terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividade para o próximo encontro 8/05

Carissimos,

A atividade a ser desenvolvida durante a semana é uma mistura de música e conteúdo científico.

Eu selecionei um programa de entrevistas para rádio desenvolvido por um grupo de professores e alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

Chama-se Rock com Ciência. Legal o nome, não?

O programa selecionado é o #21 - Biodiversidade. Ele está acessivel pelo seguinte link: http://www.rockcomciencia.com.br/rock-com-ciencia-21-biodiversidade/

E qual será a atividade??

1. Acessar o link e ouvir a entrevista relacionada ao tema biodiversidade, com ênfase no Cerrado. Repare que na página do link indicado, já existe um roteiro básico dos itens a aserem abordados na entrevista.

2. Após ouvir a entrevista acompanhado de muito rock, você poderá sedimentar melhor os conceitos relacionados a biodiversidade, tais como: hotspots, conservação, ecossistemas, espécies invasoras, corredores biológicos, diversidade genética, etc...

3. Use o nosso espaço virtual para:
              a) dar sua opinião sobre a ferramenta (entrevista em rádio) e seu formato como um elemento agregador na construção do conhecimento em aula.
              b) elencar os principais tópicos/conceitos que julgue mais relevantes na entrevista.

4. No nosso próximo encontro trataremos sobre o ecossistema Cerrado.

Abraços e até nosso próximo encontro.

Marccus




16 comentários:

  1. A respeito da atividade desenvolvida,

    a) Achei bastante interessante, pois um documentário, vídeo e áudio é bastante importante para o aprendizado, uma vez que estaremos aprendendo ao escutar, mas poderemos não está com 'olhos' fixos no que está ouvindo, podendo assim escutar sobre, e não necessariamente está lendo paralelamente sobre o assunto. Isso facilita bastante o aprendizado do aluno, acho bem viável e interessante.

    b) Muitos dos conceitos já foram debatidos em aula..mas vamos lá!

    Hostpots: alta riqueza e alta ameaça também de sua diversidade.
    ex de hotsposts no Brasil: Cerrado e Mata Atlântica.

    Biodiversidade: é toda a diversidade que pode existir, seja ela através da genética, das espécies e sua interação e dentro de um todo= ecossistema.

    Outros pontos importantíssimos foram em relação aos números de espécies do Cerrado, e quanto ao que já foi e está sofrendo, com extinção e com as diversas ameaçadas existentes.

    abraços a todos! E bom finalzinho de semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante a utilização de música,pois facilita o aprendizado dos alunos e o legal é que você pode até pedir que cada um fazer um trabalho sobre determinados temas como esse tipo de ferramenta.

    Como foi dito por Adna,alguns temas já foram debatidos em sala,porem outros foram introduzidos novos como a diversidade de ecologia,diversidade Genética que ainda não tinha conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Muito didático a metodologia utilizada, uma ferramenta muito interessante que faz a diferença na sala de aula . ao passo que o aluno ler acerca do assunto e ouvi, utilizando a música para facilita o aprendizado fixando melhor o conteúdo.

    achei importante que eles abordaram os principais tópicos destacado os aspectos da biodiversidade, algumas ferramentas para estudo da biodiversidade como uso de testes moleculares.

    O número de especies no bioma cerrado.as consequência da ação antrópica ,a importância de se preservar.



    REJANE SILVA

    ResponderExcluir
  4. Como sempre mais uma ótima ferramenta de didática! Muito bom :) Obter a atenção dos alunos de diferentes maneiras é essencial pra se conseguir repassar a informação de maneira completa ;)
    Como a maioria comentou alguns temas do programa já foram comentados, mas outros vieram a acrescentar.
    Essa parte que um dos participantes comenta sobre qual o jeito correto de fazer um repovoamento achei bem interessante (: Quanto ao Cerrado, como Anda comentou, o que nos chama a atenção é de quanto ele já foi devastado e de como ainda sofre com isso.

    Rebeca Melo

    ResponderExcluir
  5. Sobre a ferramenta:

    Amigos licenciandos, esta disciplina está me surpreendendo á cada aula que passa, nunca imaginaria que alguém pudesse misturar radiodifusão, rock e ciência de uma maneira tão bem elaborada, isso só reforça mais um pensamento que tenho comigo e tento por em prática com o passar de minha vida desde que entrei na UFPE é que temos que ser educadores diferenciados e para tal temos que nos guiarmos e inspirarmos em exemplos como este. Obrigado professor Marcus pela oportunidade que o senhor está nos proporcionando.

    Tópicos que mais me chamaram atenção:

    O termo “biodiversidade”, engloba várias vertentes entre elas o de ecossistemas e genética, eu fiquei preocupado pois observei através do programa que existem poucos profissionais que atuam neste campo de pesquisa que são importantíssimos. As questões sobre os hotspots que são tão importantes por sua diversidade de espécies, porém também se destacam por sua situação de devastação (destruição).
    Sobre o Cerrado que é o assunto de nossa próxima aula, eu atentei para o fato de ser uma área tão devastada, porém não tão divulgada quanto a devastação da Mata Atlântica e da Amazônia, talvez seja pelo fato desta área servir de grande apelo ao agronegócio onde estão envolvidos interesses políticos geradores de altíssima renda para nossos “ilustres” parlamentares de Brasólia (ironia). Além disso, foram apresentados números sobre diversos aspectos do Cerrado, tais como: mastofauna, ave fauna, peixes, répteis e anfíbios entre outros dados importantes. Tivemos também um questionamento sobre as conseqüências do desaparecimento destas áreas e conseqüentemente o desaparecimento da biodiversidade nela contida para o homem de maneira geral.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o link disponibilizado, apesar da qualidade do audio, que não ficou muito boa, mas foi uma inovação muito boa principalmente para o público jovem que como quase todo adolescente que adoram música e essa é uma ferramenta a mais a se completar dentro da sala de aula, nesse caso se utilizou uma linguagem bastante clara! Nos mostra como podemos inovar sem perder o foco..
    Falando sobre os ecossistemas e hotspots que são biomas que são ameaçados de alguma forma, pois tem uma grande diversidade de espécies dentro deles, como é o caso do Cerrado e da Mata Atlântica.
    Destacam o Cerrado de que é um hotspot pois tem uma grande biodiversidade e que está sendo devastada... Fala da importância da biodiversidade que uma delas é a prospecção da espécie.
    E dia 22 de maio é dia da Biodiversidade e dia da nossa provaaaa :D

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!

    Adorei o link, é uma ótima ferramenta principalmente para alunos que não gostam de estudar biologia, como meu primo (risos). É uma forma divertida de abordar os assuntos dentro da biologia e talvez outras disciplinas, pq não? Gotei tanto desse site que vou repasar para outros colegas biológos.

    Obrigada Professor!

    ResponderExcluir
  8. Adorei esta ferramenta, muito criativa e dinâmica..voltada para tecnologia do jeito que os alunos gostam...foi uma forma de apresenta dados estatístico sem assustar os alunos, sem fala que também foi citado a divisão do campo de trabalho dentro da biodiversidade( genética, espécies e ecologia), algumas características do cerrado e o principal motivo do seu desmatamento (agricultura) , o problema do desmatamento de outras regiões regiões(hotspot)...

    Só para criar um programa de entrevistas para rádio desenvolvido por um grupo de professores e alunos do curso de biologia da universidade federal de pernambuco, seria muito melhor trocar rock por forró....kkkk.... nada contra o rock mais seria muito bom vocês não acham?????

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da ferramenta e permite ao professor uma forma de chamar atenção dos alunos e inovar, estimulando-os a aprender de forma de diferente. Dos temas tratados fiquei surpresa com a abordagem sobre diversidade genética,
    Quanto ao Cerrado que me chamou atenção foi como a ferramenta trata da devastação que este "bioma" vem sofrendo, número de espécies e ameaçadas de extinção.



    Daniele Pires

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante e inovadora essa ferramenta, que além de passar as informações necessárias, ela passa de um jeito bem dinamico a partir da musica que vem ao fundo!
    Os niveis de biodiversidade citados como especie, ecossistema e genetica, as suas importancias e ameaças das especies.. os hots pots como mata altantica e cerrado! E no cerrado a porcentagem q já foi devastado!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite pessoal!
    A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

    achei super interessante,com toda certeza, chama mas a atenção dos alunos, fazendo com que eles se interessem pelo assunto. já que temos a tecnologia aí; vamos usa-la ao nosso favor!

    o que me mais chamou a atenção sobre cerrado foi a grande biodiversidade de especies e a sua importância.


    Rayana

    ResponderExcluir
  12. Nossa, adorei! Pra quem gosta de rock e biologia, esse método é perfeito! Além do mais, que repertório musical heim? ótima ideia, aprovadíssimo o rock com ciência!
    Gosto bastante de música e já desenvolvi trabalhos assim também, vi que realmente o aprendizado com interatividade tem um melhor resultado na construção do conhecimento.

    Alguns pontos interessantes e não comentados anteriormente:

    - Cerrado com área inicial de 2 milhões de km2;
    - 17% de espécies endêmicas;
    - 137 espécies ameaçadas de extinção;
    - 50% da área inicial modificada.
    - conservação para desenvolvimento sustentável;
    - 22 de maio dia mundial da biodiversidade.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!!

    Professor, parabéns pela escolha da ferramenta da atividade. Boa sugestão pra nós futuros educadores.

    Com uma linguagem fácil de entender sobre a biodiversidade, a entrevista me chamou atenção principalmente o que vem a ser hotspots. Detalhe que ele ainda fala nas estatísticas.
    Fala ainda a importância da preservação, assim como o que a ser preservacionista e conservacionista.


    :)

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito a música é um meio pelo qual ajuda a estudar de uma forma mais didática o assunto abordado, fazendo com que a construção do conhecimento, seja facilitada através da forma inovadora de passar o conteúdo.
    Alguns tópicos abordados: A biodiversidade em vários níveis como já foi citado, que existem biomas ameaçados e que dentro da natureza pode extrair medicamentos para indústria farmacêutica e cosmética e que é preciso reconhecer a sua importância, e fazer com isso um desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante essa abordagem sobre a biodiversidade. Um tema bastante comentado e muito importante.
    Gostei da ideia de misturar música e ciência. É uma ferramenta que pouco de nós tinhamos associado. E que, uma vez utilizada essa ferramenta, torna a atividade mais interessante e a aprendizagem torna-se mais fácil.
    Para os que vão optar para a área de ensino, essa atividade é bem legal.

    Os temas abordados foram: Os Níveis de Biodiversidade; Cerrado e Mata Atlântica (Hotspots) e Biodiversidade do Cerrado (com números e porcentagens); Importância da preservação da Biodiversidade; Movimentos preservacionista e Conservacionista; Desenvolvimento Sustentável.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Pessoas!

    Interessante! O aluno ouve a música e ao prestar atenção em seu sentido geral, começa a exercitar sua capacidade de compreensão oral.Uma vez que a música pode proporcionar ao indivíduo “ferramentas” tais como: tranqüilidade e prazer.

    Entretanto,faltou uma pequena observação,o desenvolvimento de programa visual para os alunos com necessidade especial (surdos), com intenção de facilitar o aprendizado dos mesmos.


    Os pontos mais importante do debate foi :

    A relação entre Mata Atlântica e o Cerrado.( os dois Hostpots )

    O cerrado com um dos mais ricos e ameaçados ecossistema.A importância da preservação deste ecossistema.

    Att:Geane

    ResponderExcluir