quarta-feira, 7 de março de 2012

O antes e o depois

Carissimos,

Após a ressaca de ontem devido a uma avalanche de informações, está na hora de se jogar com vontade no universo das plantas. Aos alunos que se integraram ao grupo ontem, está no momento de colocar a sua cara no nosso ambiente virtual. A disciplina ocorrerá tanto aqui quanto na sala de aula e nas aulas ao ar livre.

Começamos a aula de ontem retomando o exercício introdutório da disciplina. Em geral, a performance da turma nao foi muito boa. Como eu ressaltei, é importante uma auto-avaliação para entender se o conhecimento nunca foi apresentado a vocês ou ele simplesmente está esquecido em alguma parte do cérebro e precisa ser despertado. Tomara que seja esta segunda opção, pois com toda certeza é mais fácil acordar do que construir tudo que precisamos. Ressalto que todas as questões apresnetadas foram extraídas de provas do vestibular e do Enem! Ou seja, com base no conteúdo de botânica disponível nos livros de ensino médio.

Em seguida conversamos sobre os grupos taxonômicos que pertencem ao Reino das Plantas, suas características morfológicas diagnósticas e alguns aspectos importantes no processo de evolução e conquista do ambiente terrestre pelas plantas, com a aquisição de características importantes como a esporopolenina e a cutícula. Para uma boa leitura e entendimento desta questão, a sugestão é a interpretação dos cladogramas disponíveis nos capítulos de algas, briófitas e pteridófitas do livro Biologia Vegtal (Raven). Ler é ação complementar a conversa sobre estes tópicos em sala de aula. Sem ler e complementar a informação não há construção de conhecimento!

Em etapa posterior, discutimos as leituras realizadas sobre Caatinga e tratamos ainda de quatro famílias de fundamental importância (em riqueza de espécies e abundância de indivíduos) nesse ecossistema. Um bom aquecimento sobre o tema. Nestes próximos dias é o momento de avançar na leitura. Nesse ambiente virtual você já dispõe de material suficiente para aprimorar seu conhecimento sobre ecossistema tão particular. Fizemos um pequeno exercício para despertar em cada um de vocês a percepção da dificuldade que é transpor o conjunto informação + idéias em linguagem acessível para o ensino médio/fundamental. Escrever de maneira que as idéias fiquem organizadas é muito mais difícil do que pensar ou falar!  Mas não se preocupem, este exercício foi mais um daqueles que eu chamo de introdutório, pois o primeiro foi de múltipla escolha e desta vez eu tive a oportunidade de me situar nas habilidades e dificuldades no fator escrita de cada um de vocês.  O verdadeiro exercício sobre Caatinga será no nosso encontro da próxima 3af. quando até lá vocês já tiveram tempo suficiente para colocar a leitura sobre o tema em dia. Resalto que alguns apresentaram idéias muito legais para transferência e construção de conhecimento, algumas propostas apesar de boas me pareceram difíceis de serem executadas em sala de aula com a realidade da maioria das escolas e em poucos casos percebi que o produto ficou muito aquém do desejado.

Finalmente, o conteúdo da aula se esgotou com a apresentação de alguns norteadores da Sistemática tais como as categorias hierárquicas e a nomenclatura binomial em associação com a teoria dos conjuntos (boa atividade interdisciplina para ser aplicada no ensino fundamental e médio). No nosso próximo encontro esta atividade poderá ser bem utilizada. Para este tema e outros correlatos a sugestão de leitura é o capítulo de Sistemática do livro Biologia vegetal (Raven), conforme indicado no nosso primeiro encontro.

Para terminarmos nosso encontro de ontem, e este já longo relato, apresentei ainda os principais aspectos morfológicos a serem explorados durante a disciplina e que precisam ser URGENTEMENTE relembrados para nosso encontro de sábado (9/4): folha (filotaxia e divisão do limbo) e flor (cálice, corola, androceu e gineceu com seus respectivos componentes).

Tarde mas ainda a tempo, relembro a vocês que nosso próximo encontro será no 'sabado as 8:30h no CCB. Tragam um boné pois ajudará a minimizar o sol. a lupa de mão poderá ser útil na observação de pequenas estruturas! lembrem-se de que um professor de ciências deve despertar a curiosidade dos alunos mas para ser convincente ele mesmo precisa ser curioso!

E estão lembrados da atividade da semana??? ..... em breve estará postada!

Abraços

Marccus

2 comentários:

  1. Existem algumas pessoas que estão com dificuldades em acessar ou postar no blogger.O blogger não responde ao hotmail e sim uma conta do google podendo ser GMAIL,TWITTER,GOOGLE+,...Caso a dificuldade permaneça em acessar ou criar uma conta em um destes favor me procurar ou gilbran_alencar@hotmail.com

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  2. Boa noite,Pessoas!

    Encontrei outro nome de rua do meu bairro Ponte dos Carvalhos!

    Rua dos Lírios

    Reino:Plantae

    Nome Científico: Lilium sp

    Nome Popular: Lírio , Lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta, lírio-oriental, lírio vistoso

    Família: Liliaceae

    Divisão: Angiospermae

    Origem: Japão, China

    Ciclo de Vida: Anual

    O gênero Lilium compreende mais de 100 espécies distribuídas pelo mundo, sendo que cerca de 55% delas se encontra na China e no Japão.

    É uma planta herbácea, rizomatosa, perene, acaule, com 1,20 a 2,0 m de altura. As folhas são basais, lineares e estreitas. As inflorescências, eretas, podem apresentar flores simples ou dobradas. As flores terminais podem ser solitárias ou em grupos, dependendo da variedade, e são muito perfumadas. As cores das flores também são bastante variadas e as mais comuns em cultivo são a alaranjada, amarela, branca, vermelha e rosa, podendo ser mescladas ou não.
    Att: Geane Vicente

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