Bom dia.
Esta postagem é apenas para rever alguns dos pontos discutidos no nosso encontro de ontem.
1. Asterideas: este foi o primeiro grupo taxonômico apresentado e além da caracterização geral como a presença das flores gamopétalas e poucos estames (oligo e isoestêmone).
Foram discutidas algumas famílias com seus caracteres morfológicos e grupos de importância econômica: Apocynaceae, Acanthaceae, Asteraceae (=Compositae), Bignoniaceae, Boraginaceae, Convolvulaceae, Lamiaceae (=Labiatae), Rubiaceae e Solanaceacae.
Praticamente todas estas famílias podem (E DEVEM!!!) ser observadas no Jardim Didático do CCB. Atualmente, estão em floração as seguintes famílias: Apocynaceae, Acanthaceae, Asteraceae (=Compositae), Bignoniaceae e Rubiaceae.
Esta será uma ótima oportunidade para fixar o conhecimento construído na aula de ontem.
É possível, que as demais (além d emuitas outras) possam ser observadas na aula de campo de Sábado, no Jardim Botânico do Recife.
2. Revisão dos erros cometidos na avaliação 1: NOMES CIENTÍFICOS
3. Famílias botânicas:
este exercício consistiu em revisar/corrigir a informação disponibilizada no ambiente virtual na aula da semana passada.
Os grupos de alunos estão organizados com famílias distintas. A função é elaborar para a próxima aula presencial uma tabela com os 11 caracteres selecionados para as 9 famílias indicadas por grupo.
Preferencialmente uma tabela em excel para facilitar o uso da informação pelo grupo.
Algumas das famílias incluidas nesta atividade podem (E DEVEM!!!!!) ser observadas e analisadas no Jardim Didático do CCB e também no Jardim Botânico do Recife. Por tanto, estejam atentos e sejam observadores/curiosos. Estudem.
4. Para o encontro de sábado algumas informações: Boné, filtro solar e repelente são recomendáveis, assim como uma pequena garrafa de água para a sede, caso esteja muito calor!
nosso atividade inciará às 9hs. e claro, o mais importante, DISPOSIÇÃO PARA APRENDER.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário