Diversidade de Angiospermas
A aula de ontem a noite abordou os mais diferentes aspectos relativos a caracterização morfológica e a imensa diversidade encontrada no mais representativo dos Filos inseridos no Reino Vegetal.
Tratamos das diferenças básicas entre as Angiospermas e as Gimnospermas incluindo as questões relativas as estruturas reprodutivas como a organização em flores, o ovário que envolve o óvulo (que posterioremente se transformarão em fruto e semente, respectivamente) e a dupla fecundação com a formação do tecido 3n (endosperma).
Discutimos uma série de estratégias morfológicas observadas entre os represnetantes atuais de Angiospermas e relacionadas ao hábito, raízes, caules, flores, frutos e sementes. Discutimos as estratégias de defesa contra herbivoria como a presença de látex, coloração e formato da corola (conjunto de pétalas) como mecanismo de atração de polinizadores, a produção de néctar por nectários florais (e também dos extra-florais!) como recompensa aos polinizadores, estratégias d e dispersão de frutos e sementes, diferenças entre plantas epífitas-parasitas&hemi-parasitas, e etc..
Foram vários os tópicos tratados sobre o grupo que apresneta o maior número de espécies viventes no Reino Vegetal e a maior abundância.
Complementar a esse tópico, apresentamos a proposta atual para a organização sistemática das Angiospermas (APG) que as divide em
Angiospermas Basais, Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas, que por sua vez se subdividem em dois agrupamentos menores -
Rosídeas e Asterídeas.
Para finalizar e sedimentar o conhecimento construído ao longo da aula, disponibilizamos uma nova estratégia de apresnetação de conteúdos - palavras-cruzadas! o exercício foi elaborado a partir d euma série de questões discutidas em aula e outras que poderão ser pesquisas e preenchidas. Neste caso, são questões relativas a famílias e grupos taxonômicos das Angiospermas.
Como incialização na temática, apresentamos, rapidamente, os nomes de algumas famílias de plantas que se são importantes para a flora do Brasil. São elas:
Euphorbiaceae (família da seringueira, macaxeira, mamaona entre outras),
Cactaceae (madacaru, cactos entre outras), Leguminosae ou
Fabaceae (amendoim, soja, feijão, fava entre muitas outras de importância econômica para o Homem),
Convolvulaceae (batata-doce),
Bromeliaceae (abacaxi) e
Orchidaceae (baunilha).
Tratamos ainda no nosso encontro, do uso de idéis potenciais para aulas de ciências com enfoque em botânica. Como exemplo, foi empregado uma laranja e seu potencial inflamável! Curioso, não? Estude sobre, quem sabe pode ser uma ótima idéia para suas futuras aulas.
E finalmente, conversamos sobre potenciais fontes de aprendizado de botânica e interação com outras ciências (multidisciplinaridade!!!) a partir de uma simples ida ao supermercado.
Esse foi nosso encontro de ontem. Leiam os capítulos referentes as Angiospermas e a Importância econômica das plantas para o Homem no livro-texto da disciplina (Biologia Vegetal - P. Raven).
Para complementar sugiro um passeio no site Portal do Professor que selecionei e apresneta um plano de aula, dicas, videos e etc... sobre as Angiospoermas. É mais uma fonte de pesquisa para ensino que vcs podem e devem se familiarizar.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20056
Atenção: os links para a série de filmes "A vda secreta das plantas" estão bloqueados. Caso encontrem links com acesso disponível, sugiro que assitam e compartilhem com os colegas de turma.
Ainda hoje vocês receberão as instruções para as atividades a serem desenvolvidas para o nosso encontro da próxima 3af.
Abraços
Marccus