domingo, 30 de outubro de 2011

Tá chegando ao fim ...

Carissimos,

Para vários de vocês a disciplina de Fanero já faz parte da história ou está muito perto disso após o envio da imagem final referente ao Projeto 2.

Como professor me parece que a disciplina foi um grande sucesso. As discussões através do blog foram bastante construtivas, as aulas presenciais e virtuais foram super participativas, as visitas ao campus, jardim botanico e horto foram agradáveis momentos que permitiram novas descobertas e as avaliações foram de maneira geral positivas. ou seja, gostei do produto final e com a sensação de missão cumprida.

Fico satisfeito pelo desenvolvimento e construção do conhecimento. Mas nao tenho dúvidas que alguns acharam um verdadeiro tédio e continuarão a sua eterna antipatia pela botânica .... mas fazer o que, ne?? eu sempre defendo que o pre-conceito é ruim, mas se realmente mesmo depois dessa disciplina vc continua indiferente (e odiando, como alguns dizem) botânica .... então, seja feliz assim. eu fico tranbquilo que fiz a minha parte em tentar mostrar que a temática sobre plantas pode ser bem atrativa e interessante.
Se você acha que pode contribuir com a melhoria da disciplina, pfavor indique os pontos em que pode ser melhorada e as sugestões para isto. Será ótimo e muito bem recebidas todas as criticas construtivas. E para você que não gostou da disciplina, diga como vc gostaria que tivesse sido. Mas atenção, não me venha com aquele papo de críticas destrutivas pq tirou nota baixa ou nao foi aprovado na disciplina.... esse tipo de crítica de quem não tem auto-crítica ..... bem, esse guarde para vc mesmo ...

Acredito muito que somente com a participação coletiva é que atingiremos um nivel de qualidade ainda maior e mais ganho na construção do conhecimento em um agradável processo de aprendizagem.

Abraços a todos e sucesso na vida de educador. Espero encontrá-los no futuro, em posições de destaque na carreira e principalmente ajudando a transformar a educação em nosso país.

Marccus
  

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muuuuuito desta disciplina Marccus, e da sua forma de lecionar. Tirou o meu trauma de Botânica, hahahahahahaha. Eu gostei de tudo, das aulas práticas e de todas as outras coisas. Você está de parabéns! São poucos os docentes que apoiam e gostam de formar professores no CCB.

    ResponderExcluir
  3. AH Marccus definitivamente passei a entender botanica que era para mim um trauma,como entendi as minhas aulas passaram a ser mais expositivas e facilitadas ja que os alunos viam aquilo que eu explicava e estes amaram.Em relação ao mecanismo de aula com o senhor,se fosse descrever em uma palavra:Inovador,e tudo que é novo no começo é dificil ja que a pessoa ainda estar em contato com a experiencia nova.
    Em aspecto de entendimento voçe propos uma visão dinamica e interessante da disciplina estimulou os pensamentos,explorou o que nós sabiamos e pela 1 vez naquela faculdade eu vi uma avaliação voltado para o licenciando,estimulando o raciocinio e não a decoreba,como opnião pessoal encontrei uma pessoa que gosta do que faz,que estar conectado e que estimula seus alunos apoiando-os.Parabens professor, é sempre bom saber que temos pessoas assim que tem foco e seu trabalho foi impecavel.

    Bárbara Valeska

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom... valeu professor e também aos colegas de sala que contribuíram com o crescimento do meu conhecimento! No começo não vou mentir que fiquei "com um pé atrás" com a disciplina... muita informação, atividades e tal. Mas hoje compreendo que estávamos condicionados a um "padrão" de didática em nossas outras disciplinas e o novo, "o diferencial" traz esse grande desafio a ser vencido!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. A disciplina foi maravilhosa.....muito dinamica, construtiva, interativa e plugada..rsrsrs. Também no inicio achei muita coisa e tal principalmmente pq trabalho e invetei de colocar seis disciplnas, mas agora que ta chegando no fim percebo que vou sentir falta.vxvxv..Pouquissimos professores ariscam como você arriscou, Marccus, então dou os parabéns pela sua nova visão de aula principalmente para as turmas de licenciatura, pois isso estimula o futuro professor a enfrentar e mudar as rotinas, bem como mudar o conceito de aula padrão. Agradeço vossa contribuição na minha vida academica, pois desde 2007 quando tive aula ctg no bachaerel começei a lhe adimira e agora posso afirma você é um professor e tanto. Espero que as proximas turmas possam ter essa mesma dinamica deste periodo principalmente as aulas de campo que foram maravilhosas.
    Agradeço também a todos pelo compartilhamento de informações.
    Agraço....

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da disciplina!! Foi dinâmica e bem diferente do que estavamos acostumados..
    Foi ótimo colocar a cabeça para fervilhar!! rsrs

    Parabéns por sua dedicação e amor a vida acadêmica. Nos motivou com seu entusiasmos pela profissão.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Tinha uma visão errada antes da disciplina e do professor,mas vi que o melhor professor e A melhor disciplina é aquela que nós mesmos fazemos,quando nos dedicamos e realmente queremos.
    O professor é um facilitador,sorte a nossa de termos Marccus,temido por alguns,querido por outros,mas antes de mais nada um professor que se importa se seus alunos aprenderam ou não.
    Posso dizer que estou saindo da faculdade com um bom conhecimento em Botânica, isso eu devo a disciplina de fanerogâmica, pois me dediquei e me dediquei porque me senti estimulada para isso.
    Fico por aqui,senão vai mais parecer redação!rsrsr
    Acho que as aulas práticas devem continuar juntamente com as atividades no blog e redes sociais.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza a disciplina quebrou aquele preconceito que muitos de nós tínhamos com Botânica...
    Ficou muito claro a importância das aulas diferenciadas, sem dúvidas ganhamos muito, não s´com a disciplina, mas com o crescimento profissional mesmo, aprendendo como aplicar os diversos conteúdos da biologia da melhor forma.
    Parabéns Marccus e muito obrigada pelo aprendizado!
    A turma foi muito boa também.
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  9. Foi muita coisa!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk...mas gostei muito. Foi uma disciplina tranquila para mim, e nem por isso foi uma disciplina "mamata" (heheheheheheheh). As aulas foram bem diferente e dinâmica. Aprendi muito sobre as Fanerogamas, que, pra ser sincera, não sabia de tanta coisa assim. O ruim foi ter que cuidar da hortinha, já que não tinha tempo para cuidar adequadamente (deve ser por isso que não cresceu muito). Enfim, vou procurar aprender ainda mais sobre esse grupo de plantas, tão importante para nossas vidas!

    ResponderExcluir
  10. Sim... não posso deixar de falar que a experiência de ver uma planta crescer é a MELHOR! Fiquei tão apegada a minha! Vou continuar cuidando, é tão bom!

    ResponderExcluir
  11. Poxa, botanica foi uma experiencia um tanto diferente, porque eu odiava o twitter, ainda odeio, porem descubri o facebook e não paro mais, a sugestão do blog foi bastante legal, e os exercicios são bem construtivos fizeram pesquisar e pensar bastante este tipo de exercicio virtual junto com as aulas de campo, nos fez aprender de uma forma melhor e dinamica, concerteza levarei como experiencia para minha vida profissional como professora! bom da parte que não gostei, foi ter que ler artigos de 25 paginhas, 17 paginas, é que sou meio preguiçosa, mas ainda sim, fez um jeito de mim obrigar a ler até porque são textos dinamicos que irá somente acrescentar no nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. É realmente depende muito do professor para desfazer alguns tabus,e concerteza,Marccus Alves é um dos mais indicados para isso!
    Não preciso fazer elogios,pois muitas das minhas palavras já foram pronunciadas por ex - alunos,mas no minimo que eu posso falar é que Marccus,você é o Cara da Botânica! Parabéns e continue mostrando para os licenciandos que botânica pode ser interessante sim!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Caros quase ex-alunos,

    primeiro devo agradecer os comentários super positivos sobre nossas aulas. é ótimo ver e comprovar que a proposta funcionou e foi bem aceita.

    concordo que é trabalho demais, informação demais ou seja, um verdadeiro fervilhar no cerebro .... mas eu menti sobre isto???

    mas cá entre nós, existe maneira mais interessante de aprender do que colocar a cabeça para funcionar, sair da letargia das aulas meramente expositivas e ser de fato um ator participativo no processo de aprendizagem?? eu acho que NAO!

    aprender é dinâmico e exige esforço de leitura, atençao, foco e idéias ... e foi exatamente isso que a grande maioria da turma se dedicou em fazer.

    Vcs incorporaram a idéia de que aprender é um desafio e corresponderam super bem as inovaçoes e pq não dizer loucuras de um professor que adora o que faz e a cada dia busca algo novo para tornar a vida mais interessante.

    como educador eu acho que a missão foi cumprida, como pesquisador idem pois vcs passaram a ter uma visão diferenciada do que é uma dos ramos da biologia e como pessoa mais ainda pois despertei o pensar critico por vezes tão adormecido entre nós.

    mas, discordo de gilbran qdo escreveu que eu sou o cara da botânica .... muito longe disto. sou apenas um professor e pesquisador que procuro transmitir o que sei e aprender com os novos desafios. Chamá-los por seus nomes, estimular e principalmente acreditar no potencial de vcs é apenas uma das diversas maneiras de ser um educador.

    abraços e obrigado por terem construído a disciplina de fanero de 2011.2

    Marccus

    ResponderExcluir
  14. Caros colegas e professor,
    fiquei muito feliz essa semana por ter utilizado o pouco do q aprendi na disciplina de BF. Estive em Belém e lá tive a oportunidade de apresentar(sucintamente) a botânica ao meu namorado e outros que lá estavam. Confesso que inicialmente, durante a disciplina, achei esta muito cansativa e trabalhosa. Entretanto, no decorrer da minha viagem pude ver que o esforço empreendido durante as aulas foi satisfatorio, pois consegui encantar até mesmo aqueles que não simpatizavam com a nossa flora. Um dos amigos de Danilo, inclusive Doutor em Direito, me fez várias perguntas e notei que à medida que eu avançava com a explicação mais interessado ele ficava.
    Em virtude disso, tomei a decisão de aprofundar meus estudos na área da botânica.

    Att.,
    Nathália Viégas

    ResponderExcluir
  15. Olá Prof. Maccus,

    Foi excelente. Completamente diferente do que estavámos acostumados. Isso mesmo, não poderia dizer melhor palavra. Ficamos, por muito tempo, acostumados. E o exercício "cognitivo" proporcionado pela disciplina serviu para despertar os adormecidos. E de modo algum diferente dos demais ocorreu comigo. Foi uma surpresa, mas incrivelmente maravilhosa, pois sentimos um pouquinho do mundo lá fora (o que o ofício da nossa profissão nos exigirá).

    Obrigada, professor!!! :D

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    Marccus, gostaria de saber se a final está realmente marcada pro dia 22/11?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Foi muito legal a disciplina.
    Foi bom realmente podermos sair do que já estávamos acostumados e experimentar formas novas de transmitir conhecimento. Até agora, quando passo por algums plantas conhecidas, saio murmurando "Annonaceae", "Anacardiaceae", "Musaceae", "Fabaceae", então acho que realmente aprendi. kkkkk

    ResponderExcluir