quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aula 19 de fevereiro

 Diversidade de Angiospermas

A aula de ontem a noite abordou os mais diferentes aspectos relativos a caracterização morfológica e a imensa diversidade encontrada no mais representativo dos Filos inseridos no Reino Vegetal.

Tratamos das diferenças básicas entre as Angiospermas e as Gimnospermas incluindo as questões relativas as estruturas reprodutivas como a organização em flores, o ovário que envolve o óvulo (que posterioremente  se transformarão em fruto e semente, respectivamente) e a dupla fecundação com a formação do tecido 3n (endosperma).

Discutimos uma série de estratégias morfológicas observadas entre os represnetantes atuais de Angiospermas e relacionadas ao hábito, raízes, caules, flores, frutos e sementes. Discutimos as estratégias de defesa contra herbivoria como a presença de látex, coloração e formato da corola (conjunto de pétalas) como mecanismo de atração de polinizadores, a produção de néctar por nectários florais (e também dos extra-florais!) como recompensa aos polinizadores, estratégias d e dispersão de frutos e sementes, diferenças entre plantas epífitas-parasitas&hemi-parasitas, e etc..
Foram vários os tópicos tratados sobre o grupo que apresneta o maior número de espécies viventes no Reino Vegetal e a maior abundância.

Complementar a esse tópico, apresentamos a proposta atual para a organização sistemática das Angiospermas (APG) que as divide em Angiospermas Basais, Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas, que por sua vez se subdividem em dois agrupamentos menores - Rosídeas e Asterídeas.

Para finalizar e sedimentar o conhecimento construído ao longo da aula, disponibilizamos uma nova estratégia de apresnetação de conteúdos - palavras-cruzadas! o exercício foi elaborado a partir d euma série de questões discutidas em aula e outras que poderão ser pesquisas e preenchidas. Neste caso, são questões relativas a famílias e grupos taxonômicos das Angiospermas.

Como incialização na temática, apresentamos, rapidamente, os nomes de algumas famílias de plantas que se são importantes para a flora do Brasil. São elas: Euphorbiaceae (família da seringueira, macaxeira, mamaona entre outras), Cactaceae (madacaru, cactos entre outras), Leguminosae ou Fabaceae (amendoim, soja, feijão, fava entre muitas outras de importância econômica para o Homem), Convolvulaceae (batata-doce), Bromeliaceae (abacaxi) e Orchidaceae (baunilha).

Tratamos ainda no nosso encontro, do uso de idéis potenciais para aulas de ciências com enfoque em botânica. Como exemplo, foi empregado uma laranja e seu potencial inflamável! Curioso, não? Estude sobre, quem sabe pode ser uma ótima idéia para suas futuras aulas.

E finalmente, conversamos sobre potenciais fontes de aprendizado de botânica e interação com outras ciências (multidisciplinaridade!!!) a partir de uma simples ida ao supermercado.

Esse foi nosso encontro de ontem. Leiam os capítulos referentes as Angiospermas e a Importância econômica das plantas para o Homem no livro-texto da disciplina (Biologia Vegetal - P. Raven).

Para complementar sugiro um passeio no site Portal do Professor que selecionei e apresneta um plano de aula, dicas, videos e etc... sobre as Angiospoermas. É mais uma fonte de pesquisa para ensino que vcs podem e devem se familiarizar.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20056

Atenção: os links para a série de filmes "A vda secreta das plantas" estão bloqueados. Caso encontrem links com acesso disponível, sugiro que assitam e compartilhem com os colegas de turma.

Ainda hoje vocês receberão as instruções para as atividades a serem desenvolvidas para o nosso encontro da próxima 3af.

Abraços

Marccus
 

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=o0CSQ4PIbqA

    Seria esse professor?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professor!
    Obrigado pelo resumo, pode ter certeza que ajudará na fixação.
    E J. Roseno, obrigado pelo link.
    Não sei se é o que o professor mencionou, mas pelo o que vi aqui, este documentário (com cerca de 40min) é bem bacana!
    Recomendo.

    ResponderExcluir