segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vendo o Recife através das plantas

Bom dia a todos,

Para começar a semana de bom humor e como aquecimento para nossa aula presencial de amanhã (3af) eu preparei um material para despertar a curiosidade tanto em conhecer a cidade do Recife quanto na percepção do conhecimento botânico que já temos e nem nos damos conta.

Você que é recifense ou que frequenta a cidade já visitou o "Parque Artrocarpus heterophyllus"??

ou já passou pela Estrada das "Campomanesia xanthocarpa"?

ou mora no bairro "Tamarindus indica" ou no "Campomanesia dichotoma"?

Pois então, você conhece estes lugares e nem sabe o que eles significam???
Para esquentar as turbinas para a aula de amanhã busquem o que são estes lugares, a que famílias pertencem estas plantas, mande o link das fotos para que possamos conhece-las também ....

E se você souber de algum outro lugar no Recife ou na cidade que você mora, descubra o nome científico da planta e mande para nós este desafio da mesma maneira que eu elaborei este para vocês. Assim iremos aprender um pouco mais sobre as plantas que estão no nosso dia-a-dia e que na maioria das vezes nem nos damos conta ...

Estou no aguardo das respostas a este desafio e de novos desafios postados por vocês!

abraços e bom início de semana
Marccus

24 comentários:

  1. De todos eles eu conheço o Parque Artrocarpus heterophyllus, que é lindo por sinal!! Quem não conhece dá uma olhada!

    http://www.pousadapeter.com.br/indexfotos_parque_da_jaqueira_recife.htm


    E frequento muito o bairro "Tamarindus indica", pois tenho família lá..
    Quanto as bairro "Campomanesia dichotoma", já tinha ouvido falar porém, nunca fui lá, quem sabe um dia desses...

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Parque Artrocarpus heterophyllus, é ótimo para fazer uma caminhada e praticar yôga.
    http://www.onordeste.com/administrador/personalidades/imagemPersonalidade/72a803f50b0567dd785245fa296fc961653.jpg

    Quanto a estrada "Campomanesia xanthocarpa", que eu me lembre nunca passei por lá.

    Quanto ao bairro "Tamarindus indica", não moro lá, mas vivo frequentando, minha mãe trabalha bem perto.
    http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTpWHzWKR4cARkyJhRdq1XJpGQnRJ8hzMNABzcrTUwQj0Qnvrii

    E o bairro "Campomanesia dichotoma" nunca fui lá.

    ResponderExcluir
  3. Conheco o "Parque Artrocarpus heterophyllus" Pertence a família (Moraceae), é otimo para caminhar, quebrar a rotina de uma semana de stress e relaxar um pouco com a família

    Quanto a "Estrada Campomanesia xanthocarpa" pertence a família (Myrtaceae), também não lembro de ter passado por lá.

    E ao "bairro Tamarindus indica" pertence a família (Fabaceae), conheco sim, já passei por lá, mas nao muitas vezes.

    O "bairro Campomanesia dichotoma" pertence a família (Myrtaceae) também nao mim recordo de ter passado.

    ResponderExcluir
  4. Thamires, Thais e Jessica,

    bom saber que vcs estao antenadissima com esta versao botânica da cidade do Recife.
    Pois é, eu já fui várias vezes ao "Parque Artrocarpus heterophyllus" e inclusive participei ano passado de um movimento popular para evitar a construção de um shopping no meio do bairro Tamarindus indica.

    Parece até brincadeira, mas o conhecimento de ciências e biologia pode ser resgatado e transmitido aos alunos das mais variadas e inusitadas maneiras, entre elas conhecendo os lugares e ruas da cidade.

    Quem conhece outros lugares para incluirmos no nosso deasfio da semana??

    abraços antenados às alunas antenadíssimas com este "novo olhar sobre o Recife"
    Marccus

    ResponderExcluir
  5. ahhh o parque Artrocarpus heterophyllus, lugar lindo,principalmente para a pratica de esportes e exercicios fisicos confira eu recomendo!
    http://esiocursino.blogspot.com/2009/07/parque-da-jaqueira-recife-pe_3286.html

    a estrada da Campomanesia xanthocarpa,da familia Myrtaceae, não faço a menor ideia onde é,não conheço.
    O bairro Tamarindus indica, da familia Fabaceae conheço sim ja frenquentei muito da uma olhada:
    http://www.flickr.com/photos/lucypassos/4404641193/

    o bairro Campomanesia dichotoma,nunca fui.

    que tal fazer uma visita a rua das Palmeiras da familia Arecaceae, em camaragibe confere e vaõ ser bem recebidos na minha rua...o/.

    Bárbara valeska.

    ResponderExcluir
  6. em Pernambuco encontramos vários lugares,ruas,cidades e bairros,como por exemplo:

    em Casa amarela..alguém conhece
    corrego Genipa americana?
    Família Rubiaceae

    ou quem sabe Anacardium occidentale (seco)
    da família Anacardiaceae

    em Olinda...Corrégo do Ananas comosus?
    família Bromeliaceae

    tem também a lagoa do Psidium cattleyanum Sabine
    família: Myrtaceae

    ou quem sabe passar um são joão em C. × limon

    família Rutaceae

    att,
    wanessa souza

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. para não esquecer tem a familia Apocynaceae
    que foi comentada na aula prática...em que o fruto dessa arvore dá um efeito de visgo...( não é leitinho...porque leite sai da vaca..rsrsrsrs)
    é o nome de um bairro em recife:
    Hancornia speciosa

    ResponderExcluir
  9. Artrocarpus heterophyllus é um lugar onde tem um parque ótimo com pessoas sã,rsrsrsr
    Aconselho a todos passar um fim de semana lá!
    Próximo ao meu bairro existe um bairro em Paulista chamado CHÃ da Mangabeira,esta é uma árvore que produz um fruto ótimo a ..."Hancornia speciosa"!
    Gilbran Alencar

    ResponderExcluir
  10. olha que isso aqui tá muito bom, olha que isso aqui tá bom demais .....

    córrego Genipa americana! grande descoberta.
    alem é claro do bairro latescente em Paulista!!!!

    Eu soube hoje que em Camaragibe tem um bairro em que as ruas tem nome de flores! perfeito. alguém mora em Camaragibe para entrar nesta festa de plantas???

    quem diria que a Grande Recife é repleta de boas homenagens as plantas!

    que cheguem mais lugares pois a curiosidade desperta o processo de ensinagem!

    abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  11. Bem como moro em outro extremo ainda não tive a oportunidade de conhecer todos, mas no dia em que estive no Parque Artocarpus heterophyllus ahhh foi tão legal, fui com umas amigas e fizemos altas fotos com a vegetação de Spondias luta (Anacardiáceas) e nas Eugenia uniflora (Myrtaceae)... aqui no meu bairro temos o Parque dos Eucalyptus globulus(Myrtaceae)que está em reforma, mas é um ótimo lugar para caminhar e fazer piquenique!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, já colocaram as famílias aí! Mas vou comentar tbm!

    Moro muito próxima ao "Parque Artrocarpus heterophyllus" que é um lugar que lembra muito minha infância e adolescência! E que ainda hoje vou lá, para caminhadas ou pelo menos para encontrar os amigos e conversar!

    "Campomanesia lineatifolia" (que não foi dito lá em cima) é um bairro que fui apenas um vez, não me lembro muito bem! Ja a Estrada das "Campomanesia xanthocarpa" eu não conheço, mas conheço a Estrada das "Eugenia patrisii" e passo frequentemente por lá. =]

    Já morei no bairro "Tamarindus indica", que é também perto do parque falado no início do comentário.

    Lembrando que há uma etapa de Rio Doce, em Olinda, em que as ruas são nomes de flores e outra etapa que são nomes de frutas. Como morei em uma rua em Rio doce, ponho o nome dela aqui: Rua das "Camellia chrysantha" (familia Theaceae). Coloquei uma das espécies mas são muitas hein!

    Espero ter contribuído!

    ResponderExcluir
  13. Rebeca,
    com toda certeza todos estao contribuindo muito. o que precisamos é animar aqueles que estão sem muito ânimo para as postagens e comentários ..
    qto as frutas e flores ...
    sugiro explorarmos este bairro em Olinda para encontrarmos as flores e frutas.
    Imagine como deve ser fantástico escrever o nome da sua rua do tipo:
    Rua do "Persea americana" ou Rua da "Heliconia angusta" ou ainda Estrada dos "Manilkara zapota".
    já estou matutando realizarmos uma festa com estes elementos ... cada um trazendo algo para adivinharmos do que se trata!!!! bárbaro, não??
    abraços e até hoje a noite.
    Marccus

    ResponderExcluir
  14. Eu moro em Rio Doce Olinda, já morei na rua "Psidium guajava" da família Myrtaceae
    e também perto tem a rua "Persea americana" da família Lauraceae. E a rua "Citrullus lanatus" da família Cucurbitaceae.

    ResponderExcluir
  15. Ah, esqueci! Ainda tem a rua do "Prunus persica" da família Rosaceae.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Guigui, eu já fui no parque dos Eucalyptus globulus (hahahahahahahah), afinal eu também moro em Ponte dos Quercus faginea. Mas não tá em reforma mais não (afinal nem começou a reforma, mas enfim...). Ah, já fiz altos picniques no parque da Artrocarpus heterophyllus. Já fui tanto que enjoei ¬¬'.
    Nunca fui na estrada da Campomanesia xanthocarpa e nem moro nos bairros Tamarindus indica ou no Campomanesia dichotoma (e não melembro de já ter passado por lá =/). Moro no outro extremo do mundo civilizado, lá onde o vento tá fazendo o retorno.

    ResponderExcluir
  18. Não to conseguindo postar...
    O Parque da Artocarpus heterophyllus, vulgarmente conhecida como jaqueira, é uma árvore tropical cujo fruto é conhecido como jaca. Pertencente a família Moraceae. Um belíssimo parque com área de lazer maravilhos para interagir com a natureza.. Faz muito tempo que não vou lá...uma ótima pedida para o final de semana;
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_heterophyllus
    A Estrada Campomanesia xanthocarpa será a da Guabiraba. Pertencente a famíla Myrtaceae conhecida popularmente como gabirobeira. Se for nesse local não o conheço.
    http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=441
    http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Campomanesia_xanthocarpa.htm
    Bairro Tamarindus indica, pertencente da família Fabaceae, popularmente conhecido com Bairro da Tamarineira. Belíssimo local..tenho parentes por lá. Dessa planta utiliza-se o fruto para suco e doces, as sementes servem de forragem para animais domésticos e o cerne da madeira é de excelente qualidade utilizada para diversas finalidades. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarindus
    Campomanesia dichotoma da mesma falimila da Campomanesia xanthocarpa, Myrtaceae. A espécie do nome ao Bairro da Guabiraba o qual também não conheço.http://www.flickr.com/photos/tarcisoleao/5156458268/Além desses bairros com no de espécie conheço também o Bairro do Cajueiro (Anacardium occidentale da família Anacardiaceae); Coqueral devido ao coqueiro (Cocos nucifera) da família Arecaceae; Macaxeira devido a mandioca (Manihot esculenta )da família Euphorbiaceae; Mangueira (Mangifera indica L)
    da família Anacardiaceae; Mangabeira (Hancornia speciosa) da família (Apocynaceae). Espero ter contribuido...

    Tatyana augusto.

    ResponderExcluir
  19. que tal uma ida a rua Arundina bambusifolia,da familia Orchidaceae, aqui em camaragibe
    ou ate mesmo a rua Jasminum officinale,da familia Oleaceae... minha cidade é rica em homemnagem as plantas...
    o/

    Bárbara Valeska

    ResponderExcluir
  20. Com certeza já visitei o parque Artrocarpus heterophyllus, é um lugar maravilhoso para caminhar. Infelizmente não me recordo de ter passado pela estrada das Campomanesia xanthocarpa muito menos pelo bairro da Campomanesia dichotoma. Em relação ao bairro Tamarindus indica, vivo indo lá visitar minha dentista. Alguém já conheceu a Rua Paullinia cupana?E a Rua Cinnamomum zeylanicum? E a rua da Olea europaea? Todas estas ruas são da cidade de Olinda. Sendo as Ruas Paullinia cupana e Cinnamomum zeylanicum do bairro Ouro preto e, a Rua da Olea europaea do bairro Peixinhos.
    Att.,
    Nathália Viégas

    ResponderExcluir
  21. Também encontrei a Rua Coffea sp., que é um arbusto da família Rubiaceae e Rua do Lilium sp..
    Segue os sites onde vocês poderão identificar os nomes das ruas:
    www.testenepal.blogspot.com (Paullinia cupana)
    www.toptropicals.com (Cinnamomum zeylanicum)
    www.plantcare.com (Olea europaea)
    www.es.gov.br (Coffea sp)
    www.jardimdeflores.com.br (Lilium sp.)
    Att.,
    Nathália Viégas

    ResponderExcluir
  22. O Parque Artrocarpus heterophyllus é muito bonito, mas faz um tempão que não vou por lá.
    Quanto à Estrada das Campomanesia xanthocarpa, não lembro de ter passado por lá.
    Os bairros Tamarindus indica ou no Campomanesia dichotoma até sei onde são, mas nunca fui lá.

    Aqui onde moro (Ponte dos Carvalhos - Cabo) também tem alguns lugares notáveis:

    A Rua da Mangifera indica é umas das maiores ruas de Ponte dos Carvalhos.
    Também temos o Parque dos Eucalyptus camaldulensis.
    Além disso, tem mum "loteamento" aqui em Ponte dos Carvalhos chamado "Cidade Jardim" em que todas as ruas têm nomes de flores, sendo assim, temos a Rua da Rosaceae, a Rua das Bellis perennis, Rua das Magnolia grandiflora, entre outras.

    ResponderExcluir
  23. Recentemente descobri a paixão pela corrida, duas vezes por semana vou até o parque Artrocarpus heterophyllus – parque da Jaqueira - e pratico meu esporte favorito é de graça é bom faz bem.

    Próximo ao bairro em que resido existe outro bairro muito conhecido dos papudinhos que curtem o caju como tira gosto, é o Anacardium occidentale L., da família Anacardiaceae - bairro de Cajueiro.

    Pessoal tenho que confessar eu prefiro a castanha o verdadeiro fruto como é gostoso.

    ResponderExcluir
  24. Não podemos nos esquecer do bairro da Ruta graveolens L. onde se localiza o estadio do santa cruz,mais confesso que não gosto muito de futebol,agora que eu me lembre nunca passei nestes lugares (parque Artrocarpus heterophyllus,bairro do Tamarindus indica ou a estrada Campomanesia dichotoma),mais tenho vontade de ir no parque Artrocarpus heterophyllus.

    SEVERINA

    ResponderExcluir