quarta-feira, 17 de agosto de 2011

encontro de ontem 16/08/11

caros,

Ontem nosso encontro foi bastante produtivo e intenso. Tal qual como deveria ter sido.

Enquanto vocês estavam se divertindo e relembrando os termos morfológicos a serem utilizados em Angiospermas, eu cadastrei os emails a mim disponibilizados por vocês.
Chequem seus emails (especialmente a caixa de spams), pois ontem a noite foi enviado um questionário de sondagem inicial para uso na disciplina. respondam o mesmo o quanto antes para que eu possa realizar os ajustes necessários nos nossos próximos encontros.

Hoje pela manhã, para minha grata surpresa alguns de vocês (ainda poucos!) já estão seguidores da disciplina no Twitter. Obviamente enviei um tweed de boas-vindas aos seguidores.
Inscrevam-se e sigam-se mutuamente, pois desta maneira a informação produzida por cada um de vocês será muito mais rapidamente disponibilizada e compartilhada.

E aqui estamos no blog para comentários, dúvidas e outras questões pertinentes a disciplina.

Lembrem-se que estaremos, eu e o monitor Emanuel, disponíveis a contribuir na construção do conhecimento de vocês utilizando neste semestre o apoio de diversas mídias.

com base na lista de alunos matriculados na disciplina, alguns não estavam presentes ontem. caso alguém conheça algum destes faltosos(as), pfavor informe-o(a) que a disciplina já está a todo vapor e que teremos um encontro presencial no próximo sábado!

abraços, boa semana e até nosso próximo encontro virtual e/ou presnecial (sábado às 9h no CCB)

10 comentários:

  1. Olá, queridos alunos do Prof. Marccus Alves!

    Vamos participar do blog!
    TAE Cristina

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  2. De modo algum posso refutar a ideia exposta por Mark Weston em entrevista, uma vez que representa a realidade em todo o mundo.
    Dentro da Universidade Federal De Pernambuco pude, evidentemente, observar que as aulas com multimídia, ou seja, a partir da utilização de data show não alteram o desempenho de grande parte dos alunos.
    Com efeito, a geração vigente nasceu em meio a tecnologia; portanto, as inovações tecnológicas já não mais asseguram o interesse, e muito menos garantem a atenção dos alunos. O interesse pelo assunto ocorre pela dinâmica: o aluno precisa acompanhar ativamente a aula, como agente participante daquilo que deve ser tão-somente dele; em outras palavras, o conhecimento.

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  3. Sobre a última aula,a respeito do comentário do texto de que temos uma idéia limitada sobre o sucesso eu concordo plenamente que isso precisa ser mudado o quanto antes... e inicialmente apartir da nossa propria casa,pois os próprios pais acham que o a nota 10 equivale a 100% de aprendizado, o que pode significar apenas uma rápida memorização(decoreba).Nós como professores devemos incentivar o aprendizado em equipe e acabar com a escola tradicional.

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  4. O texto que eu li em sala foi o da revista Época, com o título "Temos uma idéia limitada do sucesso". Eu gostei do texto, concordo com a mãe e penso que os alunos não são apenas uma nota e as escolas um ranking. Isso não é e nem nunca foi a melhor forma de avaliar ninguém e nem de fazer uma pessoa ter relações saudáveis com as outras. A maior preocupação deveria ser se o aluno está acompanhando o conteúdo, se ele está realmente assimilando o conteúdo ao invés de preparar o aluno mecanicamente para fazer uma prova.

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  5. Eu gostei bastante dessa idéia do blog. Sobre o texto discutido em sala de aula, o meu foi "A tecnologia serve como mediadora". Acho que primeiramente deveria haver mudanças na formação do educador, em relação a essas tecnologias. Como afirma Mark Weston não adianta trocar um livro didático que não funciona para um aluno por um livro digital, pois sendo assim havendo a troca sem um bom uso não mudará em nada. Essa relação com a tecnologia estimula e ajuda a melhorar o aprendizado do educando. Os estudantes estão saturados de aulas com quadro e piloto.

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  6. “A tecnologia serve como mediadora”. Concordo plenamente com Mark Weston quando ele diz que é preciso ter uma nova formação para professores. No meu caso, por exemplo, não tive a oportunidade de cursar nenhuma disciplina que trabalhasse a utilização da tecnologia na educação. E, confesso que sei muito pouco sobre as inovações tecnológicas utilizadas atualmente. Portanto, seria interessante incluir na grade curricular dos cursos de licenciatura uma disciplina que tratasse de tais inovações. Proporcionando assim uma melhor qualificação para os futuros docentes.

    Nathália Viégas

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  7. Também fiquei com o texto: "Temos uma ideia limitada do sucesso". É um entrevista interessantissima a respeito da educação do mundo de hoje. Donde os estudanntes são educados tanto em casa quanto na escola a serem limitados, buscando apenas notas boas para "passar". Mas o que importa nota se não se sabe o conteudo depois de uma semana ou o estudante não sabe interagir com as pessoas e muito menos criativo. Para o sistema só interessa o rankings e coloca em ultimo plano a verdadeira educação de qualidade. A mãe da menina, Vicki Abeles, é uma das poucas mães que percebe este fato e isto é uma pena, pois o lar também tem que saber educar sem se preocupar em notas.

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  8. Sobre o texto, achei interessante a colocação. De fato, sabemos que há problemas crônicos na educação, mas em geral não apontamos direções (até porque, na maioria das vezes, não sabemos) de como melhorá-la. A educação sempre oscilou ao longo da história entre a inclusão e a exclusão da vida social no ambiente escolar. Acredito sim que a escola também tem a função de formar o cidadão, não um cidadão que compete com todos os outros para ser o melhor (como somos treinados para fazer), mas nos relacionando com todos e enxergando o potencial de cada um. Que provas não avaliam ninguém, não é novidade para nós. A questão é, o que fazer???

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  9. “A tecnologia serve como mediadora”. Concordo plenamente com Mark Weston quando ele diz que é preciso ter uma nova formação para professores. No meu caso, por exemplo, não tive a oportunidade de cursar nenhuma disciplina que trabalhasse a utilização da tecnologia na educação. E, confesso que sei muito pouco sobre as inovações tecnológicas utilizadas atualmente. Portanto, seria interessante incluir na grade curricular dos cursos de licenciatura uma disciplina que tratasse de tais inovações. Proporcionando assim uma melhor qualificação para os futuros docentes.

    Nathália Viégas

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  10. O texto "A tecnologia serve como mediadora" deixa claro o que realmente acontece em nossa educação nos dias de hoje. Até que existe investimentos em tecnologias para a educação, mas é preciso saber usar esse meio para que realmente exista uma evolução por parte dos alunos. Já tive a experiência de um blog numa aula de didática e deu muito certo, no fina do período foi discutido sobre isso e ficou claro que os alunos se sentiam mais a vontade de discutir online do que na própria sala de aula. Essa ferramenta deve ser usada de forma complementar e não substituindo a presença dos alunos e professores na sala de aula. Como thais falou.. realmente se faz necessário a mudança na educação do educador.

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