quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividade para próxima 3af. 13/03

Caros,

Conforme conversado em sala de aula, a atividade da semana deverá ser postada aqui - no ambiente virtual.

Cada um deverá buscar um bairro, rua, praça, parque, ou seja, qualquer espaço público de sua cidade que tenha recebido o nome de uma PLANTA.

Após a escolha, procure o nome cintífico + autor apropriado para a planta nas diversas bases de consulta da internet.

E finalmente poste nos comentários logo aqui em baixo no nome popular da planta escolhida, o seu nome científico (+ autor da espécie), onde fica o local escolhido e os potenciais usos desta planta (se tens fins fitoterápicos, ornamentais, alimentício, etc....)! Quem sabe possamos fazer um passeio para encontrar as Plantas do Recife????

Esta atividade deverá ser postada até o início da aula do dia 13/03 (próxima 3af).

Abraços.
Marccus

45 comentários:

  1. olá a todos só para facilitar, existe um site chamado discover life e lá você pode pode procurar pelo autor apenas digitando o nome cientifico da espécie e do lado do mesmo já aparece o autor. lá também você pode ver os epitetos que não são mais usados,quantas espécies existem,gêneros e etc. também você pode ver a atual distribuição mundial daquela especie. enjoy it!!!!!!!!!!!!!!

    josaias p barbosa
    --------------------------

    ResponderExcluir
  2. JOsaias,

    Ótima sugestão. Com toda certeza os demais utilizarão este recurso.

    A disciplina agradece a dica!

    Marccus

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pessoal!

    Primeiramente um feliz dia para nós mulheres, que embelezam ainda mais o mundo e dispertam paixões! rsrsrs

    Bom, em homenagem a este dia magnífico minha rua é a Rua do Girassol, localizada no bairro do Vasco da Gama - Recife.

    Nome científico e autor: Helianthus annuus L.

    A família é a Asteraceae, maior família das Angiospermas, contendo aproximadamente 500 mil espécies e 90 mil gêneros!

    Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível, usada na alimentação de pássaros em cativeiro e utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.

    Me despeço de vocês esperando que tenha contribuido com as informações e curiosidades! Se sintam presenteados com esta linda planta que possui esta linda inflorescência! Não ganhei nenhuma flor hoje, mas os presenteio assim! rsrsrs

    Beijo a todos até sábado,

    Rafaella.

    ResponderExcluir
  4. Ótima contribuição e um privilégio de quem mora na Rua do Girassol!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,Pessoas!!!

    Minha rua é a Travessa da Mangueira em Ponte dos Carvalhos Cidade do Cabo de Santo Agostinho.

    Nome científico: Mangifera indica

    Família: Anacardiáceas

    Nome comum: mangueira, manga

    Origem: Índia e Burma

    No Brasil, a fruta foi amplamente disseminada. De acordo com Pio Corrêa, a mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do norte e do nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

    Algumas Características da planta: a mangueira apresenta copa bem enfolhada e pode variar de tamanho em função da variedade, da fertilidade do solo, da idade e do porta-enxerto. Em geral, as plantas não enxertadas podem atingir 40 metros de altura, enquanto que nas culturas comerciais e com plantas enxertadas, as plantas chegam a 7 metros. Para impedir o crescimento excessivo da copa, são feitas podas controladas de formação e de produção. Plantas de menor porte facilitam o trabalho para controle de pragas e de doenças e na operação de colheitas. As folhas são grossas, coriáceas, inteiras, lanceoladas, verde-escuras na parte superior, a nervura principal e as secundárias são salientes e a coloração amarelo-esverdeada. Na extremidade dos ramos, forma-se uma inflorescência denominada panícula. Normalmente, a planta floresce e frutifica uma vez por ano, mas, com a adoção de técnicas especiais, como poda e aplicação de hormônios de crescimento ou a combinação de estresse hídrico por 30 a 70 dias e com a aplicação foliar de nitrato de potássio ou cálcio, consegue-se provocar o florescimento e frutificação mais de uma vez ao ano e na época desejada.

    Att:Geane Vicente

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal!
    Na nossa cidade temos a famosa Praça da Jaqueira.

    Nome científico mais autor: Artocarpus heterophyllus Lam.
    Família: Moraceae

    Originaria da Índia, mas cultivada em países tropicais.
    Os frutos da jaqueira são amplamente consumidos in natura ou transformados em geléias e doces. As sementes também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, sendo consideradas afrodisíacas. Na Índia a polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Serve de alimento para a fauna.

    Espero ter contribuído.
    Abraços a todos e até sábado.

    Erika Cavalcanti.

    ResponderExcluir
  7. Olá gente! (:

    Eu pesquisei sobre o nome de um bairro que é vizinho de onde eu moro, o Arruda! Que tem como nome científico: Ruta graveolens L. Sua família é a Rutaceae e tem como nome popular: Arruda, Arruda-doméstica, Arruda-dos-jardins, Ruta-de-cheiro-forte, Ruda, Arruda-fedorenta.

    Esta planta é utilizada para fins medicinais para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, como anti-helmintica, ou seja, agem contra a proliferação de possíveis vermes que estejam no organismo, possui também outras atividades: abortiva, anti-hemorrágica, anti-inflamatória entre outros.

    Além disso é conhecida também pela cultura popular com a função de espantar qualquer tipo de mal. Estudos indicam doses indevidas deste vegetal pode ter o efeito adverso, tornando- se, assim, tóxico para o homem.

    Espero que tenha ajudado bastante a todos com essas informações!

    Abraços,

    Daniele Pires.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas contribuições. Assim já passamos a conhecer as famílias Moraceae, Anacardiaceae e Rutaceae.

    Alguuem sabe que outros produtos de importância econômica usamos destas famílias? São muitíssimos e super utilizados por todos nós!

    Geane atenção para a escrita correta do nome da família, pois a maneira como vc usou é a forma em português e não científica. lembrem que as categorias taxonômicas também obedecem critérios de terminação que devem ser respeitados!

    E vc esqueceu de nos apresentar o autor da espécie.

    Abraços e no aguardo de muitos novos comentários/.

    Marccus

    ResponderExcluir
  9. Raissa Vasconcelos Costa9 de março de 2012 às 10:58

    Pessoal, pesquisei sobre o Parque da Jaqueira, que fica no Bairro da Jaqueira - Zona Norte do Recife.
    Nome popular: Jaqueira
    Seu nome científico é Artocarpus heterophyllus Lam. (autor: Jean-Baptiste Lamark). Pertence à Familia Moraceae.

    Pode atingir 20 metros de altura e até um metro de diâmetro, produzindo em média 90 frutos por árvore no seu estado normal. Suas flores são o próprio fruto, sendo que a masculina morre após a fecundação que é feita por insetos. Da jaqueira tudo se aproveita, os gomos (ou favos) são ricos em açúcar, vitaminas do complexo B, e no período do verão alimenta tanto o homem como animais da floresta. Suas sementes cozidas são comestíveis, ricas em amido. Da casca dos galhos, podemos fazer cordas muito flexíveis e resistentes.

    Um abraço e espero ter contribuído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Raissa, a Eyka foi mais rápida e se apoderou do Artrocarpus heterophyllus ..... sugiro que vc encontre uma outra rua, praça ou bairro bem rápido ... o que não será tarefa difícil pois o que nao falta a nossa cidade são ótimas homenagens as plantas!
      Abraços

      Excluir
  10. Boa tarde pessoal! O nome que escolhi foi de um bairro chamado Mangabeira, Zona Norte do Recife.
    Nome científico: Hancornia speciosa, Autor: B. A. Gomes
    Família: Apocynaceae
    Curiosidades: A madeira é empregada apenas para caixaria e para lenha e carvão,seus frutos são comestíveis e muito apreciados principalmente na região Nordeste do pais, onde são regularmente comercializados nas feiras e, indústrias na forma de sorvetes e doces.
    Fins medicinais: Anticatarral, antiulcerogênica, digestiva, hepática, laxante e purgativa.

    Gostei ;D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, pessoal!

    Então escolhi o bairro aonde moro perto, que se chama Mangueira.

    tem como nome cientifico: Mangifera indica
    é da família das Anacardiáceas.
    Não é brasileira, é nativa da Índia. E é repleta pela sua variedade, chegando a quinhentos tipos. Conhecemos por ser bem comum em nossa região tropical.
    Algumas das descrições da Mangueira é que apresentam uma copa bem enfolhada e podem varias de tamanho em função justamente da variedade, da fertilidade do solo,da idade e do porta-enxerto. Mas em geral as plantas não enxertas podem atingir altura de 40 metros, diferente nas culturas comerciais e plantas enxertadas que chegam a 7 metros. As folhas são grossas, coriáceas, inteiras, lanceoladas, verde-escuras na parte superior, a nervura principal e as secundárias são salientes e a coloração amarelo-esverdeada. Na extremidade dos ramos, forma-se uma inflorescência denominada panícula. Normalmente, a planta floresce e frutifica uma vez por ano, mas, com a adoção de técnicas especiais, como poda e aplicação de hormônios de crescimento ou a combinação de estresse hídrico por 30 a 70 dias e com a aplicação foliar de nitrato de potássio ou cálcio, consegue-se provocar o florescimento e frutificação mais de uma vez ao ano e na época desejada. No Brasil, essas técnicas são usadas com sucesso, principalmente, no Vale do São Francisco, nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. As primeiras flores a se abrir nas panículas são hermafroditas (30%), elas têm os dois sexos juntos, e depois vêm as masculinas (70%.

    Em relação a produção e nosso país,o Brasil é um grande produtor de e está entre os oito maiores produtores mundiais dessa fruta, junto com o México, as Filipinas, a Índia, o Paquistão e a África do Sul. Em 2001, o Brasil produziu 540.000 toneladas em 67.000 hectares e exportou 94.000 toneladas, representando 17,4%.da sua produção. A região Nordeste é a principal produtora com 53% do total. A produtividade média no Nordeste é estimada em 20 toneladas por hectare, mas em áreas onde adotam técnicas mais avançadas chegam produzir 40 toneladas por hectare. Para o estado de São Paulo, a média é estimada em 9 a 10 toneladas por hectare.

    propriedades medicinais da manga:

    Ajuda a tratar de: anemias, bronquites (asmáticas e catarrais), desnutrição, escaras,
    escorbuto, feridas (incluindo as bucais), gengivites, tosses, úlceras varicosas.
    Utilidades Medicinais
    Anemia - A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
    Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
    Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.
    Digestão, distúrbios da - Fazer uma ou mais refeições só de manga.
    Dispepsia - Ver digestão, distúrbios da.
    Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.
    Respiratórias, doenças das vias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
    Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.
    Verminoses - Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma xícara de chá, juntamente com suco de limão.

    Então é isso, um pouco sobre a árvore pelo qual escolhi, espero que tenha gostado e aproveitado as informações.

    abraços à todos!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! escolhi macaxeira um bairro do Recife
    Nome científico: Manihot esculenta Crantz
    Família: Euphorbiaceae
    Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
    Autor: Crantz
    Características: A mandioca é uma planta heliófila, perene, arbustiva originária da América do Sul, a macaxeira constitui um dos principais alimentos energéticos para cerca de 500 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, onde é cultivada em pequenas áreas com baixo nível tecnológico. Mais de 80 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial.
    De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do País, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
    Euphorbiaceae tem se destacado como uma família de importância econômica, especialmente na alimentação humana, produção de látex e óleos, e ainda na medicina popular.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite pessoal,

    A rua que pesquisei chama-se Alecrim, que esta localizada no córrego do jenipapo,próximo a avenida norte no grande recife.
    Seu nome cientifico é Rosmarinus officinalis L. e pertence a família Lamiaceae

    Curiosidade que acho que vocês vão gostar!

    O óleo essencial de alecrim é extraído por destilação a vapor das folhas do arbusto Rosmarinus officinalis, muito cultivado na região do Mediterrâneo preferencialmente em solos de origem calcária. Trata-se de uma planta que exala um forte e agradável aroma canforado, utilizada, há séculos, para fins culinários, medicinais e religiosos.

    Fonte: http://www.quinari.com.br/loja/index.php?option=com_content&view=article&id=51:oleo-essencial-de-alecrim&catid=17&Itemid=9

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos... Moro em Rio doce/Olinda e aqui há grande diversidade de ruas com nome de plantas bem diferentes, como ex:

    Há a R. das Camélias:
    Nome científico: Camellia japonica

    Família: Teáceas
    Origem: Asiática, principalmente das regiões do Japão e Coréia

    Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim "chá", complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.A este gênero ainda pertence a C. sinensis, espécie de cujas folhas se obtém o chá, e cujo comércio movimenta bilhões de dólares todos os anos. Outras espécies de Camellia ainda são usadas localmente na Índia e na China como alternativas à C. sinensis para a preparação de chá. Outras produzem um óleo em suas sementes, aproveitado como combustível.

    E ainda há a R. das Verbenas:
    As verbenas tiveram origem na América do Sul e são conhecidas popularmente pelo nome “camaradinha”. Fazem parte da família Verbenaceae e as duas espécies mais conhecidas são: a Verbena hybrida e a Verbena officinalis. E a classificação do seu gênero se dá pelo sistema Linné.

    Verbenas têm propriedades afrodisíacas, calmantes, digestivas e diuréticas. Curiosamente esta planta é usada para aromatizar cafés e chás ou como perfume e, também, para ser usada como condimento de alimentos (tempero). Considerada sagrada por muitas culturas a verbena atua na proteção, paz, purificação e ansiedade.

    Espero ter contribuido mesmo sendo Ruas de Olinda! ;)

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite e Boa Sorte.
    O local que escolhi, foi um complemento de um bairro chamado VISGUEIRO, zona norte do Recife.

    Nome Científico: Parkia pendula
    Autor: (Willd.) Benth. Ex Walp.
    Família: Fabeacea

    Utulizações:

    Da Árvore: muito ornamental, principalmente pelo aspecto curioso das flores, podendo ser usada com sucesso no paisagismo e na arborização urbana.

    Da Madeira: moderadamente pesada, mole, fácil de trabalhar, durável quando protegida de ambientes externos. Própria para carpintaria e marcenaria, para obras internas, para caixotaria etc.

    Outras: O sumo da casca é usado popularmente em sangramentos ocasionados por golpes e em lavagens de úlceras e feridas. As cascas possuem matéria corante muito boa e, por isso, são usadas na indústria de curtume.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite galera! Escolhi um bairro do nosso recife , o bairro de Cajueiro.
    Nome científico: Anacardium occidentale L.
    Família: Anacardiaceae
    Autot: Franz Eugen Köhler
    Características: Planta originária do baixo Amazonas ou do nordeste brasileiro. A parte carnosa(geralmente de cor vermelha ou amarela), na verdade é um pseudo-fruto formado pelo pedúnculo floral. Já a castanha é o fruto propriamente dito, por sua vez, tornou-se especiaria de luxo, indispensável na culinária nordestina e muito difundida em todo o mundo
    Curiosidade: era o fruto preferido de Maurício de Nassau. Este chegou a baixar um decreto que fixava a multa de cem florins por cajueiro derrubado.
    Espero ter contribuído falando desta planta que tem este pseudofruto da delicioso e uma semente muito saborosa!!!
    Esmeraldo Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Turma!! Em homenagem ao bairro onde moro, vou falar um pouco do Cajueiro... :)

    Tem como nome científico: Anacardium occidentale L. Pertence a família das Anacardiaceae, e é conhecida popularmente como caju.

    Assim como a maioria das frutas, ela apresenta algumas propriedades medicinais como laxante, antiinflamatório, vermífugo e diurético.

    O fruto do cajueiro tem duas partes: o fruto propriamente dito, que e a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente de pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida com o nome de caju. A castanha de caju é uma das principais atividades agrícolas no estado do Ceará e no Rio Grande do Norte.

    Curiosamente, apesar do bairro ser chamado de Cajueiro, raros são as árvores encontradas.

    Espero tem ajudado um pouco.


    Diogo Henrique!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Daqui a pouco nos encontraremos no CCB para a atividade de hoje.

    Antes por'em gostaria de deixar o registro de que algumas plantas estao se repetindo demais .... as jaqueira, magueiras e cajueiros, apesar de muito abundantes na cidade do Recife e adjac^encias nao precisam se repetir tanto aqui no nosso ambiente virtual.

    Existem muito mais do que apenas estes 3 exemplos, certo?

    Vamos aos estudos!

    abracos

    Marccus

    ResponderExcluir
  19. Oi,a planta que escolhi foi a que deu origem ao nome do meu bairro(Imbiribeira),Pelo nome imbiribeira é denominada uma grande árvore da família das myrtaceas - a imbiriba -, existente na flora brasileira, cuja madeira (vermelha ou preta) é usada como ripa, para a fabricação dos telhados das casas. O vocábulo é indígena, originando-se de duas palavras distintas: eimbir, significando rasgar, lascar; e yb, tiradas do seu lenho, rasgada em tiras, apropriada para a extração de ripas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romualdo,

      e qual é o nome cinetífico da imbiribeira???

      Marccus

      Excluir
  20. Oi pessoal! (:
    Escolhi a Rua do Dendezeiro pra falar um pouco sobre essa planta. Essa rua fica no bairro do Amaro Branco, próximo ao Amparo, em Olinda. O dendezeiro possui nome científico de Elaeis guineensis Jacq., e como outras palmeiras pertence à família Arecaceae; essa árvore também pode ser chamada de palmeira-de-óleo-africana, aabora, aavora, palma-de-guiné, palma, dendém (em Angola), palmeira-dendém ou coqueiro-de-dendê.
    O azeite-de-dendê (ou azeite-de-dendém ou óleo de palma) é extraído das sementes e é muito utilizado na culinária brasileira e angolana. Ele é utilizado em pratos como caruru, acarajé, vatapá, dentre outros. Além disso o óleo também pode ser utilizado como combustível substituindo o óleo diesel, na fabricação de sabão e vela, para proteção de folhas-de-flandres e chapas de aço, fabricação de graxas e lubrificantes e artigos vulcanizados. O azeite de dendê é hoje o segundo óleo mais produzido e consumido no mundo, e é rico em vitamina E, tocoferóis e betacaroteno.

    Espero que tenham gostado! :D
    Rebeca Melo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Pesoal!
    Escolhi o jenipapo como planta a ser estudada. Planta essa que tem nome de um bairro da zona norte da cidade do Recife (córrego do Jenipapo).
    Nome científico: Genipa americana L.
    Familia: Rubiaceae
    Nome popular: Jenipapeiro, Jenipa, jenipapo-da-america, jenipaba
    Propriedades medicinais: Laxante, hepática e digestiva
    Curiosidades e origem: Jenipapo, em tupi-guarani, significa "fruta que mancha ou de fazer tintura, fruta que serve para pintar". Os índios usavam o suco da fruta para pintar o corpo. A pintura permanecia vários dias e ainda protegia contra os insetos.
    O jenipapo é originário da América Central e Índia Ocidental.


    Michelle Santana

    ResponderExcluir
  22. Olá Pessoal, escolhi o bairro Sucupira localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Existe algumas espécies de Sucupira, sendo a mais comum a de nome científico: Pterodon emarginatus, da família Fabaceae de Vogel, (Julius Rudolph) Theodor.
    Curiosidade:
    Comum no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso, São Paulo (a espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado).
    O chá da Sucupira são utilizados pedaços de casca ou semente. O mesmo combate a gastrite, úlceras, artrite, amidalite, é também utilizado o óleo contra ao reumatismo.

    Espero ter contribuído.
    Eric Roberto.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Escolhi a Rua do Fruta Pão situada à cidade onde moro, Goiana.

    Nome científico: Artocarpus incisa (Thunb.) L. f.
    Sinonímias: Artocarpus altilis (Parkinson) Fosberg, Artocarpus communis J.R. Forst. & G. Forst., Radermachia incisa Thunb..
    Família: Moraceae
    Nomes populares: Fruta-pão, Pão-de-árvore

    Planta originária da Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia; seu fruto é base alimentar para povos ilhéus da Polinésia (Oceano Pacífico). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios. As frutas-pão dividem-se em duas variedades: a apyrena conhecida por fruta-pão de massa, que não possui sementes e a seminífera, conhecida por fruta-pão de caroço, que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não comestível.
    A fruta-pão também é uma árvore ornamental, de grande porte, e crescimento rápido, podendo alcançar 20 metros de altura. Longeva, vive cerca de 80 anos. Sua folhas são muito bonitas, grandes, perenes e profundamente lobadas. Se for machucada, ela exsuda um látex leitoso que tem aplicações artesanais, para calafetação e como cola. A fruta-pão é uma planta monóica, isto é, com os dois sexos na mesma planta e flores separadas, masculinas e femininas. A polinização é cruzada, mas a frutificação não depende da polinização.
    O frutos são grandes, redondos como melões e chegam a pesar 3 kg. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes. As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas. Também podem ser transformadas em farinha e utilizadas em panificação e confeitaria. As sementes também são comestíveis e podem ser preparadas como outras castanhas, assadas ou cozidas.

    ResponderExcluir
  24. OLÁ PESSOAL,ESCOLHI O BAIRRO DE SUCUPIRA,JABOATÂO.
    Nome cientifico;Bowdichia virgilioides Kunth
    Familia;Leguminosae
    outros nomes comuns;sucupira-mirim,sucupira-roxa
    Bioma;Mata Atlântica,Cerrado,Caatinga e Campo rupestre.
    onde plantar;ruas, avenidas,praças,parques,jardins,margens de corpo d'agua e orla maritima.
    Descrição-Arvore de pequeno a médio porte,4 a 10m de altura.tronco com casca levemente rugosa.Copa globosa a aberta.Folhas deciduas,compostas,foliolos pequenos,flores pequenas,de coloração azul-escura ou roxa.Frutos indeiscentes,alongados,contendo de 1 a 8 sementes.Especie adaptada a diferentes ambientes e diversos tipos de solos, podendo ser considerada uma planta pioneira.A germinação ocorre entre 30 e 60 dias.

    ANDREZA RENATA

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde pessoal e bom restinho de domingo!
    Eu escolhi o nome de uma rua que fica no bairro de Barra de Jangada - Jaboatão dos Guararapes. É a Rua do Cajá.
    Nome científico: Spondias mombin L.
    Família: Anacardiaceae
    Nomes populares: cajá-mirim ou taperebá no Brasil

    #Curiosidades: Os frutos da cajazeira possuem excelente sabor e aroma, além de rendimentos acima de 60% em polpa, e por isso são amplamente utilizados na confecção de suco, néctares, sorvetes, geléias, vinhos, licores.

    Na medicina popular e industria farmacêutica é crescente a utilização da cajazeira. Pio Corrêa (1926) relata que a casca da cajazeira é aromática, adstringente e emética, constituindo um bom vomitório nos casos de febres biliosas e palustres, gozando da reputação de antidiarréica, antidesintérica, antiblenorrágica e anti-hemorroidária, sendo esta última propriedade também atribuída à raiz. As folhas são alimentos prediletos do bicho da seda e utilizadas interna e externamente, conforme os casos; são também úteis contra febres biliosas, constipações do ventre, dores do estomago, complicações consecutivas ao parto e certas e certas enfermidades dos olhos e da laringe, posto que para estas ultimas seja mais recomendável o decocto das flores.

    A cajazeira é utilizada também para extração de madeira, a qual é amarelada, quase branca, mole, leve, de qualidade inferior, sendo muito susceptível ao ataque de insetos e por isso é muito usada para caixões e, mais raramente, para construções internas (Hueck, 1972).

    Atualmente, a polpa congelada de cajá é uma das mais apreciadas em nível nacional, e a demanda a cada dia aumente apesar da inexistência de plantios comerciais.

    Abraços.
    Rayana Carla

    ResponderExcluir
  26. Bom dia a todos.

    Ótimos nomes e buscas por informação diferenciada. Este exercício já permitiu não apenas o aprendizado proposto mas opções para discussão na aula de 3af. dos problemas práticos que detectamos.

    Um bom exemplo é da sucupira. Existem duas espécies de sucupira ou é uma mesma espécie com dois nomes??? este e outros pontos serão aboraddos na aula de amanhã.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia pessoas queridas, eu escolhi a Estrada das Ubaias localizada em Casa forte bairro do recife. Nome usual é Ubaia e nome cientifico é Eugenia patrisii.
    Fruto com formato variando de arredondado a piriforme, de coloração vermelho-intensa, medindo cerca de 2,5-3,0 cm. Possui uma casca lisa e brilhante, muito fina. A polpa é muito suculenta, de coloração também vermelha. Seu sabor é ótimo, agridoce e aromático. A planta é uma arvoreta de 3-5 m, com folhagem densa e folhas jovens de intensa coloração avermelhada (ver terceira foto), o que a torna extremamente ornamental.
    Usos: A fruta é consumida em sucos, sorvetes e geléias. A árvore é ornamental, por sua folhagem densa e verde, sobreposta por brotações intensamente vermelhas.
    Cultivo: Aprecia climas tropicais ou subtropicais leves, preferencialmente com boa distribuição de chuvas. Na fase juvenil deve ser protegida da iluminação solar intensa, mas quando adulta aprecia o sol pleno. O solo deve possuir boa capacidade de retenção de umidade, com bastante matéria orgânica disponível. Inicia a frutificação em um período de 3-4 anos.
    Origem: Ampla distribuição na região amazônica, em vários estados brasileiros.
    Família: Myrtaceae

    Abraços,
    Karina

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal, eu escolhi a Rua do cajueiro, que fica no bairro de Arthur Lundgren e no município de Paulista.

    Nome cientifico: Anacardium occidentale.
    Família: Anacardiaceae.
    Nomes populares: Caju, Pé de caju, Castanha de caju, maçã de caju, dentre outros.

    O cajueiro é uma planta originária do Norte e Nordeste do Brasil. Na natureza há dois tipos, são eles: o comum ou gigante que pode atingir entre 5 e 20 metros em condições propicias e o anão que apresenta uma altura média de 4 metros.

    No Brasil, a produção de amêndoa de castanha de caju destina-se, tradicionalmente, ao mercado externo, gerando, em média, divisas da ordem de 150 milhões de dólares anuais. No entanto a cajucultura nordestina vem atravessando um período critico causado pelo modelo exploratório extrativista, tipo reflorestamento e dessa forma o seu mercado vem se consolidando na Região Sudeste do país.

    O seu fruto é a castanha de caju que tem a forma de um rim humano, tem também um pseudofruto de cor alaranjada ou avermelhada que é geralmente confundido com fruto. Além do fruto, a casca da árvore é também utilizada como adstringente e tônico. O tronco do cajueiro produz uma resina amarela, conhecida por goma do cajueiro que pode substituir a goma arábica, e que é usada na indústria do papel até a indústria farmacêutica.

    A sua importância alimentar se dá por causa da grande quantidade de vitamina C que oferece e por ser ainda uma boa fonte de sais minerais como por exemplo: cálcio, fósforo e ferro.Por ser rico também em fibras é indicado para aumentar a movimentação muscular.

    Além de toda a sua importância alimentar o cajueiro também participa do equilíbrio ambiental.

    Espero ter contribuído, abraços.

    Vanessa Guimarães Souza.

    ResponderExcluir
  29. Mais um Cajueiro???????????????????????????

    acho que vocês nao estao utilizando o ambiente virtual como deveriam ......
    ou seja, estão postando seus comentários sem ler os comentários postados anteriormente pelos colegas de turma ....

    O ambiente virtual é para ser usado, lido, devassado ...

    abraços
    Marccus

    ResponderExcluir
  30. Raissa Vasconcelos Costa12 de março de 2012 às 21:29

    Boa noite pessoal. Não tinha notado que tinha repetido uma planta (Jaqueira), então resolvi pesquisar outra.
    A minha escolha foi a Rua das Laranjeiras, que fica no bairro de Areias.
    Seu nome vulgar: Laranjeira
    Nome científico: Citrus x sinensis, que pertence família Rutaceae.

    A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

    Alguns autores afirmam que os citros teriam surgido no leste asiático, de onde teriam sido levados para o norte da África e para o sul da Europa, chegando às Américas por volta de 1500. Porém, tanto na Europa como na América, foi na segunda metade do século XIX que tomaram impulso o cultivo e a comercialização de suas diferentes variedades. Os citros espalharam-se pelo mundo sofrendo mutações e originando novas variedades devido ao seu cultivo via sementes.

    Abraços, Raissa.

    ResponderExcluir
  31. olá pessoal escolhe a R. do Eucalipto que fica em Abreu E Lima
    Nome cientifico: Eucalyptus globulus
    Família: Mirtáceas.
    conhecido por eucalipto-comum ou eucalipto-da-Tasmânia.
    É uma árvore de grande dimensões (30 a 55 m de altura, mas podendo ocasionalmente ultrapassar os 90 m de altura), de tronco erecto e esguio, com ramificação apenas na parte terminal, formando uma canópia esparsa e irregular a grande altura. O tronco é recoberto por um ritidoma cinzento-claro, liso, que tende a soltar-se espontaneamente libertando longas tiras que ao secar ficam acastanhadas e se enrolam sobre si, ficando pendentes dos troncos por largos períodos.
    O Eucalipto caracteriza-se pela sua alta densidade e durabilidade, assim como pelas suas boas propriedades mecânicas e resistência ao impacto.


    Rejane silva

    ResponderExcluir
  32. De maneira geral os comentários estão bem legais. lamento que alguns sejam cópias exatas de textos da internet ... o já famoso "copia e cola". ou que o responsável pelo comentário nem tenha percebido que a pergunta não está sendo respondida ... apenas infla de frases, frases, frases ... nitidamente coletados na integra da internet e sem a leitura criteriosa prévia.

    Um dos objetivos deste exercício é o treinamento da leitura e transformação em texto. Ler e copiar um texto agrega pouco valor ao crescimento intelectual e profissional.

    É fáciil perceber que alguns textos tem trechos sem sentido ou pouco conectados ao que o aluno d efato quer tratar. Pergunto-me: o trecho apresentado no exercício foi lido na integra o colado na integra?? Outra dica que salta aos olhos de que foi um mero "copia e cola" é o uso de terminologia pouco usual.

    Aprendizado disto?? Muitos mas dependerá de cada um de vocês.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Escolhi uma comunidade chamada Coquinho, localizada no bairro de Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes. Eu não consegui descobrir o porque de ser chamado de Coquinho, apenas que é realmente por existir muitos coqueiros nesse lugar. Os coqueiros fazem parte do nosso dia a dia por está nos rodeando, principalmente quem mora perto da praia como eu. Na aula de sábado pudemos observar um coqueiro, reconhecer que é um tipo de palmeira estipe e que as marcas significam que foram ocupadas por folhas que já cairam.

    Nome Científico: Cocos nucifera L.
    Família: Arecaceae (vimos na prática de sábado)
    Nomes populares: Coqueiro, coqueiro-da-Índia, coco-da-baía
    Origem: Muitas referências afirmam que o Cocos nucifera é originário da Índia. Há algumas referências, entretanto, que defendem a origem desconhecida desta palmeira.
    Clima: A planta frutifica apenas em locais de clima quente.
    Curiosidade: Há uma teoria muito interessante que tenta explicar a forma como esta palmeira teria se espalhado: os cocos teriam flutuado de um continente para o outro por meio das correntes oceânicas. Isso explicaria, por exemplo, a afirmação de que o coqueiro teria entrado de forma natural na região litorânea entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.

    Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A24coqueiro.htm

    Como já sabemos, o L. depois do nome da espécie vem de Carolus Linnaeus (Lineu), o autor que descreveu a espécie, mas não consegui achar exatamente quando foi descrita. O coco pode ser usado na alimentação (parte comestível da semente), a água do coco (pode ser utilizada até como líquido endovenoso de hidratação devido aos seus eletrólitos), leite de coco. Pode ser utilizado como artesanato, as folhas como palha de telhado, o tronco fornece madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal ai vai outro lugar do recife com nome de planta:
      Massaranduba, , há outros lugares com o mesmo nome, como por exemplo em Santa Catarina e na Paraíba, a palavra massaramduba na grafia atual foi alterada para Maçaranbura , ela vem do tupi,que signigfica (tupi mosarani ‘iwa,) pau escorregadio»; uma arvore que pertence a familia Sapotaceae,cujo nome cientifico Manilkara spp, ela é nativa do brasil, conhecida por ser uma madeira nuito resistente tem muito valor comercial . Há varias especies de Manilkara entre eLas Manilkara littoralis,Manilkara zapota, Manilkara huberi, enfim
      para conhecer melhor sobre essa planta entre nos links a seguir http://www.promapmadeiras.com.br/macaranduba.htm,

      Excluir
  34. Caros,

    encerra-se aqui a postagem para esta parte inicial do exercício. Foi computada a participacao de 24 alunos da turma.

    parabéns ao esforço da construção do conhecimento.

    Marccus

    ResponderExcluir
  35. Boa noite. Cá estou super atrasada, né?
    Enfim, onde eu moro tem uma rua chamada Rua das Tulipas, aqui na cidade de Paulista. Portanto, a planta que resolvi falar é a Tulipa, que é o nome popular de um grupo de espécies e gêneros diversificados.
    Nome científico: Tulipa hybrida
    Família: Liliaceae
    Por ser uma planta muito bonita, é usada em ornamentações. O bulbo contém alcalóides e cristais de cálcio, se manipuladas liberam pó que pode provocar conjuntivite, rinite e até asma. Tem até gente que come essa planta.
    Ah outra coisa, o descobri que o significado verdadeiro do nome é "amor perfeito". Que coisa, não?!

    Fico por aqui. Até mais.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia pessoas queridas,
    Eu fui recentemente ao oftalmologista em casa forte e achei bem engraçado o nome da rua em que ficava localizada a clinica, o nome era Estrada das ubaias, eu não conhecia. Ubaia é um fruto com formato variando de arredondado a piriforme, de coloração vermelho-intensa, medindo cerca de 2-3,0 cm. Possui uma casca lisa e brilhante, a planta é uma arvoreta de 3-5 m, com folhagem densa e folhas jovens de intensa coloração avermelhada. Possui ampla distribuição na região amazônica, em vários estados brasileiros.
    Nome cientifico e autor: Eugenia patrisii Vahl
    Nome comum: ubaia-da-amazônia
    Nomes vulgares:
    Brasil: fruta-de-jaboti, ubaia
    Outros países: sacha guayaba (espanhol); fox cherry, (guiana); cerezo, hitchu, turtle berry,
    Wild cherry
    Famíla: Myrtaceae
    Curiosidades: A fruta é consumida em sucos, sorvetes e geléias. A árvore é ornamental, por sua folhagem densa e verde, sobreposta por brotações intensamente vermelhas.

    Resolvi refazer meu comentário com a mesma planta.
    Professor me desculpe, pois ontem estava muito dispersa na aula entrando e saindo o tempo todo.

    Abraços,

    Karina c. dos santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Eu não conhecia esse fruto, p/ te ser sincera nem sabia que Ubaia era fruto, obrigada pela contribuição. Eu procurei aqui no google, mas não consegui encontrar, você sabe dizer que essa planta pode ser encontrada em alguma região do nordeste e em que periodos aparecem os fruto nessa planta.

      Obrigada

      Michelle Santana

      Excluir
    2. Por coincidencia na proxima 6af. no Jornal do Comercio na coluna de Ciência & Saúde será publicada uma fotografia + texto sobre a ubaia.

      abraços

      Excluir
  37. Boa tarde à todos!
    Refazendo meu comentário, e com mudança de local e árvore. Minha nova escolha, é sobre a rua do 'lado' da minha rua, que se chama Luiz Figueira. Então escolhi a Figueira para falar um pouco. Primeiramente, a pesquisa que fiz contou com detalhes a história dessa árvore, é uma árvore bem antiga,talvez uma das primeiras cultivadas pelo homem e aparece em muitos dos episódios gregos. São da família da Moraceae e são bastante caracterizadas pela beleza e pelas sombras que propiciam. Tem várias espécies.
    A Ficus doliaria Mart. é popularmente conhecida como gameleira, pois é utilizada na confecção gamela e de canoas artificiais. De acordo com a mesma espécie, o látex e as folhas do subgenero Phamacosycea são usados na medicina popular contra a verminose.

    Na aula do sábado o professor comentou sobre o látex e árvores que tinham, e o porque que não podemos alimentarmos de frutos quando ainda estão no pé. No texto das figueiras, o autor explica que é preciso ter cautela ao usar como remédio contra vermes, por ser de ação drástica e irritante, principalmente às crianças.

    Espero ter ajudado no conhecimento!
    a referencia pelo qual pesquisei, quem puder ler...eu gostei bastante de conhecer dessa árvores e até fiquei com algumas curiosidades mais.
    http://www.sbq.org.br/filiais/adm/Upload/subconteudo/pdf/Historias_Interessantes_de_Produtos_Naturais12.pdf

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoas,

    Nome de minha :Rua travessa da Mangueira

    Bairro: Ponte dos Carvalho

    Cidade : Cabo de Santo Agostinho



    Reino:Plantae

    Nome científico: Mangifera indica L.

    Família: Anarcadiaceae

    Nomes populares: Manga

    Nome em inglês: Mango

    Divisão:Magnoliophyta

    Classe:Magnoliopsida

    Ordem:Sapindales

    Origem: Sul da Ásia

    Atualmente as variedades mais cultivadas no Brasil são:

    • Alphonso
    • Bourbon
    • Carlota
    • Coração de Boi
    • Espada
    • Golden Nuggets
    • Haden
    • Keitt
    • Kent
    • Rosa
    • Rubi
    • Sebsation
    • Tommy Atkins


    Como todos bem conhecem a manga é o fruto da Mangueira uma árvore frutífera ,de sabor incomparável deliciosa é uma das frutas mais procurada do mundo ,com uma alta quantidade de ferro indicada para tratamento de anemia, problemas cardíacos , além da alta concentração de ferro a Manga crua possue quantidade significativa de proteínas, vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C. Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropicais podem atingir entre 35 á 40 metros de altura com uma copa de aproximadamente 10 metros.

    Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.

    O que são folhas perenes ?

    Folha persistente ou folha perene ou perenifólia é um atributo da folhagem das plantas que mantêm as suas folhas durante todo o ano.

    As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas.

    O que são flores Paniculadas ?

    Panícula é um tipo de inflorescência que se caracteriza por um cacho (rácimo) composto em que os ramos vão decrescendo da base para o ápice, razão porque assume forma piramidal.

    A manga é uma fruta do tipo drupa,( fruto carnoso com apenas uma semente) de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta.

    Pessoas, como professor havia falado na sala de aula , sobre
    sinônimos este e um exemplo ( sinônimo d Mangueira ).

    Mangifera austroyunnanensis Hu
    Rhus laurina Nutt.

    Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Manga_(fruta)

    Att: Geane V.

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal, estou retificando o nome da planta escolhida e o nome do autor.

    O local que escolhi, foi um complemento de um bairro chamado VISGUEIRO, zona norte do Recife.

    Nome Científico: Parkia pendula Benth
    Família: Fabeacea

    Utulizações:

    Da Árvore: muito ornamental, principalmente pelo aspecto curioso das flores, podendo ser usada com sucesso no paisagismo e na arborização urbana.

    Da Madeira: moderadamente pesada, mole, fácil de trabalhar, durável quando protegida de ambientes externos. Própria para carpintaria e marcenaria, para obras internas, para caixotaria etc.

    Outras: O sumo da casca é usado popularmente em sangramentos ocasionados por golpes e em lavagens de úlceras e feridas. As cascas possuem matéria corante muito boa e, por isso, são usadas na indústria de curtume.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Boa Noite! ;D
    Pesquisei sobre um bairro próximo ao meu de nome Pau Amarelo
    O nome científico: Euxylophora paraensis Huber;
    Família: Rutaceae;
    Nomes populares usados no Brasil: amarelão, amarelo ( PA ), amarelo-cetim ( PA ), cetim, limãorana, muiratanã, pau-cetim;
    Essa árvore é encontrada em matas de terra firme, região norte, principalmente no Pará.

    Usadas em marcenaria de luxo, tacos, tábuas, móveis, objetos tornados, artesanatos, cabos de ferramentas.

    Espero ter contribuído!

    Monique

    ResponderExcluir