sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ponto de Partida

Hoje, às 18:45h do dia 03 de setembro de 2011, inicio o blog para acompanhamento das atividades de Botânica que são desenvolvidas pelo mundo e especialmente nas aulas da graduação da UFPE.

2 comentários:

  1. conhecendo o recife através das plantas

    bairro-sucupira,jaboatão
    nome cientifico-Bowdichia virgilioides Kunth
    familia:Leguminosae
    outros nomes comuns:sucupira-mirim e sucupira-roxa
    bioma:Mata Atlantica,Cerrado e Caatinga.
    descrição:árvore de pequeno a medio porte,4 a 10m de altura.tronco com casca levemente rugosa.Copa globosa a aberta;folhas deciduas,compostas,foliolos pequenos.Flores pequenas de coloraçao azul-escura ou roxa.Frutos indeiscentes,alongados,contendo de 1 a 8 sementes.especie adaptada a diferentes tipos de solos,podendo ser considerada uma planta pioneira.

    aluna:Andreza renata f.aguiar

    ResponderExcluir
  2. olá pessoal eu moro em uma cidade chamada cabo de santo agostinho no bairro de ponte dos carvalhos e aqui existe um parque chamado PARQUE DOS EUCALYPTUS o qual irei falar mais abaixo:
    eucaliptus é o nome do gênero que também o qual é vulgarmente conhecido e tal nome vem do grego que significa grandes coberturas. Neste gênero são incluso aproximadamente 700 espécies com maior distribuição em Minas Gerais, São Paulo,Espirito Santo,Bahia e nos Pampas gaúchos.
    O eucaliptos pertence ao:
    Gênero: Eucalyptus L´Hér
    Familia: Myrtaceae

    É originária da Austrália e acreditasse ter chegado ao Brazil via invação portuguesa no período colonial. As espécies de eucaliptos tem ampla distribuição mundial,segundo, a discover life pertencendo a vários biomas diferentes. Este gênero é responsável por uma calorosa discussão a cerca de sua alelopatia,ou seja, sua interferência negativa a outras espécies. Há uma forte divergência de opiniões em relação a esse gênero com relação ao empobrecimento do solo, deterioração dos lençóis freáticos o que afeta diretamente a biodiversidade de plantas local a qual está inserida o eucalipto. Há papers científicos que mostra o contrário apontando tais efeitos negativos à regiões já castigadas,ou seja, regiões já deterioradas e com baixas taxas pluviométricas,solos pobres e regiões onde os eucaliptos está muito próximo dos lençóis freáticos. Um dado também interessante é a total dependência que os coalas tem dos eucaliptos na Austrália, mostrando a suma importância desses vegetais na evolução de outros grupos de animais.
    Na economia podemos apontar muitas utilizações principalmente na industria de papel, em que os estados responsáveis por manter uma boa produção são os mesmos onde se encontra a maior abundância de eucaliptos. Há também produção de óleos essenciais em que tais óleos são produzidos nos parênquimas diferenciados das folhas. Tais óleos são classificados quanto ao seu uso e podem ser medicinais, industriais e na industria da perfumaria.

    Josaias pereira Barbosa
    ----------------------------------------------------

    ResponderExcluir