quarta-feira, 28 de março de 2012

O encontro de ontem e o que vem por aí

Boa dia a todos!

Nosso encontro ontem foi super enriquecedor.

Após uma breve discussão sobre Mata Atlântica com base nas leituras que foram realizadas nas duas últimas semanas, foi possível revisar o processo chamado de Dupla Fecundação, além dos termos polinização, fecundação e dispersão.

Em seguida demos continuidade ao nosso aprendizado sobre a classificação e evolução das Angiospermas. Ontem tratamos da organização dos grandes grupos e suas principais características - Angiospermas Basais, Monocotiledôneas, Eudicotiledôneas (subdivididas em Rodídeas e Asterídeas).

Posteriormente debatemos as estruturas encontradas nos frutos de Caju, Coco e Milho. Onde está a semente? o que é o fruto? Foram algumas das perguntas respondidas para cada um dos três exemplos.
Em aulas futuras discutiremos outros tipos de frutos tão intrigantes quanto estes.

Finalmente tivemos nosso exercício regular, desta vez sobre Mata Atlântica e com base nas questões elaboradas no exercício anterior da semana passada.
A pontuação variou de 2-10, sendo que 19 alunos (70% dos participantes da avaliação) obtiveram nota 7,0 ou acima disto. Excelente, nao?

Parabéns especialissimos a Danielle, Diogo e Rafaela Rodrigues pela nota 10,0 e Esmeraldo, Josaias e Raphael pela nota 9,0!   Todos seis no top sobre Mata Atlântica.
As demais notas serão apresentadas no nosso próximo encontro.

IMPORTANTE: a avaliação 1 será na próxima 3af. tendo como conteúdo o conhecimento construído nos encontros anteriores, incluindo os capítulos de apoio do livro-texto da disciplina (Biologia Vegetal, Raven et al.), as aulas presenciais, as atividades práticas e as aulas no ambiente virtual.

As atividades da semana serão concentradas no estudo para a avaliação do próximo encontro. Após esta etapa inciaremos nosso aprendizado sobre o Cerrado.

Abraços a todos e ótima semana.

Marccus

11 comentários:

  1. Bom pessoal boa noite!

    Resolvi passar por aqui tentar fazemos uma troca de conhecimento uns com os outros já que temos prova na próxima terça-feira,vamos trocar temos e conceitos sobre o que pode ser cobrado na prova,ai vai alguns conceitos com o professor mesmo disse são fundamentais..

    Espropolenina: É uma substancia que reveste o esporo e o grão de pólen formando uma barreira impermeável.

    Dialipétala:Quando as pétalas estão livres
    Gamopétala:Quando as pétalas estão soldadas

    actinomorfa ou radial: Com vários planos de simetria.
    Zigomorfa:Um só plano de simetria

    Trimera:Quando as pétalas ou sépalas estão em numero de três.Lembrando a aula de ontem que as monocotiledôneas são trimeras.


    Tetrâmera ou pentâmera:Quando as pétalas são em numero de 4 ,5 e seus múltiplos,lembrando mais uma vez das dicotiledôneas

    Dupla fecundação:

    Ocorre nas Angiospermas,esse processo ocorre quando o esporo encontra o estigma certo e lança o tubo polínico dentro do estilete e chega a oosfera,La um núcleo é fecundado,formando o zigoto e o outro são fecundados formando um tecido triploide chamado de endosperma que irá nutrir o embrião.

    P.S.Lembrem-se que existem plantas que evoluíram e não desenvolvem o endosperma,com as Orquídeas,essa fazem sua nutrição em associação com fungos!


    Brejo de Altitude:São áreas elevadas,úmidas e frias da caatinga.

    Filia:Polinização

    Coria:Dispersão

    Epífitas: crescem sobre outras plantas vivas, utilizando-as somente como suporte, tendo perdido por completo a conexão com o solo.

    Hemiepífitas: também vivem sobre outras plantas vivas, mas sempre mantendo conexão com o solo por meio de raízes e até mesmo pelo seu rizoma (tronco).


    Cansei,mas vamos continuar .....

    Parasitismos,holoparasita entre outras o que vc's souberem poste por aqui.

    P.S.Professor me corrija por favor antes de postar,se o senhor achar que deve.rsrsrsr

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  2. Rafael,

    ÓTIMA INCIATIVA! parabéns.

    pena sum ajuste - o termo correto é ESPOROPOLENINA.

    e as flores pentâmeras e tetrâmeras são características das atualmente consideradas EUdicotiledôneas.

    Abraços.
    Marccus

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    1. Verdade!!Cabei digitando rapido porque a biblioteca fecha as 21:00,mas as 20:30 o povo ja coloca agente pra fora.rasrsrsrsrsrsr

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  3. gente, aí está o vídeo sobre Dupla Fecundação que achei! :D espero ajudar ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=TIKuN4xR984

    Rebeca Melo

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  4. A turma agradece a gentileza em socializar o link!

    obrigado!

    Marccus

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  5. Seguindo a ideia de Raphael..que gostei muito!

    eu tive algumas dúvidas em relação a alguns termos como: endêmicas, nativas, exóticas e invasoras. Então agora que li mais e conversei com professor a respeito, vamos lá (para aqueles que assim, como eu também ainda estão/estavam confundindo)

    1- Plantas nativas são diferentes de endêmicas

    Uma planta pode ser NATIVA do estado de Pernambuco, e ocorrer exemplares em outros lugares do nosso país, por exemplo. Já uma planta endêmica, ela é natural digamos assim. Exemplificando: as plantas da família Cactaceae são endêmicas de nossa região, uma vez que a Caatinga é um ecossistema nosso! Logo, as plantas endêmicas não podem naturalmente existir em outros ambientes, só se existirem fatores externos como: o homem que pode levar...sendo assim um polinizador não natural. Sendo assim uma planta Nativa pode ser endêmica, mas uma planta endêmica não pode ser nativa.

    Espécies exóticas: a espécie se torna exótica quando é levada para um ambiente que não seja natural da espécie, tem diversos fatores que pode ocorrer isso. Mas, muitas espécies exóticas conseguem viver em equilíbrio com outras espécies de plantas e com animais, interagindo-as.
    agora, ela se torna invasora, quando é levada naturalmente ou através do homem, e essas espécies de planta não ficam interagindo com as espécies locais, mas começam a ser prejudicial, e aí invadindo cada vez mais o ambiente, e isso pode acarretar sérios problemas, tanto pata flora local, como para fauna.

    ps: Marccus, está tudo correto? Por favor, se eu ainda confundi algo, me corrija, por favor! Obrigada pela atenção e aos amigos de classe, espero ter ajudado! E que todos façam uma ótima prova terça - feira.

    abraços.
    Adna

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    1. Adna

      Exclente contribuicao.

      Porém é importante um pequeno ajuste no texto. Uma planta ENDEMICA é obrigatoriamnete NATIVA, porém uma planta NATIVA nao necessariamente é ENDEMICA.

      aproveitando o exemplo da Adna:
      a) uma espécie de cacto conhecido como xique-xique é nativa e endêmica da Caatinga, ou seja, só ocorre em áreas de caatinga e de forma natural (ou seja, sem interferência do Homem).

      b) uma espécie de euforbiácea conhecida como pinhão-bravo é nativa porém NAO endêmico da Caatinga pois alem de ocorrer naturalmente na Caatinga tambem ocorre em outras áreas de forma natural como por exemplo a ilha de Fernando de Noronha.

      c) uma espécie de leguminosa conhecida como älgaroba" é introduzida na Caatinga (ou seja, é uma planta exótica) pois foi trazida de outro local e plantada pelo Homem. Por tanto ela NAO é nativa e consequentemente nem poderia ser endêmica. Esta planta atualmente é considerada como uma invasora muito agressiva pois está ocupando áreas naturais de Caatinga por tanto competindo (co sucesso) com as espécies nativas.

      Entendido????

      Algumas refer6encias básicas podem ajudar neste tema e que estao disponiveis na biblioteca do CCB ou mesmo na internet.

      Abracos

      Marccus

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    2. Obrigada professor, pela correção e contribuição.

      Boa semana a todos!

      Adna

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  6. Oi Pessoal!

    Encontrei um vídeo muito bom sobre angiospoerma e queria dividir com vocês.

    http://www.youtube.com/watch?v=4Yg_f4KatWM&feature=endscreen&NR=1

    Michelle Santana

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  7. CONCEITOS:

    PLANTA EXÓTICA: q não é do local e foi trazida.
    PLANTA NATIVA: do local onde ela nasce.
    PLANTA INTRODUZIDA: trazifo pelo homem de um ambiente para outro.
    PLANTA INVASORA: ocupando espaço q foi apropiado pelo outro.

    Por esse site se consegue preencher o exercício da aula no jardim do CCB e conhecer um pouco mais sobre as famílias.

    http://www.ceapdesign.com.br/familias_botanicas.html

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  8. Como o Prof. Marccus Alves mesmo falou, na prova pode ser abordado qualquer assunto que foi discutido em sala, então essa reportagem do Globo Repórter é uma ótima ferramenta para relembrar as características do Bioma Caatinga e aborda também a história, evolução, degradação feita pelo homem, entre outros aspectos. As imagens do local são lindas (Piauí). Espero que ajude a todos.

    Boa Prova Amanhã!

    http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/aventura/v/caatinga-guarda-vestigios-dos-primeiros-homens-das-americas/1861077/

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