segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Atividade 2


Ciência, Educação & Música

Como vocês perceberão, a nossa Atividade 2 é a reunião de diversas ferramentas voltadas para o aprendizado com caminhos diferenciados.
 
Objetivos:
a. utilização de ferramentas distintas para ensino-aprendizagem.
 
b. conhecimento sobre biomas/ecossistemas brasileiros.
 
 
Etapas:
 
1. acesse o site e ouça com atenção (tema Caatinga):
 
2. acesse uma entrevista alternativa sobre tema relacionado (biodiversidade):
 
3. Elabore um texto para vinculação em um jornal escolar fictício.
O texto deverá ter entre 300-400 palavras e tratar da CAATINGA!
Atenção pois o texto deverá ter linguagem acessível aos leitores (alunos do ensino fundamental e médio, professores e pais) e não ser uma cópia de sites da internet!
 
4. Finalize o texto em arquivo .doc ou .pdf e envie para o email: botanica.ufpe@gmail.com  
 
5. O prazo para a finalização da atividade é 29 de janeiro (3af.).

6. Após a realização da atividade escrita, expresse no Blog sua opinião sobre o uso das ferramentas apresentadas & utilizadas para o desenvolvimento da atividade.
Opine, leia e discuta!

Abraços e ótimo trabalho!

Marccus

41 comentários:

  1. legal o video sobre á caatinga , apesar de não suporta o rock....o video possui muitas informações importantes sobre a caatinga. A Caatinga o unico bioma exclusivamente brasileiro e abrange cerca de 10 estados,e o bioma com á presença de seca abundante e por isso possui paisagem esbranquiçada,e uma presença abundante de cactaceae,frutos secos e perdas de folhas.
    ESSA é só algumas caracteristica desse importante bioma,existe muita coisa que se deve estudar.

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  2. legal o de biodiversidade fala de alguns biomas com o o cerrado a mata atlântica e sua grande variedades de plantas e animais, e fala sobre uma area de mais ou menos 50%do território do cerrado que foi destruído pela ação do próprio ser humano.

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  3. A ferramenta escolhida para essa atividade tem uma proposta interessante, pois discute um tema e dividi-o em tópicos relacionados, onde de um tópico para outro, temos a oportunidade de ouvir uma música.
    Mas apesar da ideia ser interessante, creio que se fosse em forma de vídeo chamaria mais a atenção dos alunos. Sei que é uma rádio mas já que eles não vão ao ar todos os dias eles deveriam filmar as entrevistas e etc; e depois colocariam no Rock com Ciência ... Ficaria mais interativo!!

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  4. Andrezza e Girlanny,

    Importante ressaltar que é um programa elaborado para uma rádio e sendo assim não há como incluir imagens.

    A atividade foi empregada com a informação já disponibilizada na internet mas originalmente é um programa para ser escutado.

    Será que este meio de comunicação já esta em desuso ou obsoleto??

    Abraços

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  5. Bom, acredito que antigamente ouvia-se mais os programas na rádio. Hoje em dia, as novas gerações não têm o costume de utilizar esse meio de comunicação/informação.
    Geralmente as pessoas mais antigas é que ainda continuam com o costume de passar o dia ouvindo as programações.

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  6. Bom dia a todos,
    o caatinga é um bioma que vem sendo estudado por vários pesquisadores (acredito que mais por botânicos e zoólogos), mas que ainda falta muito a se estudar.
    Mas acredito que estamos conhecendo cada vez mais esse bioma brasileiro e rico.
    Sobre o rádio, acredito que vem entrando em desuso pelos jovens, particularmente não escuto muito.
    Mas videos do youtube e estações como essa que o professor nos indicou é uma boa ferramenta.

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  7. Olá,

    ainda acredito no rádio como ferramenta de grande penetração na sociedade. Mesmo sendo menos usada pelo os jovens atuais (menos usada pelo menos quando se trata do modelo clássico de rádio, o que não é o caso das rádios online)ainda há uma grande parcela da população que utiliza as rádios como meio informativo, ainda mais no interior do estado.
    Além disso, acredito que esta parcela da população com mais idade não pode ser deixada de fora das estratégias de educação. Mesmo sendo muitas vezes complicado de fazê-los abraçar uma causa, ele são uma faixa da população em expansão.

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  8. Sendo o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional, a Caatinga apresenta-se rica em biodiversidade e grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
    Em relação à rádio acredito que já não é mais uma forma atrativa para divulgação de conhecimento, hoje ela apresenta um papel vinculado a divulgação de promoções e propagandas diversas, buscando deter os ouvintes à custa de brindes, prêmios e etc.
    Francisco Lourenço

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  9. Com relação a Caatinga, já se sabe é um bioma riquissimo e bastante diverso. A rádio para o aluno que tem interesse expecifico em botânica se torna um intrumento de grande valor,e atrelado a isso pra quem gosta do rock é atrativo, porém por não ter muita divulgação não atinge uma massa populacional muito grande, pois como foi dito pelo colega anteriormente as rádios hoje em dia estão mais preocupadas em divulgações e promoções, e o espaço para informações é pequeno sem contar que o publico alvo que esta localizado em outras regiões não tem o interesse nesse tipo de noticia. Mas com a era da tecnologia torna-se mais facil obter informações as vezes até em tempo real, o que facilita ao jovens atuais um maior contato com a informação facilitando assim o ensino-aprendizagem.

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  10. A ferramenta utilizada na atividade foi bastante interessante, mas acho que hoje em dia o fato de ouvir programas de rádios diminuiu bastante por conta da facilidade de aparelho portáteis que reproduzem vídeos áudio visuais e também o fato de não conhecer esses programas de radio envolvidos com ciências. Mesmo não tendo este habito achei bastante proveitoso esse programa falando de caatinga.

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  11. Boa noite a todos!
    Achei muito interessante a forma como o tema caatinga foi abordado, principalmente o espaço oferecido através da rádio Máximus, apresentando o programa Rock com Ciência. Sou ouvinte de rádio mais atualmente ele vem em desuso por parte de algumas pessoas.
    Destaco que o programa transmitiu aos ouvintes de uma forma clara e simples um resumo da caatinga, principalmente se faz entender que esse bioma não é tão pobre quanto parece, pelo contrário, é de uma riqueza biológica importantíssima. Mesmo com tanta tecnologia a nossa frente, vale a pena parar um pouco e escutar um rádio. Fica a dica!

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  12. Concordo com a opinião do colega Jefferson, não nego que o radio é um meio comunicativo bastante eficiente e penetrante na sociedade como afirmou Wagner. No entanto, as pessoas procuram no radio informações jornalísticos ou algo do gênero recreativo, a ideia de um aprendizado didático, perante a sociedade, limita-se a internet, livros e sala de aula. É estranho a ideia de aprender biodiversidade, por exemplo, pelo radio.

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  13. O segundo programa relata a ação humana que há anos atrás, permitiu o desmatamento do cerrado para a agricultura, perdendo 50% do mesmo ocasionando na perda da biodiversidade. E hoje se faz necessário preservar esse bioma como também a Mata Atlântica, pois os mesmos estão ameaçados por terem uma riqueza de espécies muito grande.
    Não concordo quando alguns colegas dizem que ouvir rádio é coisa de gente idosa; eu conheço vários jovens, adultos e idosos que são adeptos de um determinado programa de rádio. Utilizar uma rádio para expor um determinado assunto é viável, até porque não sabemos qual a acessibilidade e escolaridade das pessoas que estão escutando. Ao falar sobre biodiversidade através da rádio, imaginem quantas pessoas ao escutar o programa ficou conhecendo o assunto; o conhecimento pode ter chegado naquela pessoa que nunca ouviu falar sobre biodiversidade e cerrado. E acabou aprendendo. Pense nisso!

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  14. Muito bom os dois links apesar de não gostar muito de rock,mas as entrevistas são muito boas e esclarece muitas coisas sobre a caatinga,e o rádio ainda é um meio de comunicação muito importante,mas que poucas pessoas dão o devido valor.

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  15. Na minha opinião, toda forma diversificada de ensino é válida. Nesse caso, a música é um instrumento bastante interessante devido a facilidade que as pessoas tem, especialmente as mais jovens em aprender as letras. Conheço muitas pessoas que utilizam essa estratégia para fixação de conteúdos quando precisam estudar.
    Concordo plenamente quando dizem que qualquer pessoa após ouvi-la, ia conhecer sobre o assunto, mesmo sem conhecimento prévio algum, como já tinha dito antes, é uma forma bastante válida de aprendizado e que fixa a atenção das pessoas por ser algo diferente e divertido.

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  16. Achei muito interessante a proposta da rádio, uma ideia criativa e atrativa a começar pelo nome do programa 'rock com ciência'. A criação das letras das músicas baseadas em assuntos específicos é uma proposta já usada a algum tempo, desde o meu tempo de escola, mas que sempre dá certo, pois o objetivo na maioria das vezes é atingido, escolhendo-se uma música com uma sonoridade legal, caprichando nas rimas e na criatividade, fica fácil de fazer com que os alunos fixem o conteúdo.

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  17. Muito bom os links com os cometários sobre a caatinga. concordo plenamente quando os entrevistados discutem sobre a falta de informação sobre a caatinga, varias pessoas não sabem metade da riqueza de plantas e animais que há naquele bioma. Acho também que existe pouco investimentos científicos e menos ainda esclarecimento acerca das coisas boas que se podem extrair da caatinga.

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  18. Sem sombra de dúvidas uma ótima intervenção didática. A associação do tema com a musicalidade mostra uma abordagem diferenciada e mais agradável a ser utilizada com jovens do ensino fundamental e médio. Além de ser uma forma de estimular o conhecimento científico.

    José Roseno M Filho.

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  19. Embora não curta o estilo musical utilizado para falar sobre a caatinga,é bem interessante o uso do lúdico em sala de aula,pois conduz ao aluno a um aprendizado diversificado e com mais prazer no que é abordado.Eu já tive essa experiência e posso relatar que foi bem proveitoso, além de divertido é claro!.Devemos usufruir não só da música para ensinar, mas também de jogos e dinâmica entre outras ferramentas pedagógicas.Essa nova maneira de repassar o conteúdo torna as aulas mais criativas e empolgantes!
    Tarcísio Batista!.

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  20. De fato, é uma metodologia aplicável.Até mesmo para uma fuga da rotina e um descanso para os alunos. Quanto à rádio, é um meio de comunicação que sofreu perdas substanciais de público e de qualidade de conteúdo ao longo de um processo de aculturação. gostei dessa rádio, e principalmente do som de raulzito !

    Até a próxima

    Fábio

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  21. Primeiramente achei super interessante um programa de rádio que tem uma audiência de jovens principalmente, ter um espaço para ciência. Eu particularmente gostei e por isso fiquei mais atenta, ouvi tudo. Mas esse método não seria legal pra alguns grupos de alunos. Os quais talvez daria mais importância se estivesse vendo algo. Eu confesso que teria prestado mais atenção se estivesse assistindo ao invés de só escutar.

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    1. Professor antes de tudo peço que me desculpe por que não expressei minha opinião antes. Eu não curto muito esse estilo musical, mas de fato é o estilo de muito de nossos alunos, acredito que a ideia de misturar uma reportagem sobre a Caatinga com o rock é muito boa porém o instrumento utilizado pra veicular a informação está em desuso, é muito raro ou quase que impossível se encontrar um adolescente escutando rádio. Hoje com o avanço da tecnologia nossos estudantes utilizam e muito redes sociais e assistem vídeos no youtube que abordam muitas vezes vídeo-aulas de forma interativa.

      Karina

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  22. Acho interessante e válida qualquer formar criativa que sirva como subsídio para a intervenção e construção do aprendizado de determinados temas. Apesar de não escutar muito a rádio, e buscar obter informações, dentre outras coisas, através de outros meios, creio que em determinadas regiões esta realidade pode ser diferente. Sendo assim, acho que é preciso se adequar as estratégias de ensino com a realidade da região, comunidade, público-alvo, e etc.

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  23. Na minha opinião tudo que venha somar conhecimentos é de grande importância, apesar de hoje em dia não ser muito comum os jovens escutarem rádio. Pois com tantos recursos informatizados, os mesmos preferem ver videos ou programas na tv. Mas a rádio foi muito educativa e informativa, particularmente me somou alguns conhecimentos e poderá fazer o mesmo com os alunos.

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  24. Muito interessante a forma como apresenta o assunto,principalmente pela utilização de músicas entre os assuntos (que me deixou feliz por utilizarem o gênero rock'n roll como base) e a forma como eles aplicam as informações.Como li em mensagens anteriores com tantos recursos,radio é uma alternativa bem diferente.Divertido e cultural muito legal.

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  25. Muito bom esse tipo de entrevistas, pois o rádio também é um grande meio de comunicação. Em alguns locais do Brasil, o rádio é mais escultado do que um canal de televisão, fazendo com que esse tipo de entrevista via rádio deixe a população que prefere escultar do que assistir, rica em conhecimentos. Esse tipo de entrevista fala como o ambiente pode ser rico em biodiversidade e ao mesmo tempo pobre em exploração pelos nossos pesquisadores, além de me informar que a caatinga é o único bioma somente brasileiro (Eu não sabia).
    Muito bom essa reportagem!
    Ela mostra que uma pessoa pode ter vários meios para aumentar o seu conhecimento.

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  26. Achei muito enriquecedor a forma como o assunto foi abordado.
    Sabemos que hoje em dia temos outros meios de comunição, digamos mais chamativos, como a internet e até mesmo a televisão, porém acredito que ainda há uma grande massa de pessoas que gostam de escultar música pra passar o tempo e outros, e essa massa é composta principalmente por jovens, o que valida bastante a forma escolhida da difusão de informação.
    Talvez a única crítica construtiva que tenho a fazer é com relação ao ritmo musical escolhido, que de uma maneira ou de outra seleciona o público alvo, pois eu não iria optar por escultar essa rádio por não curtir rock e consequentemente eu iria ficar sem tais informações.
    Mas, entendo que qualquer que seja o ritmo escolhido, alguém iria ficar "de fora" pelo gosto musical. Logo, a iniciativa da rádio é plausível, pois proporcionar informação é uma atitude simplesmente fantástico.

    Cleidiane Silvestre

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. Apoio totalmnete recursos extras para o aprendisado.
    A radio atrela o entretenimento ao conhecimento, facilitando a a absrção do conteúdo e disceminando o conhecimento de forma mais efetiva tanto qualitativa tanto como quantitativamente.

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  29. apoio totalmente o uso de radio para tal fim. conhecimento nunca é demais ainda mais quando estamos falando de algo nosso! é difícil encontrar programas na televisão ou mesmo em um telejornal falando com tanta clareza e especificidade de temas como o de biomas, biodiversidade entre outras coisa...
    acho uma maneira interessante de se vincular uma informação/debate é uma verdadeira aula de conhecimentos e esclarecimentos em uma linguagem clara, simples para a grande maioria da população que não conhece uma terminologia mais especifica e menos ainda sobre os diversos biomas como no nosso caso sobre a caatinga que foi citado.

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  30. Achei interessante o uso de uma rádio como veículo de informação acadêmica, onde alunos podem interagir com profissionais de uma maneira mais despojada. Mais uma vez a atividade extraclasse quebrando os paradigmas de um ensino podrão, valorizando o interacionismo.

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  31. Acredito que o uso do rádio como um meio de propagação da informação e do conhecimento, é bastante interessante. Mas concordo com alguns colegas quando dizem que ele já não é um recurso tão utilizado atualmente.
    A junção da ciência (ou do conhecimento, de modo geral) com a música, é uma proposta muito estimulante, pois sabemos o quanto a música está presente em nossa vida. Desta forma, é facilitado o aprendizado, fugindo de aulas mais expositivas, que podem ser maçantes. Além de que geralmente a informação é passada de forma mais acessível ao público geral.
    Não sei se propositalmente, mas o título: “Rock com ciência”, nos soa também como “Rock consciência”, o que não deixar de sê-lo, visto que leva o conhecimento a consciência de cada ouvinte. :D

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  32. Todo meio de transmissão de saberes é válido e importante. Desta vez, o artifício utilizado foi um dos mais antigos meios de comunicação, o rádio.

    Achei super interessante a proposta da rádio Máximos com o programa Rock com Ciência. Porém, particularmente, não lanço mão deste meio para construção de conhecimentos. Na verdade mal escuto rádio. Com a internet cada vez mais difundida e acessível, a junção do áudio e vídeo se torna mais procurada e interessante.

    No entanto, em muitas regiões, principalmente no interior de vários estados brasileiros, a utilização do rádio se faz muito tradicional e importante ainda. Sem dúvidas é uma ferramenta útil, atrativa e que só soma aos vários caminhos em que se pode buscar ou transmitir conhecimentos.

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  33. Achei legal a ideia da rádio e tal, e é de bom uso esse tipo de ferramenta para produção textual, o uso da música é bem legal e poderia até ser em outros ritmos, mas acho que o rock encaixou bem na idéia.

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  34. Achei interessante a forma de como o tema foi abordado pela rádio, eu particularmente assimilo mais sobre um determinado assunto quando ouço falar sobre tal, de que apenas lendo sobre,concordo com os colegas a respeito do uso da rádio atualmente pois eu particularmente não escuto rádio a não ser que alguém que esteja perto de mim esteja escutando,mais acredito que esse meio de comunicação/informação ainda é ultilizado por bastante pessoas principalmente na zona rural.
    Sobre o tema Caatinga vou ressaltar no que diz respeito aos estudos desse bioma, sabe-se que muito ainda se tem a descobrir sobre ele, e acredito que a maior dificuldade para estudá-lo é a falta de "recursos" acessibilidade,profissionais especializados neste tipo de ambiente,reconhecimento da importância do mesmo pela população etc, o que acaba dificultando muito o estudo desse bioma. E é justamente através desses estudos que poderão ser criadas áreas de conservação.
    Cláudia Menezes

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  35. Achei super interessante a proposta do rádio e acredito que seja uma boa ferramenta para inovar os métodos de aprendizagem. Além de ser bastante interativo e divertido foge do tradicional método de ensino (quadro e livro). Trazer novas ferramentas para sala de aula a exemplo o rádio, mostra o quanto o professor é didático, criativo e antenado com a realidade dos seus alunos, que em geral tem acesso à internet e outros veículos de informação.

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  36. Achei super divertido e diferente , você encontra informações importantes , como se fosse um debate e ainda com musica .muito bom mesmo , um meio de tecnologia usado de maneira inteligentíssima, radio, videos é boa opção de ferramentas para a divulgação da ciência. Encontrei um blog com vídeo super interessante http://www.bloguito.com.br/caatinga-sua-fauna-e-flora .

    Nayara Pacheco

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  37. Acho muito interessante e enriquecedor a utilização da forma alternativa de se utilizar músicas,rádio,internet,jornais e todo meio de comunicação em favor de tornar mais acessível a educação,aprendizado e desenvolvimento de forma lúdica e dinâmica.

    Débora Pereira

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  38. É interessante a idéia de utilizar o rádio com um meio propagador não apenas de entretenimento como também unindo ao conhecimento, em uma linguagem próxima da junventude, poderia também incluiroutros ritimos é um bom facilitador para o aprendizado.

    Benny Ferreira

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