Caros,
a atividade 1 foi disponibilizada ontem pela manha e teve ate as 22h pra ser concluida.
durante o periodo da aula (à 19h), foi lançada a atividade 2 que era apenas um complemento da atividade 1 e teve como objetivo o conhecimento e uso/familiarizacao com um site informativo e com 100% de confiabilidade científica para dados botânicos (diversidade de plantas).
algumas famílias foram repetidas. Pq?? razões diversas, entre elas a falta de leitura do que já havia sido postado anteriormente no blog.
a idéia do blog não é apenas diosponibilizar e socializar a sua informação mas é também para você se socializar com a informação alheia, ou seja, ler o que foi postado antes de você e consequente aprender com a informação trazida e já resumida pelo colega.
se isto tivesse acontecido, muito do problema teria sido evitado. Claro que existe a questão da construção da atividade simultaneamente. Ora pois, o blog funciona para isto. Alguns até escreveram que estavam a dedicar-se a determinada família. Mais uma vez a leitura das postagens teria auxiliado em alguns casos!
Solução ?? muito simples ... quem fez uma familia que ja havia sido disponibilizada no blog anteriormente poderá fazer outra e postar o quanto antes (para a atividade 1 e 2).
lembrem-se que é para ser feito com as famílias listadas. Nao entendi pq um aluno decidiu fazer de uma família não listada. desatenção?? Bem, terá tempo para refazer dentro das famílias apresentadas e com os parâmetros solicitados.
Como ressaltado anteriormente, de onde coletamos o dado é tão ou mais importante quanto o dado! Ser educador é ter atenção a sua fonte de informação. Fonte errada pode gerar a trasmissão do conhecimento de forma equivocada pelo educador.
Outro aspecto curioso no exercício é a inclusão de dados não solicitados na atividade. Pq será?? Pensei em algumas razões mas confesso que ñão sei qual de fato seria o motivo. Seria por ser mais fácil colar tudo do site sem se preocupar com o que esta de fato sendo pedido?? Ou pq o aluno não sabe o que está sendo pedido, então na duvida coloca tudo pois alguma coisa há de ser a resposta??
De qualquer maneira a atividade tem multiplas funções e entre elas está a construção da habilidades específicas, como por exemplo saber selecionar a informação necessária.
Como podem perceber, o processo de "ensinagem" (ensino + aprendizado) tem caminhos múltiplos e requer atenção, leitura e dedicação.
Não esqueçam de elaborar suas fichas pautadas para a próxima aula e claro fazer uma leitura atenta da informação disponibilizada no blog.
Abraços e ótima semana.
Marccus
Professor uma dúvida sobre essa ficha pautada, devemos fazer SÓ da família a qual escolhemos falar ou de TODAS as família solicitadas pelo senhor? Aguardamos retorno.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira ficha pautada devera ser feita APENAS da familia que foi estudada/pesquisada por ele/ela.
ResponderExcluirpor tanto, cada aluno deverá preparar apenas DUAS fichas pautadas sobre a mesma familia.
1 ficha 1: caracteres morfologicos indicados em (atividade 1 da aula de ontem ambiente virtual)
2 ficha 2: indicativos de diversidade taxonomica (atividade 2 da aula de ontem no ambiente virtual)
pois é prof. acho que ontem pairou a confusão no ar! não acho que tenha sido só a falta de leitura e sim a falta de bom senso mesmo! se alguém repetiu... é simples o 1° fica e o segundo se vira pra procurar outra familia!! foi o que aconteceu entre vanila e eu. ela tinha postado 1°, porém só vi depois porque enquanto fazia as duas atividadas simutaneamente ela foi e postou. só quando postei foi que eu vi e apesar de ter feito deixei que ela ficasse com Bromeliaceae.
ResponderExcluirjosaias
-----------------