Caros,
A atividade preparatória para a aula virtual de amanha é sobre o Cerrado.
Cada aluno deverá postar no ambiente virtual os seguintes itens:
a) uma planta de Cerrado - nome científico, nome popular e família botânica a qual pertence.
b) um aspecto descritivo/caracteristico do Cerrado.
Lembrando que tanto o nome científico quanto as características nao devem ser repetidas nas postagens submetidas pelos alunos.
Esta atividade poderá ser realizada até as 22:00h de amanha (3af.).
Amanha, nossa atividade virtual será iniciada as 19:00h.
Abraços
Marccus
Boa noite Pessoal,
ResponderExcluirMinha escolha foi a Ciganinha que é tipica do cerrado,pode ser vista nas cores Brancas,rosa ou vermelha.
Nome Científico: Memora peregrina
Nome Popular: Ciganinha
Família: Bignoniaceae
Retirado do site da Embrapa,no dia 09/04/12
O nome Cerrado tem origem na língua espanhola e significa fechado;relativo a denso.O cerrado é,na verdade,composto por vários tipos de paisagens e vegetação,as chamadas fitofisionomia.Isso que dizer que além da paisagem típica da savana,existem também florestas campos e florestas.
Trecho retirado do livro:Vivendo o Cerrado de Marcelo Bizerril.Editora:Saraiva,2004.
Livro encontrado na biblioteca do CCB.
Nome cien. Mauritia flexuosa L.
ResponderExcluirFam. Arecaeae
Nome pop. Buriti
Uma característica desta vegetação é de possuir raízes bem profundas com a intenção de conseguir água em regiões profundas na época de estiagem já que o clima da região é tropical sazonal, também chamado de inverno seco, onde pode ocorrer curtos períodos de seca entre os meses de maio e setembro que chove pouco ou nen mesmo chove e então o solo fica bastante seco .
Bom trabalho a todos
-Mangaba
ResponderExcluirHancornia speciosa Gomez
Família Apocynaceae.
O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, com cerca de 2.000.000 Km2.O termo cerrado é empregado para designar localmente as savanas, formações vegetais que predominam na paisagem do bioma.
Boa noite!
Nome Popular: Mangaba
ResponderExcluirNome Científico: Hancornia speciosa Gomes
Família: Apocynaceae
É usada na fabricação de doces, sorvetes, geléias e licores, tanto artesanais como industriais. Sergipe é o maior produtor de mangaba.
O cerrado é o segundo bioma mais produtivo do país. Uma característica desse bioma são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios esporádicos e espontâneos, ocorrendo no período da seca. A vegetação, em grande parte, é parecida com a de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm os caules retorcidos e raízes longas, que ajudam na absorção da água - disponível nos solos abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo no período da estação seca do inverno.
Erika Cavalcanti
Como Gizella foi mais rápida,ihihihih!!
ExcluirVai outra ai.
Nome Popular: Buriti
Nome Científico: Mauritia flexuosa L.
Família: Palmáceas
Têm uso medicinal com a extração óleo da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas.
Rico em vitamina A esse óleo é usado contra queimaduras na pele, provocando alívio imediato e ajudando na cicatrização.
Erika Cavalcanti
Fui com tanta pressa que nem vi que Lalo tinha postado o Buriti. Mas agora vai. :)
ExcluirNome Popular: Pequi
Nome Científico: Caryocar brasiliense Camb.
Família: Caryocaraceae
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.
Símbolo da cultura de Goiá, é mto apreciado na forma de licores. Além de doces e sorvetes.
Como medicinal o óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes e resfriados e no controle de tumores.
Erika Cavalcanti
Boa noite pessoal! (:
ResponderExcluirA planta que eu escolho foi a de nome popular Araticum-do-cerrado e nome científico: Annona crassiflora, da família: Annonaceae.
Ocupando 2 milhões de km² na região central do Brasil, o Cerrado caracteriza-se por suas diferentes paisagens, com variados tipos de vegetação, de solo, de clima e de topografia. Apesar de possuir uma aparência árida e ter solo pobre apresenta uma rica biodiversidade, sendo
considerado o bioma de savana mais diverso do planeta com mais de 10 mil espécies de plantas.
Assim como a Mata Atlântica, o Cerrado sofreu profundas alterações em decorrência da ocupação
antrópica e hoje restam menos de 20% da formação original, apontando com um dos hotspots de
biodiversidade.
Genericamente, corresponde às formações do tipo savana; é um bioma tropical com estações bem
definidas de seca (inverno) e chuvas (verão).
Espero ter ajudado! Boa noite ;*
Boa noite gente! :D
ResponderExcluirA planta do Cerrado que escolhi foi a Macaúba (nome popular), que tem por nome científico Acrocomia aculeata, e pertence à família Arecaceae (Palmae).
-
A vegetação do Cerrado apresenta diversas paisagens florísticas diferenciadas, como os brejos, os campos alagados, os campos altos, os remanescentes de Mata Atlântica, mas as fitopaisagens predominantes são aquelas dos Cerrados, como o cerrado típico, o cerradão e as veredas. Nesses podemos encontrar plantas de tipo palmeiras, plantas frutíferas, gramíneas, bromeliáceas, orquidáceas e outras plantas de menor porte.
-
Espero ter contribuído! :)
Rebeca Melo
Bom Dia pessoal!
ResponderExcluirNome Popular: Guaçatonga
Nome Cientifico: Casearia sylvestris SW.
Família: Salicaceae
Trata-se de arbusto ou arvoreta alcançando até 6m de altura em alguns locais, nativa de quase todo o Brasil, principalmente em florestas secundárias. No Cerrado é mais freqüentemente encontrada na forma de arbusto (mas ocorre como arvoretas), em diversos tipos de vegetação. Ela está entre as plantas nativas usadas como antiofídicas por muitos povos tradicionais, havendo fortes indícios científicos da eficácia de sua ação para tal finalidade.
Uma Característica do Cerrado é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, com áreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma.
Espero ter proporcionado o necessário.
Obg, e a todos os restantes Boa Sorte!
BOM DIA! a planta que escolhei foi o Jatobá
ResponderExcluirNomes comun: Jatobá
Nome científico: Hymenaea spp
Família: Leguminosae (Caesalpinoideae)
o Jatobá é um fruto bastante utilizado pela população que habita os cerrados brasileiros. sendo utilizado na alimentação, na produção de bolos, biscoitos, pães, misturada à farinha de trigo. Também pode ser consumida natural ou sob forma de mingau.
o cerrado possui uma flora bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. apresentando desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria.
possuindo cerca de 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de répteis; 163 de anfíbios, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.
REJANE SILVA
Olá gente, a minha planta é a de
ResponderExcluirNome popular Lobeira
Nome cientifico: Solanum lycocarpum St. Hil.
Familia: Solanaceae
A vegetação do Bioma do Cerrado, considerado aqui em seu "sensu lato", não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão. Muito ao contrário, ela é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões. Entre estes dois extremos fisionômicos, vamos encontrar toda uma gama de formas intermediárias, com fisionomia de savana, às vezes de carrasco, como os campos sujos, os campos cerrados, os cerrados "sensu stricto" (s.s.). Assim, na natureza o Bioma do Cerrado apresenta-se como um mosaico de formas fisionômicas, ora manifestando-se como campo sujo, ora como cerradão, ora como campo cerrado, ora como cerrado s.s. ou campo limpo. Quando percorremos áreas de cerrado, em poucos km podemos encontrar todas estas diferentes fisionomias. Este mosaico é determinado pelo mosaico de manchas de solo pouco mais pobres ou pouco menos pobres, pela irregularidade dos regimes e características das queimadas de cada local (freqüência, época, intensidade) e pela ação humana. Assim, embora o Bioma do Cerrado distribua-se predominantemente em áreas de clima tropical sazonal, os fatores que aí limitam a vegetação são outros: a fertilidade do solo e o fogo.
bom dia!
ResponderExcluirA planta que escolhi foi a copaíba
Nome científico::Copaifera langsdorffii Desf.
Nomes populares:Copaíba, Pua-de-óleo, Capaúba
Família: Fabaceae
O clima do Cerrado é relativamente quente, com temperatura média anual por volta de 26°C e índices pluviométricos entre 1.200 e 2.000 mm por ano, com chuvas concentradas no verão. Os estudos indicam que a fisionomia da vegetação do cerrado parece ser fortemente influenciada pelas características minerais do solo e por incêndios naturais periódicos. Estes explicam o fato de diversas espécies de plantas do cerrado apresentarem adaptações ao fogo, como gemas subterrâneas, troncos revestidos por grossa periderme, sementes com germinação induzida pelo calor e etc.
Att: Rayana
Bom dia pessoal! A planta que escolhi foi o Baru como é popularmente conhecido.
ResponderExcluirNome científico: Dipteryx alata
Família: Leguminosae
O Cerrado é típico de regiões tropicais, apresentando duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .
Bom dia gente! A planta que escolhi foi o Baru, como é popularmente conhecido.
ResponderExcluirNome Científico: Dipteryx alata
Família: Fabaceae ou Leguminosae
Os Cerrados apresentam relevos variados, embora predominem os amplos planaltos. Metade do Cerrado situa-se entre 300 e 600m acima do nível do mar, e apenas 5,5% atingem uma altitude acima de 900m. Em pelo menos 2/3 da região o inverno é demarcado por um período de seca que prolonga-se por cinco a seis meses. Seu solo esconde um grande manancial de água, que alimenta seus rios.
Desculpa aiii publiquei 2X, as informações são diferentes mas as plantas são iguais!
ResponderExcluirOi pessoal, Bom dia!
ResponderExcluirA minha escolha é por uma planta nativa do Cerrado, porém encontrada em diversos outros estados incluindo PE:
Nome popular: Sucupira-preta
Nome científico: Bowdichia virgilioides, Kunth in H. B. K.
Família: Leguminosae/Fabaceae(Papilionoideae)
Ela é uma árvore como já dito nativa do cerrado, e quanto as suas características: suas folhas são compostas, folíoladas, alternas ou opostas, com flores pentâmeras rugosas roxas ou azul escuras. Os frutos são secos tipo vagem e possui sementes claras. Quanto ao seu uso: vão desde a recuperação de áreas degradadas, até na medicna na utilização da casca da raiz, da árvore, batata da raiz e das sementes em diversas doenças.
No Cerrado têm origem as três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, São Francisco, Tocantins-Araguaia e Prata, e os outros biomas brasileiros são banhados com cursos d’água advindo deste.
Bom dia pessoal, minha escolha foi uma flor do Cerrado.
ResponderExcluirNome popular: Dormideira do Cerrado, Dormideira ou Sensitiva
Nome científico: Mimosa pudica L.
É um pequeno arbusto tropical pertencente à família Fabaceae, comumente encontrado no bioma de Cerrado. O seu nome se originou pelo fato de fechar suas folhas quando é tocada, quando está sob a luz intensa do sol, quando anoitece e quando há muito vento. Esta sensibilidade ao toque e ao calor tem o nome de sismonastia. É uma planta de fácil cultivo, podendo ser plantada em vasos, ou jardins. Embora tenha espinhos, é muito admirada pelas crianças por causa de suas flores e da suas características de se fechar ao toque.
Sobre o Cerrado, vou colocar algumas características:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pêlos;
- presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
É o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2 , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.
Raissa Vasconcelos Costa
Boa tarde pessoal a minha planta é o Pequi (Caryocar brasiliense)
ResponderExcluirFamília: Caryocaraceae
Essa planta possui um valor medicinal muito interessante contra asma, bronquite e coqueluxe, extraindo do caroço ou do óleo da castanha. Também pode ser afrodisíaco.
O cerrado engloba 1/3 da biota brasileira e 5% da flora e fauna mundiais. É caracterizado por uma vegetação savanícola tropical composta, principalmente de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, que dão origem a variados tipos fisionômicos, caracterizados pela heterogeneidade de sua distribuição.
Algodão-do-cerrado
ResponderExcluir(Cochlospermum regium) é uma espécie de subarbusto da família Cochlospermaceae, nativa do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, onde pode ser encontrada em cerrado sentido restrito.
Na época da seca, a planta perde todas as folhas, que são simples, de filotaxia alterna. Pode ser utilizada como ornamental, possuindo propriedades medicinais.
FONTE http://pt.wikipedia.org/wiki/Algod%C3%A3o-do-cerrado
ANDREZA RENATA
Boa tarde Pessoal a planta que escolhi é caracteristica do cerrado
ResponderExcluirNome comum: pata-de-vaca ou pé-de-boi
Nome cientifico: Bauhinia forticata Link 1821
Familia: Fabaceae (Subfamília: Caesalpinioideae)
Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (a primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de répteis; 163 de anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082 Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.
Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.
As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas. Nos chapadões arenosos e nos quentes campos rupestres estão os mais exuberantes e exóticos cactos, bromeliáceas e orquídeas, contando com centenas de espécies endêmicas. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.
"Pata-de-vaca" ou "pé-de-boi" são uma referência ao formato de suas folhas. É portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinia. É usada tradicionalmente como medicamento e tem sido objeto de estudos no controle da diabetes. Estudos científicos comprovaram que contém insulina. Essa árvore, nativa da Mata Atlântica, é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas.
Fonte:
http://tga.fafich.org.br/index.php/home/noticias/45-noticias-antigas-tga/126-noticia02.html
http://amigonerd.net/trabalho/27579-a-ecologia-do-cerrado-brasileiro
Boa tarde a todos!
ResponderExcluir(:
a planta que escolhi foi Velame- branco ( assim chamado popularmente), seu nome cientifico é: Macrosiphonia velame, e é da família das Apocynaceae.
destacarei alguns pontos chaves do ecossistemas, juntamente com a conservação, e como esse ecossistema é visto pela sua diversidade e características. O Cerrado é um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial. Esse ecossistema possui a mais rica flora flora dentre as savanas do mundo
(>7.000 espécies), com alto nível de endemismo. As taxas de desmatamento no Cerrado têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação do bioma é muito inferior ao da Amazônia: apenas 2,2% da área do Cerrado se encontra legalmente protegida. Diversas espécies animais
e vegetais estão ameaçadas de extinção e estima-se que 20% das espécies ameaçadas ou endêmicas não ocorram nas áreas legalmente protegidas. As principais ameaças à biodiversidade
do Cerrado são a erosão dos solos, a degradação dos diversos tipos de vegetação presentes no bioma e a invasão biológica causada por gramíneas de origem africana. O uso do fogo para
a abertura de áreas virgens e para estimular o rebrotamento das pastagens também é prejudicial, embora o Cerrado seja um ecossistema adaptado ao fogo.
São muitas as características e pontos chaves a serem tratados, mas para que os demais colegas que queiram envolver o assunto não se prejudiquem, destaco apenas esses pontos.
Como mostrei o Cerrado é de grande importância, uma vez que é uma de nossas savanas mais biodiversas do MUNDO! Mas que infelizmente, vem sendo devastadas, como todos nossos ecossistemas, uma pena vemos nossa diversidade florística e faunística sendo desprezada assim, né? Como destaquei no inicio, também é considerado um hotspots. Lembrando que para ser considerado hotspots é preciso ter uma alta diversidade, assim como uma alta taxa de devastação.
-> As áreas de proteção, são as mais afetadas...estranho, né? Aí que vemos a falha nas leis, que referem a preservação e conservação as UC's, áreas protegidas e outras.
Um ecossistema bastante florido! (:
referencias:
http://biologo.com.br/plantas/cerrado/velame-branco.html
http://www.conservacao.org/publicacoes/files/20_Klink_Machado.pdf
Olá pessoal escolhi a Catuaba, cujo nome científico é: Anemopaegma arvense e a família Bignoniaceae.
ResponderExcluirA vegetação do cerrado apresenta semelhança com a savana, mas com a presença de gramíneas, arbustos e árvores esparsas de aparência seca, algumas com raízes profundas (característica para a busca de água em regiões profundas de solo, ex: épocas de seca, geralmente são duras e grossas, árvores com galhos tortuosos e com pequeno porte). Comum se ter variações de relevo. Tipos de cerrados comuns: cerradões, campos sujos, campos limpos, campos cerrados, cerrado no sentido restrito, matas secas, matas de galeria (mais conhecidas como ciliares).
Esse link aqui é bem legal,com as plantas mais comuns, um vídeo com as paisagens do bioma e outras curiosidades. http://biologo.com.br/plantas/cerrado/
Eric Roberto
Boa tarde gente! A fruta que eu escolhi é conhecida popularmente como fruta-de-lobo ou lobeira. Pertence a família das solanáceas (a mesma do tomate), seu nome científico é Solanum lycocarpum. É encontrada no cerrado, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e do Tocantins. Pode ser um pequeno arbusto ou uma árvore de até 5 metros. A flor da lobeira é hermafrodita de uma incrível beleza em sua cor azul arroxeada com o estigma amarelo. Folhas grandes, ovaladas com pilosidade branca que as tornam brilhantes no sol. (http://4.bp.blogspot.com/_kB1pDXsEaE0/TPJUEmglWtI/AAAAAAAAFlA/wn174q3viDE/s1600/flores%2Bda%2Blobeira.jpg)
ResponderExcluirA fruta é um pouco maior que uma laranja, seu nome foi dado devido a apreciação que lobos-guarás (verdadeiro lobo brasileiro - em extinção) tem pela fruta. Acredita-se que isso se deve ao fato desta fruta ter ação anti-helmíntica contra os vermes-gigantes-dos-rins que são fatais aos lobos. A polpa é enjoativa, sendo meio jaca, meio manga. Além de ser perfumada com o chiclete tutti-fruti. Outras partes das plantas possuem ação terapêutica contra diabetes, epilepsia, hepatite e asmas.
Fonte: http://caliandradocerradogo.blogspot.com.br/2009/02/fruta-do-lobo.html
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirA planta que escolhi é típica do cerrado.
Nome científico: Tabebuia chrysotricha
Nome popular: Ipê amarelo
Nome da família: Bignoniaceae
Obs: O nome científico da planta muda de acordo com a cor das flores.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área apenas pela Amazônia. O termo Cerrado é comumente utilizado para designar o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria) que ocorrem no Brasil Central (Eiten, 1977; Ribeiroet al., 1981). O clima dessa região é estacional, onde um período chuvoso é seguido por um período seco. A precipitação média anual é de 1.500mm e as temperaturas são geralmente amenas ao longo do ano, entre 22 C e 27 C em média. As plantas do Cerrado que existem nos dias de hoje desenvolveram-se sobre solos muito antigos, intemperizados, ácidos, empobrecidos de nutrientes, mas que possuem concentrações elevadas de alumínio. Assim, muitas plantas nativas acumulam o alumínio em suas folhas. Para torná-los produtivos para fins agrícolas, aplicam-se fertilizantes e calcário aos solos do Cerrado. A pobreza dos solos, portanto, não se constituiu em obstáculo para a ocupação de grandes extensões de terra pela agricultura moderna, especialmente a cultura da soja, um dos principais itens da pauta de exportações do Brasil.
Espero ter ajudado!! :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirA planta que pesquisei foi a Cagaita (nome popular),
de nome científico Eugenia dysenterica DC. e pertence
a Família Myrtaceae.
Os frutos da Cagaita são muito consumidos por ser suculentos e também são consumidos nas formas de doces, geléias e sua polpa pode ser congelada.
--
O clima que predomina no Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC. Têm as máximas e as mínimas absolutas mensais, as máximas não variam muito, chegando até 40°C, já as mínimas variam, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho. No bioma Cerrado não é algo incomum geada, ao menos em porção austral.
Em geral, a precipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm. As chuvas se concentram nos meses de outubro a março, primavera e verão. Apresentam curtos períodos de seca, mas que podem causar grandes problemas na agricultura. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar à zero.
Devido ao que foi descrito a estação seca pode ter de 3 a 5 meses de duração e no início deste período a ocorrência de nevoeiros é comum nas primeiras horas da manhã, com isso formando orvalhos sobre as plantas e umedecendo o solo. Já no período da tarde os índices de umidade relativa do ar caem bastante, podendo baixar a valores próximos a 15%, principalmente nos meses de julho e agosto.
Ola pessoal,
ResponderExcluirdaqui a pouco iniciaremos nossa primeira experiencia de aula no ambiente virtual.
um dos aprendizados com esta aula é exatamente a maior experiência de trabalho com as midias virtuais como uma maneira de despertar o interesse dos alunos.
qto mais nos familiarizarmos com o uso da internet e recursos associados melhor será a construcao dos conteúdos. isto não quer dizer que a internet é a salvção!
No exercicio de Cerrado observei que alguns de vocês nâo respondram a questão b (a que se refere sobre caracteristicas deste ecossistema) detendo-se apenas na espécie selecionada e caracteristicas da mesma.
muita atenção com a pergunta!
até as 19h
Já estou aqui!!
Excluirjá estou a sua espera!!!!
ExcluirPresente também!
Excluir(:
já estou a sua espera!!!!
Excluirkarina
Oi pessoal escolhir Asclepias
ResponderExcluirNome científico:Asclepias curassavica L.
Nome popular: oficial-de-sala, falsa-erva-de-rato, paina-de-sapo, capitão-de-sala
Família: Asclepiadaceae
A família Asclepiadaceae pode ser determinada em função das seguintes singularidades: presença de látex,presença da corona que é um verticílio especial onde são encontradas as políneas,presença de políneas que são sacos contendo massas de pólen.
Infestante em pastagens, capineiras, terrenos baldios, cultura do milho e pomares.
Planta tóxica tanto para o homem quanto para os animais com ação cardíaca.
Sua erradicação é difícil, pois sua dispersão é efetuada pelo vento.
Apresenta potencialidades ornamentais. Suas painas são utilizadas na confecção de almofadas.
Características gerais: A Planta pode ser anual ou perene, dependendo do ambiente em que se encontra; possui reprodução por sementes.
Asclepias curassavica é planta herbácea que ocorre em todo Brasil. Seu habitat são as partes mais baixas e úmidas dos pastos.
Oi Pessoal eu escolhir Asclepias
ResponderExcluirNome científico : Asclepias curassavica L.
Nome popular: oficial-de-sala, falsa-erva-de-rato, paina-de-sapo, capitão-de-sala
Família: Asclepiadaceae
A família Asclepiadaceae pode ser determinada em função das seguintes singularidades:
- Presença de látex;
Presença da corona que é um verticílio especial onde são encontradas as políneas.
Presença de políneas que são sacos contendo massas de pólen.
Infestante em pastagens, capineiras, terrenos baldios, cultura do milho e pomares.
Planta tóxica tanto para o homem quanto para os animais com ação cardíaca.
Sua erradicação é difícil, pois sua dispersão é efetuada pelo vento.
Asclepias curassavica é planta herbácea que ocorre em todo Brasil. Seu habitat são as partes mais baixas e úmidas dos pastos
Araticum-do-cerrado
ResponderExcluirNome científico: Annona crassiflora
Família: Annonaceae
O cerrado se caracteriza por apresentar uma vegetação savanícola tropical composta, principalmente de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, que dão origem a variados tipos fisionômicos, caracterizados pela heterogeneidade de sua distribuição.
Michelle Santana
Eu li uma a uma das publicações pra não repetir, a minha é o Jenipapo é o fruto do jenipapeiro da família Rubiaceae e nome cientifico Genipa americana.
ResponderExcluirO clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco.
O relevo é um tanto acidentado, com poucas áreas planas.
As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares.
a flora do Cerrado é riquíssima. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com matas ciliares.
Karina Cabral
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira)Nome popular : Jenipapo
ResponderExcluirNome cientifico: Genipa americana
Família: Rubiaceae
b)O cerrado é cortado três das maiores bacias hidrográficas da America do Sul, apresentando índices pluviométricos regulares sendo possuidor dessa forma de uma grande biodiversidade.
Vanessa Guimarães
Boa noite Professor e amigos, ao prof. Marcus en especial estou tentando mandar minha contribuição da 1ªparte da aula virtual desde á tarde de hoje, enclusive já passei o problema para o Gilbram, estou tentando novamente agora prof. pesso que o senhor compreenda o caso, de antemão agradeço.
ResponderExcluirRobson Chacon Ferreira.
Nome Científico: Inga edulis Martius
ResponderExcluirNome Popular: Ingá-cipó
Família: Nephrolepidaceae
Nas últimas décadas a agricultura vem, substituindo o cerrado e assim, desalojando sua fauna, destruindo sua flora e conseqüentemente provocando impactos ambientais que geram alguns desequilíbrios. Com sentido de proteger a natureza, o Poder Público adota políticas ambientais que levam em conta a busca de amostras representativas dos ecossistemas existentes numa região, possibilitando, dessa forma, a conservação integral dos componentes do ecossistema ali existente. Esta é a principal razão da criação do Parque Nacional da Serra da Canastra. São mais de 70.000ha. destinados a garantir a perpetuidade de espécies da fauna e da flora, importantíssimas para o equilíbrio ambiental.
Olá pessoas!
ResponderExcluirMil desculpas já existem três lobeira. Vou falar agora sobre Perobas
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Subclasse:Asteridae
Ordem:Gentianales
Família:Apocynaceae
Género:Aspidosperma
Espécie:A. cylindrocarpon
Nome binomial :Aspidosperma cylindrocarpon
Paratecoma peroba – peroba, peroba-amarela, peroba-de-campos, ipê-peroba, peroba-manchada;
A peroba pode atingir entre 20-40 metros, suas folhas são compostas, digitadas, 5 folíolos de até 20 cm e suas flores são brancas, pequenas.
Seu fruto é uma Vagem cilíndrica de casca muito dura, que se abre em duas partes quando madura e as sementes 3 cm, aladas por membrana transparente, com um tom amarelado.
A madeira da peroba-rosa é muito utilizada em construção civil. Por exemplo, dela faz-se vigas, caibros, ripas, marcos de portas e janelas, venezianas, portas, portões, rodapés, molduras, tábuas e tacos para assoalhos, degraus de escadas, móveis pesados, carteiras escolares, produção de folhas faqueadas, construção de vagões, carrocerias, dormentes e fôrmas para calcados.
Att: Geane
Oi a planta que eu excolhi foi O Assa-Peixe(nome popular) nome científico(Vernonia polysphaera),Família Asteraceae é uma planta do género Vernonia, nativa do Brasil. O mel das abelhas criadas junto a plantações de assa-peixe é delicioso, com sabor leve como o da laranjeira. Rica em sais minerais, diurética, a erva também tem ação balsâmica e expectorante. A folha do assa-peixe ajuda a combater as afecções da pele, bronquite, cálculos renais, dores musculares, gripes, pneumonia, retenção de líquidos e até tosse.
ResponderExcluirnome vulgar: pimenta-de-macaco
ResponderExcluirnome científico: Xylopia aromatica
Família: Annonaceae
muitas pesquisas científicas estão sendo realizadas com esta e outras plantas para verificar sua atuaçãocomo inseticidas e acaricidas além de sua utilização como fitoterápico no combate de problemas gástricos, e também como afrodisíaco. Porém não poderia deixar de de resalta sua utilização na cozinha norte/nordeste(tempero), em particular na culinária amazonense eeeeeeee Baiana, além de algumas cachaças.
Sobre o Cerrado: além das inúmeras contribuições que meus companheiros forneceram, fasso o seguinte comentário:
Apesar de todos os esforços para frear este tipo de situação o Cerrado assim com a Mata Atlãntica sofre co um agressivo e crescente desmatamento, este, muitas vezez para impulsionar monoculturas como soja, pesquisas feitas apontam uma área quase que do tamanho da Espanha já tenha sido tranformada em pastagens e nessas, plantadas gramíneas, desencadeando com isso uma séries de desastres ambiêntais dos mais diversos ambitos,(fauna,flora, climáticos e etc).
a)uma planta de Cerrado
ResponderExcluirnome científico: Mauritia flexuosa
nome popular: buriti
família botânica: Arecaceae
b) um aspecto descritivo/caracteristico do Cerrado
É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .
As paisagens do Cerrado se constituem num importante ecossistema, possuindo, além do significado ecológico, um papel sócio-econômico e estético paisagístico que lhe confere importância regional, principalmente quanto ao aspecto de constituírem refúgios fauno-florísticos e por serem ambiente de nascedouro das fontes hídricas do Planalto Central Brasileiro, aspecto vital para a preservação das águas da região e sistema hídrico brasileiro.
Produz anualmente grande quantidade de frutos, que podem ser consumidos ao natural, na forma de sucos, sorvetes, doces ou desidratados.
Segundo Rafael Teixeira, guia na Chapada dos Veadeiros especializado em flora e avifauna do Cerrado, os frutos integram a dieta de mamíferos como a cutia, a capivara e a anta, e de aves como a arara.
Em algumas cidades no Piauí, como Dom Expedito Lopes, o doce do buriti é fabricado e embalado em caixinhas feitas a partir do talo (pecíolo) de folhas do próprio buriti. O doce é comercializado em feiras do Distrito Federal e Goiânia.