quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aula 05 fevereiro

Ginnospermas e outras descobertas

Nosso encontro de ontem a noite foi repleto de grandes aprendizados.

Além de tratarmos das distintas ferramentas possiveis de uso no ensino fizemos uma rápida revisão sobre morfologia com base nas observações realizadas com frutos d egoiaba, maracujá e coco-verde. os próximos desafios já foram lançados. Divirtam-se na feira, no supermercado ou em qualquer lugar que possa gerar um questionamento e aprendizado sobre plantas.

Complementando a aula, foi apresnetado um exercício de revisão com base em questões empregadas em vestibulares e extraídas d eum livro de ensino médio. O objetivo do exercício foi não apenas revisar o conteúdo mas também alertar a necessidade do conhecimento para o docente!

Inciciamos Gimnospermas, que apesar de pouco diverso na flora do Brasil é extremamente importante no entendimento da evolução das plantas e da paisagem atual.
Como complemento a aula, foi indicado um capítulo do livro-texto (Biologia Vegetal) além de um exercício de fixação das palavras-chaves sobre o tema. Para isto, foi apresentado uma nova ferramenta na disciplina.

Para complementar, revisar e agregar conhecimento ao construído em sala de aula, sugiro assistir ao video produzido para aulas do ensino médio (existem alguns deslizes conceituais mas nada que comprometa a qualidade da infomração), assim como ler o pdf de uma aula para o nível universitário.
Ambos são complementares ao discutido na aula de ontem.   
  
video: http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag

pdf aula UNESP: http://www.zoo.feis.unesp.br/material-didatico/Mar%EDlia%20Rodrigues%20Pereira%20de%20Noronha/adrianalobao-aula%20gimno.pdf

Abraços, bom feriado e até nosso próximo encontro presencial que será no dia 19 de fevereiro (data limite para postagem da tarefa solicitada sobre o domínio da mata atlântica).

Marccus

10 comentários:

  1. Apesar de o professor Dorival ter cometido um erro quanto ao transporte do grão de pólen, ele teve uma iniciativa muito boa; principalmente pra quem vai prestar vestibular e precisa fazer um resumo de alguns conteúdos.
    Com relação a aula da professora, através da sua aula conheci algumas famílias como: taxaceae, cupressaceae, podocarpaceae, welwitschiaceae e ephedraceae.
    Dessas duas ferramentas utilizadas, eu gostei mais do vídeo, pois na minha opinião é uma forma de explicar/esclarecer melhor determinados temas.

    ResponderExcluir
  2. Essas vídeo-aulas são muito boas pra quem quer estudar, é um complemento muito bom, a aula foi boa dms também deu pra aprender bastante sobre as Gimnospermas e tal, bem proveitoso msm.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Luciana e Maíra

    https://www.youtube.com/watch?v=Qt0EcjuyKBw

    ResponderExcluir
  9. Atividade: Domínio da mata atlântica.
    Alunas: Benny Oliveira e Rosilene Souza
    Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=W3hd9bbHqFY&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  10. Eu baixei essa vídeo aula e assisti no meu celular durante as longas viagens no Rio Doce CDU, hehehe.
    ABraço

    ResponderExcluir