. O que falta é preparo de quem precisa utilizar.

      Excluir
    4. sim...nao adianta possui aparelhos modernizados se as pessoas nao possuem um treinamento para utiliza-los

      Excluir
    5. Acho que realmente existe uma grande parte da poupulação brasileira que não tem acesso a alguns recursos tecnologicos. Antes de tudo o governo deve investir mais em educação, diminuir a taxa de analfabetismo, entre outros, para depois passarmos para melhorias tecnologicas. Alguns alunos ainda saem do ensino médio sem sabr ler e escrever direito, já vi escola com média 2,0 de algumas turmas, imagina juntar isso com aparelhos eletronicos..

      Excluir
    6. Acho que o problema é bem como já foi citado acima o governo propicia a alguns alunos o uso de equipamentos tecnológicos (tablets, notebooks, etc.), mas na maioria das vezes não há treinamento.

      Excluir
    7. Sim,não adianta disponibilizar sem preparar antes.

      Excluir
  20. A tecnologia e a metodologia têm que crescer juntos. Novas tecnologias foram implantas nas salas de aulas, mas o método continuou o mesmo. O conteúdo que se tem num livro é o mesmo que vai estar no tablet ou PC. A informação é a mesma, o que tem q se mudar é forma de se transmitir isso. O vídeo trata sobre isso, que melhor a qualidade da tecnologia em salas de aula por si só não será a salvação de um modelo de educação cansativo e que, mesmo com tanta evolução, continua o mesmo do tempo dos nossos pais e avos.
    Acho que tem partir de cada um, se torna disponível pra aprender novas metodologias e saber usa-las de forma proveitosa.

    ResponderExcluir
  21. Inovar é preciso para que a aula se torne mais interessante, pois sempre passar o conteúdo de uma forma didática para facilitar a compreensão do aluno.

    ResponderExcluir
  22. Sim , pois, aulas com outros tipos de recursos são motivadoras. Geralmente os mecanismos adotados são aqueles que utilizamos em nosso cotidiano. Entre eles o computador, internet, celulares e outros ( onde o mesmo conseguimos ter acesso a internet), esses novos mecanismos estão sendo bem trabalhados na atualidade. E comum escuta que alguém faz um curso EAD e até mesmo na em algumas universidades que tem cadeiras ( matérias) com esse novo método de aprendizado. Me sinto preparado, mas como futuros licenciados necessitamos adotar esses tipos de recursos.
    Eric Roberto.

    ResponderExcluir
  23. Para os professores mais velhos vale o numero 1
    para os novos professores a falta de preparo como manejar o recurso mais que com o tempo isso mudará bastante ( não sei se ametodologia mais a inclusão digital vai aumentar muuuuito). Esmeraldo

    ResponderExcluir
  24. Sim, inclusão digital e direcionar aos antigos e novos profissionais a isso! Seria interessante todas as faculdades a colocarem uma cadeira exclusivamente sobre isso!

    ResponderExcluir
  25. A eryka indicou um ponto interessante:

    " O conteúdo que se tem num livro é o mesmo que vai estar no tablet ou PC. "

    é isto que queremos ou pensamos como certo na qualidade de educadores??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é bem por aí. Talvez, com a modernidade do tablet e do PC o conteúdo fique mais dinâmico para entender o assunto.

      Excluir
  26. E teremos que também educar os alunos a como usar estas ferramentas digitais.

    ResponderExcluir
  27. Com certeza!! Acho que estamos no inicio da modernização, então a falta de intimidade com as novas tecnologias está mais restrito a professores formados a anos atrás.

    ResponderExcluir
  28. Outra observação que eu gostaria de fazer é que nem todos estão longe da tecnologia por conta de professores tradicionais, mas porque essa tecnologia não chegou na região que vivem, sabemos que em muitos lugares longe dos grandes centros urbanos os alunos mal tem uma cadeira e sala de aula, que dirá um computador. Só voltando ao comentário do professor marccus, quando diz que a modernização está univeralizada

    Michelle Santana

    ResponderExcluir
  29. Esse vídeo nos mostra que mesmo mudando com a tecnologia, a metodologia de ensino continua a mesma. Para nos adequarmos a essas inovações temos que acompanhar os avanços tecnólogicos sem deixar de avançar também na busca de conhecimento dentro da disciplina, e procurar novas formas de mostrar o conteúdo, para atingir os diferentes níveis entre os alunos, já que cada aluno aprende de uma maneira diferente. A tecnologia vem como um meio de facilitar tanto para o aluno como para o professor, e uma aula mesmo que cheia de slides,musicas, e varias outras tecnicas por exemplo, sem um bom aproveitamento e direcionamento será apenas uma aula frustrante. Até mesmo porque esses avanços na tecnologia é fácil e bem conhecido entre adolescentes e crianças,porém passa despercebido quando o assunto é sobre conhecimento cientifico.

    ResponderExcluir
  30. Acredito que tem 2 tipo de profissional o que está incluso na era da informática e o outro que não está incluso,com isso entendo que falta capacitação principalmente nas escolas públicas para que os professores possa se habituar com uma nova tecnologia e mudar a sua didática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  31. A tecnologia não deve ser vista como modelo de salvação pra educação. É como Vanilla falou tem que saber otimizar. Por parte de alguns profissionais mais antigo pode haver falta de interesse sim, e é justamente isso acaba minimizando ou anulando o efeito do uso dessas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... o problema está em fazer um professor que tem 20 anos de sala de aula deixar de usar a leitura no livro durante aula e passar a usar um recurso de datashow. Como fazer isso?

      Excluir
    2. temos de saber que a leitura tambem é importante e deve ser trabalhada junto com os recursos

      Excluir
    3. Acho q isso é parte do problema, mas não o todo. Existem professor q mesmo com todas as tecnologias disponíveis não conseguem transmitir bem o conteúdo, enquanto outros não usando essas tecnologias sabem muito bem transmitir o mesmo. Acho que a tecnologia é mto útil sim pra esse novos tempos que vivemos, mas tem saber usa-la, inserindo novas metodologia. Pq de que adianta um professor saber usar um datashow e fica lendo os slides?? Qual a diferença entre ele ler um livro ou o slide?? Claro q deve haver o interesse dos profissionais no uso dessas tecnologia, mas isso só não muda muita coisa.

      Excluir
  32. O vídeo retrata a realidade de muitas escolas que buscam a inovação. Mas do que adianta fazer uso da tecnologia sem que haja uma inovação metodológica. Me vejo preparada, já que “vivencio” isso diariamente, o que não acontece com a maioria dos professores por não possuírem formação compatível para o uso de recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  33. Eu não acho que somente a tecnologia que dá o 'Up' que as aulas precisam. Como o prof disse eu concordo que há um grande problema na inclusão digital. Mais há 2 problemas que vejo como ponto cruciais no envolvimento dessa inclusão:quem deseja ter não consegue usufruir e quando se tem não se sabe utilizar e entao ela serve pra qq outra coisa menos para facilitar o entendimento, a vida e qq situação que se relacione a ela.

    ResponderExcluir
  34. bom como havia dito estou sem audio aqui no laboratorio portanto vou me restringir a minha intuiçao. bom eu estou estudando uma disciplina no CFCH no curso de filosofia, e a disciplina é filosofia da ciência. estamos estudando uma obra de um autor chamado thomas Kuhn a estrutura das revoluções cientificas. sei que nada tem a ver com o que estar sendo debatido aqui,mas tem um conceito chave nesse autor que serve para todas as áres que é o conceito de PARADIGMA sengundo qual a ciência em sua história se desenvolve atraves desses paradigmas e o que é isso???? é simplismente uma visão de mundo a qual a ciência trabalha. por examplo a fisica de newton é totalmente diferente da de eistein e ambas são visões de mundo diferentes sendo que ambas são fisicas diferentes. o que quero trazer pra essa discussão é esse conceito de PARADIGMA......... vamos lá....

    josaias (continuando)

    ResponderExcluir
  35. O vídeo é bastante interessante e lembrando o texto da primeira aula, não adianta ter tecnologia, com a introdução de por exemplo, Tablets para alunos de escola pública, sem ter uma nova maneira de ensinar. O vídeo mostrou que a metodologia continuou a mesma, apesar de ter introduzido novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  36. Eu acho que ainda se confunde muito as coisas. Utilizar equipamentos tecnológicos não remete a mudar a educação, não! A mudança educacional vem de outros aspectos, e não de meios tecnológicos, esses equipamentos servem de ferramentas de diversos tipos: de busca, de pesquisa e afins. O tablet é uma ferramenta, o google é uma ferramenta de pesquisa e busca. E ter acesso e começar a utilizar tais equipamentos, não diz também rejeitar e esquecer os livros, JAMAIS! Até acho errado, quando vejo que os livros começam a ficar para trás, visto que num Ebook pode baixar e ficar lendo facilmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Adna! do que adianta encher de equipamentos tecnológicos e a forma de ensinar continuar a mesma ou até piorar??? como falei a tecnologia veio pra ajudar e não salvar!

      Excluir
  37. Isso que se passa no filme é uma problemática que não irá mudar tão facilmente nem tão repentinamente,isso a nível da grande maioria das escolas em nosso país.Além de uma nova metodologia também tem que haver interesse por partes dos alunos em querer aprender e participar das aulas,pois o que mais se vê, são alunos indo as escolas para badernar,para pegar merenda ou não serem excluídos de projetos políticos que embolsam dinheiro as famílias dos alunos que frequentam as aulas.

    ResponderExcluir
  38. A frase de Esmeraldo (Lalo) "E teremos que também educar os alunos a como usar estas ferramentas digitais." è uma questão bastante importante, pois as crianças, adolescentes, enfim,os alunos estão acostumados a usar a tecnologia para fins de diversão, e não para conhecimento. Com isso cabe aos educadores começar a pensar como prender a atenção dos alunos?"

    ResponderExcluir
  39. Algum de vocês já teve acesso ou contato ou uso a uma lousa digital???

    Alguém sabe usar este equipamento?? ou tem alguma idéia de como funciona??

    Este é um exemplo de como a tecnologia é rápida e quando ahamos que estamos preparados já existe algo de novo ....

    estamos dispostos ou preparados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que estava preparada pelo visto estou disposta porque não sabia nem que já existia isso :P

      Excluir
    2. Já tive acesso, e é muuuuito interessante! Até estranho quando você começa a visualizar.

      foi numa feita de equipamentos tecnológicos para ensino. O rapaz foi abrindo as pastas, igual ao que temos em um computador, aí ele abriu uma aula de anatomia para me mostrar, achei bastante interessante! Ele mostrou umas aulas de matemática para meu pai também, desenhar, pintar, marcar, riscar tudo como fosse um topscreen ( a chamada canetinha) * não sei se escreve assim realmente, hahahaa.

      e sobre a pergunta, estamos dispostos, pois preparados para tudo que o avanço tecnológicos nos trazem, não estamos não! Quando aprendemos a usar uma ferramenta, aparece outra e outra e outra...

      Excluir
    3. Pensei que estava quase entendendo a tecnologia nas escolas. Pelo visto... Já tem lousa digital? :(

      Excluir
    4. Nunca tive contato com uma lousa digital, mas eu tenho uma maior aceitação a aprender a usar esse recurso que um professor tradicional. Ninguem nasce sabendo a usar um recurso novo, acho que o que vai diferenciar é a aceitar esse recurso ou não. Eu sou enfermeira e num hospital onde trabalhei todo o sistema era informatizado, inclusive o prontuário e um medico pediu demissão por não estar inserido nesa moderniadade, dizia que não precisava de computador. O mesmo pensam alguns professore tradicionais

      Excluir
    5. Eu nunca tive contato com a lousa digital.. realmente a tecnologia ela avança muito rápido, a cada ano que se passa, até para nós estudantes que temos contato com a tecnologia no nosso meio, deveremos sempre estar nos atualizando, mesmo usando ou não essa ferramenta.

      Excluir
    6. Acho que se sempre deve ter CAPACITAÇÃO dos professores pra essas novas ferramentas profissionais..como outros profissionais que usam. Sempre aparecerá tecologias novas e devemos estar dispostos a nos prepararmos melhor sempre.

      Excluir
    7. eu tb ñ sabia! kkkk

      Excluir
    8. Nunca tive acesso a este tipo de equipamento. Seria bom tem conhecimento prático do mesmo. Existe no CCB?? Ou em algum dos centro da federal, professor??

      Excluir
    9. Nunca tive acesso a uma lousa digital, mas acredito que, a partir do momento que exista interesse e oportunidade para o professor interagir com esses equipamentos digitais, as aulas modernizadas poderiam ser um diferencial numa escola.

      Excluir
  40. O vídeo mostra claramente, que não adianta haver a inclusão da tecnologia com aparatos e equipamentos sofisticados, se a metodologia de ensino é a mesma, de que adianta varias "mudanças positivas" em termos de estrutura se o modo como o conteúdo é repassado continua da mesma forma. Se um aluno não aprendi com um livro, continuará sem aprender com um tablet ou computador.

    ResponderExcluir
  41. O vídeo mostra justamente a "frustração" dos novos métodos utilizados. A falta de preparo dos antigos professores para era digital ocasiona o repetimento do antigo método.

    ResponderExcluir
  42. SIM, com introdução da tecnologia na sala de aula é preciso que o professor seja criativo e saiba utilizar cada tecnologia ao seu alcance, mas que esse uso seja com novas metologias. é preciso inovar para que o conteúdo seja interessante para os alunos , que desperte a curiosidade deles.

    rejane silva

    ResponderExcluir
  43. Esse video mostra que a forma tradicional de passar o conteúdo sempre tem que está presente mais a forma de conduzir o conteúdo pode ser de diversas maneiras com a modernidade digidal podemos ser mais criativo.

    ResponderExcluir
  44. A tecnologia e muito interessante,ajuda a tornar a aula mais dinâmica e de certa forma chama mais a tenção dos alunos,mais na mão de pessoal que não sabem utiliza-las não adiante em nada.

    ResponderExcluir
  45. Como Erika comentou a tecnologia não deve ser utilizada como meio de salvar a educação. Acredito que ela veio para reforçar, melhorar o ensino que será repassado. Ainda é preciso mudar muito o conceito de antigos professores que foram engessados pelos seus métodos arcaicos de ensinar. E sim, me vejo preparada para ensinar com as novas metodologias, pois estou sendo formada nesse novo ambiente, nessa nova era tecnológica.

    Rebeca Melo

    ResponderExcluir
  46. bom como falei paradigma é uma visão de mundo... um modelo em que a ciência trabalha em cima desse paradigma...nenhum cientista pesquisa aleatoriamente.. ele está fundamentado em uma visão de mundo ao qual ele faz suas pesquisas. o que vou enfatizar é sobre esse conceito. estamos vivenciando uma nova visão de mundo,um novo paradigma que é a tecnoloia da informação e todas as áres foram afetadas por isso. na educação não é diferente!!! o problema da educação é metodologico o qual os professores ainda estão inseridos em velhos paradigmas!!! segundo Kuhn paradigmas são incomensuraveis e portanto não podem ser relacionados nem comparados!! temos que aderir ano novo paradigma e usar metodologias equiparados, que funcione com o novo paradigma.

    josaias

    ResponderExcluir
  47. Sim...acho-me preparado para utilizar a tecnologia implantada nas escolas,até mesmo porque utilizo-a para aprender em meus assuntos relacionados a aprendizagem e também alguns professores de algumas cadeiras da universidades nos mostram como podemos utilizar didaticamente esse tipo de maerial.

    ResponderExcluir
  48. Vamos para a próxima discussão! é bom ler, pensar, refletir e principalmnte criar sua própria opinião sobre determinado tema.

    ResponderExcluir
  49. Já tive acesso sim, mas não sei utilizar! Ou seja, estamos disposto! Essa ferramenta é ótima principalmente para nós prof. ou futuros profs. de biologia que necessitamos tanto de aulas práticas, onde podemos fornecer aos nossos alunos uma ideia de como acontece tais coisas... E por isso repito, precisamos de algo que nos oriente para introduzir toda essa tecnologia dentro de sala, seja o governo, na faculdade ou!!!

    ResponderExcluir
  50. Eu concordo com Michelle Santana,nos temos mais facilidade e mais preparo.Ao menos eu mim considero perparado para essa nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  51. Eu acredito que a tecnologia não é importante quando não se tem metodologias para utilizar, e como usuária de fontes tecnológicas, acho que estou preparada para utilizar novas metodologias e além disso a prática, no meu ponto de vista só tem a aulixiar o professor nas tarefas do cotidiano.
    Daniele Pires

    ResponderExcluir
  52. O vídeo lembra bastante as novas tecnologia que se usam nas escolas e mal uso de alguns em usar e se adaptar com essas, achando que essas tecnologias são invalidas por que as crianças e adolescentes fazem mal uso dessas. Eu como já dou aulas me sinto preparada a fazer uso de forma correta dessas tecnologias Professor desculpe a demora foi por que a minha net caiu e só voltou agora, mas eu estava aqui até as 7 que foi quando a minha net caiu e agora ta muito lenta

    Karina

    ResponderExcluir
  53. Situações tem que ser pensadas, exemplos dessas situação, foram comentadas por Esmeraldo e exemplificadas por Marccus. Para que seja implantado é preciso que principalmente os professores saibam como usar esses equipamentos, é bem verdade que existe casos de professores perguntar pros alunos como isso ou aquilo funciona, pois os alunos estão muito mais "antenados" que alguns professores antigos que insistem em manter a mesma didática ensinada a anos atrás, para haver progresso tem que haver preparo, não é jogando a tecnologia nas escolas sem instrução alguma de como usar, que melhorará a situação do ensino no país, então acho mesmo que estamos dispostos e não preparados para tal inclusão.
    Outro ponto que queria comentar, é em relação ao bloqueio do acesso a esse tablets em sala de aula, se eles tiverem acesso a internet, pensamos que sera muito difícil concentrar o aluno na aula, ele tendo acesso a várias redes sociais bem a sua frente.
    Quero citar um exemplo que aconteceu comigo hoje, na aula de fundamentos da educação, o professor ministrava a aula e um dos alunos estava com o nootbook aberto durante toda a aula, e com acesso a internet, no final da aula o professor fez um comentário, "é incrível que alguém possa passar a aula inteira, fingindo que está prestando atenção". Então este é outro ponto que temos que nos preocupar.

    ResponderExcluir
  54. Josais acho que com esses incomensuraveis paradigmas e com uma nova metodologia,tudo isso,sem o interesse dos alunos,não mudará em nada...acho que a problemática da educação em nosso pais é muito mais complexa e que para se resolver isso tem que haver um grande conjunto de ações que estejam interligadas e que resultem em um produto de qualidade,que seria um pais com ótimos indices de coisas boas conquistadas através da educação.

    ResponderExcluir
  55. acho que a educação no BRASIL não funciona porque simplismente há uma IDEOLOGIA de investimento por parte dos governantes! investir em tecnologia nas escolas é apenas uma forma de mascará a educação! as metodologias são as mesmas e os professores não são treinados nem dispõe de tempo para se preparar e vivenciar esse novo modelo. tudo no brasil é no "susto" os professores não tem tempo de se auto-avaliar nem de se instigar nesse proposito. acredito que o problema é estrutural e não conjectural!! acredito que intelectualmente estou preparado para as novas tecnologias,mas não psicologicamente pois nadar contra a corrente é complicado.

    josaias

    ResponderExcluir
  56. eu não tive contato com a lousa digital. apesar de nos estudantes esta em constante contato com meio digital a tecnologia evolui rapidamente.
    rejane silva

    ResponderExcluir
  57. concordo com josaias. não adiante haver um investimento na educação com a inclusão de novas tecnologia, sem antes haver um preparo dos professores , um treinamento para uso dessas tecnologias. como foi possível ver no vídeo, o uso tecnologia mas com as mesmas metodologias!!

    rejane silva

    ResponderExcluir
  58. Um pouco atrasada devido ao horário de trabalho que se estendeu. Mas acabei de assistir o vídeo e apesar de curto e simples mostra bem que de nada adianta a tecnologia se o educador não está preparado para o avanço. Percebi pela leitura dos comentários que a maioria compreendeu o vídeo dessa forma. E percebo que as crianças já se mostram bem familiarizadas com o avanço, a tecnologia, a nova forma de receber a informação, mas a nova forma?!? Acho que na verdade só se tem novos instrumentos, pois o Método é o mesmo. É necessário a introdução de novos instrumentos e materiais, mas também que se inove o processo ensino - aprendizagem, pois se a mudança não for geral não haverá um Novo resultado.

    Muitos falaram da Lousa digital, eu nunca tive contato com a mesma, apesar que a minha experiência de ensino foi pouca. Mas para que o professor possa passar para os alunos esse avanço tecnológico o governo tem que oferecer capacitação, até por que os alunos de hoje são extremamente "dependentes" dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  59. professor me desculpe pelo atraso pois sofri um contra tempo pois tive que socorrer meu pai que passou mau na faculdade então tive tempo ainda de fazer a primeira atividade então fiquei sem bateria no net mas agora que estou diante de um dando continuidade a atividade acabando de assistir o filminho venho a concordar com Monique pois tenho experiência na rede de ensino municipal onde os alunos tem muita influência sobre as novas tecnologias onde já os profissionais da educação muitos nem tem e nem se interessam em aprender, ou seja se capacitar pra tal evolução fora que muitos nem tem conhecimento de que instrumentos poderiam usar para sua aula ficar bem mais produtiva ou de que instrumentos estão disponíveis para sua utilização então temos que primeiro capacitar , tornar sociável os instrumentos e depois sim introduzi-los na sala fora na capacitação dos alunos também .

    Vanessa Guimarães

    ResponderExcluir
  60. O video crítico apresentado pelo prof. Marcos só mostra o que ocorre no cotidiano das “atuais” escolas brasileira , onde a uma tentativa de introdução a tecnologia porém não ocorre um modificação na metodologia de ensino do professor tradicional,pois quando a cúpula governamental disponibiliza cursos para aprimoramentos tecnicos dos professores, os mesmos simplesmente não querem este aprimoramento alegando muitas vezes que não há necessidade ou que é perca de tempo!!!!

    ResponderExcluir
  61. Acredito que toda este debade envolvendo o uso efetivo de ferramentas digitais na educação é bem complexo, vou explicar por que, de que adianta colocar um tablet na mão de um aluno que não sabe nem escrever direito, pior ainda colocar uma lousa digital se o professor não detem o comteúdo de maneira que possa trabalhar de maneira atrativa com o aluno. Tudo essa insersão digital nas escolas públicas não passa de estratégias políticas para quem está no poder crie uma falsa idéia de valorização da educação. capacitar o aluno, motivar o docente prepara-lo primeiro para esta nova realidade seria o correto.

    ResponderExcluir
  62. Bom no nosso estado ja temos municipio utilizado a tela interativ,Com exemplo temos Igarassu,mas o metodo não deixa de ser tradicionalista, o que não é a ideia,e sim que seja uma aula mais dinamica.Agora o que intriga é como o professores vão usar essas tecnologias se não tem capacitação para o uso do mesmo?De quem é a culpa da aula ainda ser tradicional,como lousa e piloto(lembrado que em muitas escola os pilotos são comprados pelos proprios professores).

    ResponderExcluir
  63. Quanto ao questionamento da pergunta proposta pelo prof.
    você se sente preparado profissionalmente para as novas metodologias??
    Minha resposta é simples Concerteza, acho qua a nova geração dos prof. Se apresenta aberto a tudo que for possivel para o melhor tipo de aprendizado possível para seu alunado, sou jovem e ainda tenho muito que aprender isso é óbvio mais tenho sede de instrução , vontade que já não percebo em meus colegas de profissão do ensino médio e fundamental com uma idade mais avançada que a minha! Eles deixam bem claro que já estão esgnados com a edução e não se preocupam em melhorar suas aulas, e alegam que sempre ministraram aula assim então não há necessidade de mudar, pois do jeito que esta.... esta otimo!!!! A pergunta é : otimo para quem?????

    ResponderExcluir