terça-feira, 23 de agosto de 2011

aula 3af. 23 de agosto

Bom dia a todos,

hj teremos nossa primeira aula virtual em caráter experimental. constará de uma série de atividades que estarão disponibilizadas aqui no blog.

Atenção: as atividades deverão ser concluídas até o horário final da disciplina podendo ser inciada desde já! vamos lá! leiam, pensem, discutam on line através dos diversos mecanismos que disponibilizamos e o mais importante construam o conhecimento e fervilhem o cerebro!

1a. atividade: responder o questionário elaborado sobre questões discutidas em nossas aulas presneciais anteriores: http://migre.me/5wLwF

2a. atividade: ler o texto 2 : "estudantes se tornam cienntistas" e comentar no blog - "como poderíamos aplicar este contexto no ensino de botânica, especificamente para tratarmos de biodiversidade?"o texto já está disponível através do googlegroups!

3a. atividade: com o propósito de entendermos fontes diversas de consumo de alimentos comente no blog sobre: "O que eu comi no meu almoço de hoje???" para evitar os engraçadinhos de plantão ... serve o de ontem se você não almoçou hoje ou o de anteontem ou de antes etc..
escolha 3 (três) produtos de origem vegetal que você ingeriu na refeição e através de uma busca em sites de uso preferencialmente confiável do ponto de vista da qualidade da informação, indique o nome científico e a família. importante que seja indicado também qual a fonte da internet que foi utilizada.

boa atividade a todos e lembrem-se que as atividades devem ser postadas até o horario final de nossa aula de hoje!
esta atividade será computada como parte da 3a. nota.

abraços

10 comentários:

  1. Professor, não entendi a 2ª questão do questionário. O Senhor quis se referir á que?? Deixei a questão em branco no meu questionário. A questão era a seguinte:
    Apesar de todos estarem incluídos no Reino das Plantas, existem diferenças significativas entre eles. Indique a resposta correta. *

    avasculares exclusivamente
    avasculares e vasculares
    vasculares exclusivamente

    ResponderExcluir
  2. mayara,
    irei rever a questão. obrigado. o mais importante é colocar a cabeça para funcionar! ótimo. adorei seus comentário sobre o que comeu hj!
    abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  3. mayara,

    qto a questão que vc indicou, quais das três respostas é aplicável ao Reino da plantas??
    ou seja, os represnetantes do Reino das Plantas são exclusivamente avasculares, avasculares e vasculares ou exclusivamente vasculares?????
    fácil não???
    abracos
    marccus

    ResponderExcluir
  4. Estou maravilhado com essa tecnologia educativa!

    ResponderExcluir
  5. bem!!!!
    pode-se colocar os alunos como cientistas nas aulas de botânicas,primeiro se faz uma sondagem do conhecimento deles sobre natureza,diversidade,o que a comunidade possui de área verde e que espécies de plantas existe no entorno da escola.para essa pesquisa eles podem utlizar o livro dado pela escola e a biblioteca da instituição alem do laboratório de informatica.
    Após essa pesquisa as aulas práticas podem acontecer dentro dos laboratórios de ciências onde eles aplicarão todos os conceitos adquiridos na pesquisa e vão trabalhar morfologia,evolução,diversidade e qual sua importância para o planeta e o ser humano associando assim todas as informações e com o minimo de desinteresse da turma.
    Liliane

    ResponderExcluir
  6. Um comentário a respeito do questionário... A maioria das perguntas feitas foram bem específicas da aula do sábado. Como eu não posso estar presente a essas aulas do sábado pois eu assumo turmas no meu trabalho aos sábados pela manhã, me senti prejudicada já que essa atividade valerá para a terceira nota, e eu iria realizar a atividade do jardim do CCB na proxima sexta que é o unico dia que eu não trabalho fora o domingo.

    Não quero com isso dizer se está certo ou errado, so mostrar que a dificuldade existiu e que me prejudicou. Eu gostaria realmente de poder ir a aula do sabado, mas qualquer pessoa que trabalha em cursos de idioma (como eu) dá aulas aos sabados. Estou respondendo como posso o questionário, e só espero que eu não seja prejudicada por necessitar trabalhar aos sábados.

    ResponderExcluir
  7. Os recursos oferecidos pela professora Rosana Helena foram bastante atrativos e motivadores aos alunos, algo que não é muito comum no ensino médio pelas aulas só se tratarem,geralmente,a quadro e ditados,hoje em dia!
    Os projetos pedagogicos nunca foram tão requisitados,hoje em dia, por conta das facilidades tecnológicas presentes.A cultura científica deve - se ser inserido desde o ensino fundamental para despertar interesses ao alunado facilitando uma maior compreenção ao assunto em questão.

    ResponderExcluir
  8. Rebeca,

    como eu havia explicado a turma, varias atividades relamente necessitam de luz para observarmos. e por esta razao temos aulas aos sabados pela manha. entendo suas limitacoes que também ocorrem com outros colegas de turma.

    por esta razão, o questionário é apenas uma parte da atividade que reúne inúmeros pontos.

    além disto, o questionário tem aspectos abordados tanto na aula teórica quanto na aula prática e nada impede que vc o faça em outras oportunidades.

    ressalto ainda, que as questões apresentadas estão todas disponíveis em sites relacionados a botânica, especialmente a sistemática/taxonomia vegetal.

    não tenho dúvidas que você encontrará um tempinho na 6af. para dar uma passada rápida no jardim do CCB e complementar seu questionário.

    o importante é a construção e busca do aprendizado.

    abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  9. Claro que eu busco pela internet e encontro as respostas que necessito, mas se eu tivesse condições de ir a aula seria muito mais fácil a minha assimilação! Alguns pontos foram sim abordados em outras oportunidades, mas mesmo assim as perguntas são bastante específicas e claro que pedi ajuda aos colegas tbm.

    Entendo que há coisas que so podem ser vistas de dia e perco com isso por ser exatamente no sábado pela manha! Eu por exemplo estou livre todas as sextas e foi falta de sorte ser aos sábados, estou ciente disso.

    Vou sim nessa sexta ao jardim do CCB tentar fazer a minha atividade, e se eu precisar de alguma coisa vou entrar em contato e tirar dúvidas, tenha certeza disso!

    Obrigada profesosr e até terça, presencialmente. =]

    ResponderExcluir
  10. Rebeca,

    concordo que as aulas ajudam muito mas principalmente permitem uma visao atraves de um vies mais construtivo.

    diverta-se no jardim do CCB qdo vc tiver oportunidade e aproveite este momento que vc tem livre para ganhar em qualidade.
    estarei sempre a disposicao em auxiliar no que for possivel.
    abracos, mas antes de presencialmente na próxima 3af. nos falaremos muitas vezes através do twitter e do blog.

    Marccus

    ResponderExcluir