quarta-feira, 21 de março de 2012

Chegamos em Angiospermas!

Caros,

Nosso encontro de de ontem não poderia ter sido melhor. Foi um verdadeiro deleite chegar as Angiospermas.

Depois de milhares de anos evoluindo, conquistando a Terra, adquirindo adaptações para torná-las mas eficientes e competitivas ... eis que finalmente chegaram as flores, os carpelos se fecharam formando o ovário e a dupla fecundação pavimentou este caminho de conquistas com o a disponibilizacão do precioso e desejado endosperma.

Junto a isto, não dá para esquecer os mecanismos de polinização, fecundação e dispersão.

Passeamos ainda pela riqueza de formas e estratégias adaptativas observadas entre as Angiospermas. Desde do hábito, das ráizes e caules, alem das folhas, flores, frutos e sementes para as quais foram destacadas algumas destas estrategias.

Para finalizar, elaboramos um exercício-teste com questões para o Enem sobre a Floresta Atlântica. Que desafio foi colocar a cabeca para funcionar as 9 da noite!

Ao final, apesar de cansativo, pois o meu joelho reclamou muito  de dor ...., a missão do encontro de ontem foi cumprida.

Suoer bem-vindos ao mundo das Angiospermas...... um mundo de flores e frutos, que não ocorrem em nenhum outro grupos de plantas!

Abraços.
Marccus

5 comentários:

  1. Raissa Vasconcelos Costa21 de março de 2012 às 11:51

    Professor, não pude comparecer à aula de ontem. Gostaria de saber se as atividades realizadas valeram alguma pontuação e se valeram, como eu poderia tentar recuperá-las.

    Abraços,

    Raissa Costa.

    ResponderExcluir
  2. Pena de perdido esse início as Angiospermas tão empolgante. Uma dúvida, professor...o exercicio eu posso ter acesso(xerocar) para estudos?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Gente, adorei a atividade da elaboração de questão para o ENEM.
    Quando nos deparamos com uma atividade como essa, é que percebemos o quanto ainda precisamos buscar para nos tornarmos bons profissionais.
    Mas acredito que o caminho é esse mesmo, estímulo, inquietação e desafios.

    Obrigada professor, só temos a ganhar.

    Aos queridos colegas, estou deixando o endereço de sites ondes vocês podem encontrar os parâmetros básicos para elaboração de ítens, seguindo a TRI (teoria de resposta ao íntem), é um bom começo para quem já está em sala de aula e que fazer um diferencial em seu trabalho.

    Espero que gostem.

    http://www.educacao.org.br/eja/areadoeducador/Materiais%20Administrativos%20e%20Pedaggicos/guia_elaboracao_itens_FB.pdf

    http://www.fessor.com.br/arquivos/dicas/Como%20Fazer%20Provas/Tecnicas%20para%20Elaboracao%20de%20Itens%20de%20ME.pdf

    http://saberativo.blogspot.com.br/2010/10/refletindo-sobre-avaliacao-e-elaboracao.html

    http://www.pucrs.campus2.br/~jiani/gap/analise.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla e demais,

      Bom saber que a atividade de elaboração de questões "estilo ENEN" despertou o interesse.

      Além de atuar na educação formal, o professor muitas vezes é contratado para ser um elaborador/colaborador em questões d eprovas dos mais variados tipos.
      É uma outra fonte de renda e área de atuação que cada um pode desenvolver habilidades específicas.

      Além do que, em sala de aula, o professor tem que ser criativo e atualizado em suas questões avaliativas.

      Ótimas sugestões dos sites.

      Abraços
      Marccus

      Excluir
  4. Criatividade é o que não falta! Tenho que concordar que foi um desafio colocaar a cabeça pra pensar às 9 horas da noite depois de um dia todo de aulas... Mas foi uma ótima experiência, afinal de contas um professor tem que estar preparado para usar a criatividade nos vários momentos do seu trabalho.

    Abraços

    Daniele Pires

    ResponderExcluir