quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aula 29/01

Conteúdista ou Construtor de habilidades?

A aula de ontem a noite foi bastante curiosa, apesar de não termos tido "casa cheia"!

Conversamos, através de um viés distinto, sobre algumas das ferramentas para ensino, conceitos que são repetidos a exaustão como diversidade & conservação (mas nem sempre sabemos interpretá-los de maneira cotidiana) e principalmente o papel do educador de ciências na construção da sociedade.

Ao longo de algumas horas, começamos a pensar em alguns temas que muito possivelmente ainda não haviam sido questionados por parte da turma.
- O que levou cada um a escolher o curso de Ciências Biológicas como carreira profissional ?
- Foram questões pragmáticas como ser mais fácil de ingressar na UFPE e opção mais tranquila de ser aprovado nas disciplinas??? ou você foi estimulado por algum educador que "fez a diferença" na sua formação do ensino médio e/ou fundamental?

Depois dessa avalanche de pensar (pensar cansa e requer coragem ..... decorar é muito mais fácil dizem alguns educadores mais progressistas!), mais alguns questionamentos ......
- Pq as aulas de botânica, em geral são suprimidas no ensino médio e/ou fundamental?

E finalmente, a pergunta mais árdua de todas:
- Que tipo de profissional cada um espera ser em alguns anos??  

Tudo isso é parte da formação do educador em ciências. Não tenho dúvidas que para os que tem uma visão mais conteudista do ensino devem estar desesperados pois ontem não existiu uma apresentação formal de conceitos biológicos em pdf a serem memorizados, não há 2-3 capítulos de livro para estudar o que foi discutido, ou não foi feito um questionário com perguntas-respostas objetivas e de memorização .....

Sim, foi uma aula para pensar .... será que você se desacostumou a pensar? ou raramente foi estimulado a isto? 

Escrever um texto é pensar, criar e desenvolver idéias. Decodificar a linguagem acadêmica para a linguagem escolar é tarefa árdua mas que precisa ser treinada para que vc seja um profissional que "fará a diferença" para alguns dos se.us futuros alunos.
Lembre-se que copiar e colar é tão fácil e simples que as crianças da pré-escola já sabem fazer, então não há pq subestimar a sua própria inteligência e habilidades.

Não esqueça que nossa aula inclui pensar no conteúdo botânico e aplicá-lo! Um exemplo - vá ao supermercado e analise uma goiaba, maracujá e um coco-verde! Será que você consegue reconhecer o conceito memorizado da posição de ovário nesses três frutos tão comuns no nosso cotidiano?

E finalmente, você já pensou na variedade de nomes de plantas usados para denominar diversos logradouros do Recife e cidades vizinhas?
Quantos você de fato sabe o que são ou usa o nome sem nem mesmo saber do que se trata?? Exemplos? Vários .....
Conversamos na aula sobre a Estrada das Ubaias, fruto típico da Floresta Atlântica, da família das Myrtaceae (a mesma da goiaba!) e consumido por pássaros e mamíferos (incluindo o próprio Homem!) que fazem a sua dispersão e podem garantir a manutenção da diversidade genética da espécie (nossa mas tem tanta informação em um nome de rua??) ........
Conhecem o bairro da Guabiraba? e Cajuiero Seco? e Lagoa do Araçá? e o bairro da Tamarineira? e a Imbiribeira? São tantos exemplos que é possível que você nem tenha percebido o quanto de informação botânica está no seu dia-a-dia ....
Será que não chegou a hora de despertar desse sono entorpecedor e perceber que existe um mundo ao nosso redor de informações botânicas e que podem ser utilizadas ativamente nas aulas de ensino médio e fundamental .... porém, para isso o educador deve detectá-las, percebe-las e entende-las.
Aproveite a chance e lance sua mente ao desafio e perceba que do seu café-da-manhã ao sono da noite, você pode ampliar o seu conhecimento (e futuramente dos seus alunos) sobre plantas de uma maneira pouco convencional e estimulante.
Então ... finalmente, você ajudará a aluno a entender que a diversidade biológica está muito mais próxima de cada um de nós do que imaginamos.

Abraços

Marccus

13 comentários:

  1. De fato a aula passada foi bastante estimulante para mim, me fazendo refletir diversos aspectos da minha formação acadêmica e, futuramente, profissional. Além disso, este primeiro momento fez com que ficasse ainda mais claro a naturalidade de certos conteúdos e proximidade dos mesmos do nosso dia-a-dia, abrindo-nos a mente para novas formas de abordagens destes temas em sala de aula.
    Realmente foi um momento que serviu para cair a ficha de muitos ali presentes, nos fazendo pensar ou repensar na nossa condição e condução à grande responsabilidade que é ser docente.

    Abraços!

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  2. Alinny e demais,

    Não tenha dúvidas de que escolher uma carreira profissional exige reflexão sobre que profissional queremos ser e que caminhos levam a isto.

    Pensar, refletir e agir é sempre bom e estimulante!

    Tudo está conectado .. a rede que usamos (internet) é na verdade um espel;ho da rede que a vida é por si mesma. Não há como ensinar conteúdos sem que esses estejam conectados a nossa vida, ao nosso cotidiano e etc..

    E por outro lado, não há como ser estimulado por um educador que não é estimulante ... ou seja, você compraria um produto se o vendedor (ou a propaganda do mesmo) não fosse estimulante ou minimamente convincente de que voce deveria gastar o seu dinheiro com ele????

    Abraços e ótimo final de semana.
    Marccus

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    1. Creio que através do desenrolar da nossa aula presencial, a maioria de nós, já começou a olhar a botânica por outro ângulo. De chata, passou a ser essencial, de complexa/complicada, passou a ser interessante.
      De fato, quando o próprio vendedor não vende seu produto de forma convincente, qualquer cliente que aparecer não irá certamente se sentir estimulado a comprá-lo.
      O professor, mesmo não gostando de determinado tema, deve se esforçar e "aprender" uma forma de passar àquele conteúdo de forma convincente aos seus alunos.

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  3. Confesso ter esquecido do motivo da minha escolha a biologia, como a maioria dos alunos presente fui instigado por um professor. Até meu segundo ano do ensino médio trilhava o caminho da administração ou algo do gênero. O professor paulatinamente me fez gostar da biologia de modo que no fim do ensino médio estava decidido o meu vestibular. É claro que queria aprender biologia e pouco importava a educação. Lembrando dessa interferência do professor em minha vida, reflito sobre a responsabilidade desta profissão.

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  4. Professor, é uma verdade quando o senhor diz que o professor tem que instigar o aluno. E, naquela noite eu fui instigada pela 2º vez!
    Confesso que ser licenciada em biologia sempre foi minha 2º opção, era mais uma ponte para meu curso dos sonhos. Porém, eu sempre quis "mudar o mundo" e depois de uma frase que li na minha 8º série do ensino fundamental, posta no quadro por um professor de biologia, percebi que não há profissão melhor para mudar o mundo se não a de um professor. E desde então nunca me esqueci daquela frase que dizia assim: "Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência." (Henry Adams).
    O que percebemos numa sala de graduação de licenciatura é que muitos que estão presentes estão "perdidos"," desacreditado" e etc... Confesso que às vezes ainda me pego pensando o que é que vou fazer depois de formada, mas são professores como o senhor que nos fazem relembrar o quanto nosso curso é maravilhoso, é rico, é mágico. Enquanto o senhor nos fazia refletir sobre certas coisas, mais eu me reapaixonava pelo meu curso. E creia, não só no meu, mas o senhor tocou no coração de muitas pessoas naquela noite.
    E, acho que deveríamos ter mais professores assim, professores que realmente são apaixonados pela profissão, professores que nos estimulam.

    Quero lhe parabenizar pela escolha de ser educador, por que de fato "Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência.”.

    E obrigada pelo “sermão”! Rsrrsrs.

    Cleidiane Silvestre

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  5. O que me levou a escolher esse curso,foi orque sempre gostei de biologia,sempre achei interessante,nunca tive nenhum professor bom mesmo em biologia,que incentivasse os alunos,mas sempre gostei dos assuntos, não de todos os assuntos e logico. Não quero lecionar,estou fazendo esse curso de licenciatura pelo fato de ser a noite,pois trabalho durante o dia e poder com esse curso exercer a profissão que eu quero,Analista Clinico,apesar de ter muito preconceito com os biólogos nessa área.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Achei muito interessante os questionamentos levantados em sala de aula, e me fez pensar sobre minha condição de graduanda em Licenciatura - Biologia, como: O que quero que meus alunos aprendam? Como eles vão aprender? Como serão estimulados a pensar, criar, questionar e que tipo de professora quero ser? Aquela repetidora de aulas modelos ou aquela que estimula os seus alunos a buscar o conhecimento. Desde nova sempre gostei da natureza e seres vivos e sempre tive curiosidade sobre isso, mas foi no meu ensino médio que decidi cursar Biologia graças ao incentivo de minha professora. Então como Charles falou o professor tem muita influência sobre os seus alunos e gostei muito da frase colocada por nossa colega Cleidiane. Deixo aqui uma frase que também gosto muito... "Quem abre uma escola fecha uma prisão."(Victor Hugo). Daí percebemos o poder da escola, do professor e da educação como um todo.

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  8. boa tarde,
    professor nossa aula presencial foi muito boa mesmo me fez pensar que realmente tudo em nossas vidas gira em torno da botanica, da biologias (de todas as ciências) e nesta mesma noite minha filha perguntou como foi minha aula , como faço com ela na escola, e então coloquei varios questionamentos para ela que diz que quer ser cientistas nós lhe damos o maior apoio e ela ficou maravilhada em saber que precisamos saber de tudo um pouco nessa vida........... mas voltando questão de quem me estimulou a fazer biologia nao foi minha primeira opção queria area de saude porque sempre gostei de ajudar aos outros passando informações das coisas de forma simples com uma linguagem "popular", nao pretendo ser professora mas quando se é mãe nao tem como fugir desse legado que respeito e parabenizo aos que tem esse dom.A educação e o ensino precisam de professores como o senhor que nos questione nos estimule a pensar e nos ensine como compreender sem ter a obrigação de decorar pra depois esquecer.

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  9. O fato é que estamos enfadonhos de um sistema educacional que só nos joga em um emaranhado de páginas e nos proporciona o velho decoreba. Com isso não quero de maneira alguma negar os livros, a internet, os pdf’s... Sabemos da sua vasta contribuição em nossas vidas, mas nos limitar apenas a eles tendo o mundo com todas as possibilidades de construção de conhecimento não é algo muito inteligente. Estamos imersos em um sistema que se apropriou de um comodismo, uma preguiça limitadora que trava nossos cérebros e corpos em uma rotina, as mesmas tarefas de casa, a mesma sala de aula, o livro, o caderno, o lápis, os slides, o professor cansado... Quais são os nossos estímulos ao longo da nossa vida escolar? Quantos educadores estiveram presentes em minha vida e na vida dos meus colegas de sala que realmente utilizaram de uma nova proposta educacional, onde pensar e refletir fosse realmente o alicerce da empreitada que é o processo do conhecimento?
    Bem, este não é o caminho mais fácil! O mais fácil é o que foi trilhado até o momento pela maioria dos educadores, mas sabemos que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Nós, futuros docentes, temos a responsabilidade de buscar novos caminhos, quebrar velhos paradigmas e sermos sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento!

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  10. Acho que muitos escolheram o curso por amor a biologia, sempre fui apaixonado. Mas, vale ressaltar que essa paixão foi desenvolvida pelos ótimo professores que tive no fundamental,médio e até no pré-vestibular. Espero desabroxar esse mesmo sentimento em meus alunos.

    José Roseno M. Filho

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  11. Primeiro, refletir sobre o profissional que seremos, para podermos ter consciência do que poderemos fazer como educadores e como professores de Ciências/Biologia.
    Nas escolas teremos que cumprir um cronograma de aulas e até um roteiro de aulas, que possivelmente botânica não estará abordado de forma ampla e detalhada, visto que até os conteúdos abordados para o vestibular são muito resumidos para botânica.
    Cabe ao professor mesmo tendo que cumprir um plano de aula estabelecido pela escola em que trabalha, trazer para o aluno exemplos, fatos, relatos do assunto abordado para sala de aula. Isso faz com que o aluno perceba a aplicabilidade daquele conhecimento no seu dia a dia.
    Como fizemos em sala de aula, apenas com duas frutas, tivemos uma aula de revisão sobre fisiologia vegetal conceituada com morfologia vegetal. Tudo de forma simples, clara e objetiva.

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  12. Vamos pensar... Imagine uma criança e vc coloca uma planta e um animal em frente a essa criança. qual a criança vai achar mais interessante?
    E praticamente instintivo achar a botânica chata e desinteressante. É nosso dever e responsábilidade mostrar esse mundo de forma diferente e interessante para que o aluno possa ver isso de forma diferente.... mas isso requer trabalho, dedicação, preparação, enpenho e conhecimento e muitas vezes os educadores acham que não vale a pena esse esforço todo. e ai pensamos novamente... vale a pena? quando vale a pena? preparar uma aula divertida, interessante e informativa mas o aluno "não esta nem ai" com isso...
    Bem isso pode nos desanimar mas acho que vale a pena pelo menos tentar.

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