Caros,
Nosso encontro de de ontem não poderia ter sido melhor. Foi um verdadeiro deleite chegar as Angiospermas.
Depois de milhares de anos evoluindo, conquistando a Terra, adquirindo adaptações para torná-las mas eficientes e competitivas ... eis que finalmente chegaram as flores, os carpelos se fecharam formando o ovário e a dupla fecundação pavimentou este caminho de conquistas com o a disponibilizacão do precioso e desejado endosperma.
Junto a isto, não dá para esquecer os mecanismos de polinização, fecundação e dispersão.
Passeamos ainda pela riqueza de formas e estratégias adaptativas observadas entre as Angiospermas. Desde do hábito, das ráizes e caules, alem das folhas, flores, frutos e sementes para as quais foram destacadas algumas destas estrategias.
Para finalizar, elaboramos um exercício-teste com questões para o Enem sobre a Floresta Atlântica. Que desafio foi colocar a cabeca para funcionar as 9 da noite!
Ao final, apesar de cansativo, pois o meu joelho reclamou muito de dor ...., a missão do encontro de ontem foi cumprida.
Suoer bem-vindos ao mundo das Angiospermas...... um mundo de flores e frutos, que não ocorrem em nenhum outro grupos de plantas!
Abraços.
Marccus
Professor, não pude comparecer à aula de ontem. Gostaria de saber se as atividades realizadas valeram alguma pontuação e se valeram, como eu poderia tentar recuperá-las.
ResponderExcluirAbraços,
Raissa Costa.
Pena de perdido esse início as Angiospermas tão empolgante. Uma dúvida, professor...o exercicio eu posso ter acesso(xerocar) para estudos?
ResponderExcluirobrigada!
Gente, adorei a atividade da elaboração de questão para o ENEM.
ResponderExcluirQuando nos deparamos com uma atividade como essa, é que percebemos o quanto ainda precisamos buscar para nos tornarmos bons profissionais.
Mas acredito que o caminho é esse mesmo, estímulo, inquietação e desafios.
Obrigada professor, só temos a ganhar.
Aos queridos colegas, estou deixando o endereço de sites ondes vocês podem encontrar os parâmetros básicos para elaboração de ítens, seguindo a TRI (teoria de resposta ao íntem), é um bom começo para quem já está em sala de aula e que fazer um diferencial em seu trabalho.
Espero que gostem.
http://www.educacao.org.br/eja/areadoeducador/Materiais%20Administrativos%20e%20Pedaggicos/guia_elaboracao_itens_FB.pdf
http://www.fessor.com.br/arquivos/dicas/Como%20Fazer%20Provas/Tecnicas%20para%20Elaboracao%20de%20Itens%20de%20ME.pdf
http://saberativo.blogspot.com.br/2010/10/refletindo-sobre-avaliacao-e-elaboracao.html
http://www.pucrs.campus2.br/~jiani/gap/analise.pdf
Karla e demais,
ExcluirBom saber que a atividade de elaboração de questões "estilo ENEN" despertou o interesse.
Além de atuar na educação formal, o professor muitas vezes é contratado para ser um elaborador/colaborador em questões d eprovas dos mais variados tipos.
É uma outra fonte de renda e área de atuação que cada um pode desenvolver habilidades específicas.
Além do que, em sala de aula, o professor tem que ser criativo e atualizado em suas questões avaliativas.
Ótimas sugestões dos sites.
Abraços
Marccus
Criatividade é o que não falta! Tenho que concordar que foi um desafio colocaar a cabeça pra pensar às 9 horas da noite depois de um dia todo de aulas... Mas foi uma ótima experiência, afinal de contas um professor tem que estar preparado para usar a criatividade nos vários momentos do seu trabalho.
ResponderExcluirAbraços
Daniele Pires