domingo, 30 de outubro de 2011

Tá chegando ao fim ...

Carissimos,

Para vários de vocês a disciplina de Fanero já faz parte da história ou está muito perto disso após o envio da imagem final referente ao Projeto 2.

Como professor me parece que a disciplina foi um grande sucesso. As discussões através do blog foram bastante construtivas, as aulas presenciais e virtuais foram super participativas, as visitas ao campus, jardim botanico e horto foram agradáveis momentos que permitiram novas descobertas e as avaliações foram de maneira geral positivas. ou seja, gostei do produto final e com a sensação de missão cumprida.

Fico satisfeito pelo desenvolvimento e construção do conhecimento. Mas nao tenho dúvidas que alguns acharam um verdadeiro tédio e continuarão a sua eterna antipatia pela botânica .... mas fazer o que, ne?? eu sempre defendo que o pre-conceito é ruim, mas se realmente mesmo depois dessa disciplina vc continua indiferente (e odiando, como alguns dizem) botânica .... então, seja feliz assim. eu fico tranbquilo que fiz a minha parte em tentar mostrar que a temática sobre plantas pode ser bem atrativa e interessante.
Se você acha que pode contribuir com a melhoria da disciplina, pfavor indique os pontos em que pode ser melhorada e as sugestões para isto. Será ótimo e muito bem recebidas todas as criticas construtivas. E para você que não gostou da disciplina, diga como vc gostaria que tivesse sido. Mas atenção, não me venha com aquele papo de críticas destrutivas pq tirou nota baixa ou nao foi aprovado na disciplina.... esse tipo de crítica de quem não tem auto-crítica ..... bem, esse guarde para vc mesmo ...

Acredito muito que somente com a participação coletiva é que atingiremos um nivel de qualidade ainda maior e mais ganho na construção do conhecimento em um agradável processo de aprendizagem.

Abraços a todos e sucesso na vida de educador. Espero encontrá-los no futuro, em posições de destaque na carreira e principalmente ajudando a transformar a educação em nosso país.

Marccus
  

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Etapa inicial do Projeto 2

Caros

Foi bom acompanhar o desenvolvimento do projeto 2 com varios alunos através das imagens. Tem coisas super legais e várias estrategias de cultivo incluindo vasos pequenos, garrafas pet, etc.... tem batata, cenoura, feijoes, etc...

este é um ótimo exercicio de percepcao do crescimento e desenvolvimento de organismos. varias vezes os alunos (do ensino fundamental ao superior) nao desenvolveram percepcoes de que plantas, por exemplo, tem um ciclo de vida (ate decoram os ciclos mas tem dificuldade em perceber o processo as vezes lento do ciclo ...) e este as vezes pode ser interropido drasticamente ..... thyna e nathalia viegas relataram os pequenos acidnetes de percurso envolvendo seus respectivos gatos ...

sera que o estudante consegue perceber que o que ele come demanda um esforco previo muito grande ate chegar a mesa??? neste contexto', um exercicio como este pode agregar temáticas diversas .. a idéia essencialmente é esta. perceber e interagir com diferentes disciplinas a partir d eum experimento botânico ...

estou no agurdo da foto final. ate o proximo 30 de outubro.

parabens aos participantes.
abracos
marccus

PS: recentemente Gilbran inciiou seu proprio bllog .... vamos prestigiá-lo com uma visita ao novo espaço ....

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto 2

Caros,

as imagens relativas ao Projeto 2 da disciplina deverão ser enviadas para o seguinte endereço de email:

botanica.ufpe@gmail.com

o prazo para envio é de 30 de outubro.

a titulo de acompanhamento do projeto, até o dia 24/10 - 3af  (horario limite 22:30h) uma imagem parcial ou final do projeto 2 deverá ser enviada.
esta estratégia de acompanhamento visa garantir a qualidade do projeto 2,  uma vez que se for iniciado  após esta data dificilmente o mesmo estará em boas condições para ser finalizado até 30/10.

Abracos e bom projeto.
Marccus

Diversos

Caros,

1. a nota da nossa 2a. avaliação já está disponibilizada no Sig@. A média da turma foi 6,0 (max. 9,2 - min. 1,9).
11 alunos com 7,0 ou +
7 alunos com 5,0 a 6,9
7 alunos com até 4,9

Parabéns as excelentes provas de Vinicius, Nathalia Viegas e Sara. Outros merecem destaque também pela qualidade do texto da última questão (Gilbran, Sara, Tais e Tathyane) e alguns gabariatam a 1a. questão.

2. estarei no aguardo da imagem do projeto 2 que poderá ser enviada para endereco d eemail a ser especificado em breve.

3. a NOTA 3 foi disponiblizada na semana passada mas é parcial pois ainda falta a avaliacao do porjeto 2 (2,0 pontos). Alguns alunos mesmo com a nota parcial já estão aprovados na disciplina. Superparabéns~!

4. A 2a. chamada está devidamente marcada para o próximo dia 8 de novembro - conteúdo integral da disciplina incluindo material (textos) de apoio, podcasts, etc..

Abraços
Marccus

domingo, 16 de outubro de 2011

Destino: Educação

Caros

a aprtir de amanhã o Canal Futura exibirá as 20h (2af.) com reprise as 3afs. (12:30h) e domingos (17h) uma série de reportagens sobre educação nos países com melhores resultados no exame PISA: China, Coréia do Sul, Chile e Canadá serão mostrados.

o título do programa é bem sugestivo - Destino: Educação

Serão 7 programas semanais abordando o que funciona e como funciona a educação desses países e como nós estamos para chegar ao nível deles.

Pode ser um ótimo canal d einformação e atualização. Acho que merece assistir na TV ou abaixar pela internet após a exibição.

Abraços.

Mensagem de Gilbran

Caros alunos,
abaixo esta mensagem que Gilbran solicitou que fosse postada. É um "resumão" da aula que tivemos no Horto escrito por ele. Abraços.

Pessoal,
Aí está um pequeno resumo da aula no Horto Dois Irmãos,par aqueles que não puderam comparecer ou aqueles que quiserem relembrar...
Inicialmente o Professor Marccus Alves pechinchou para podermos entrar e deu certo,...Humm queremos aprender o segredo,rsrsrs...
E ao entrarmos nos deparamos com uma placa que dava uma pequena introdução sobre a área preservada do horto …
“O Parque Estadual Dois Irmãos tem uma área de 384,42 hectares, sendo 14 hectares ocupados pelo Zoológico do Recife. A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, sagüis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros”... e em seguida fomos orientados sobre algumas planta nativas e exóticas introduzidas na nossa flora como uma espécie de ornamentação (Planta exótica,figura 1).
Figura 1
Seguindo nossa trajetória, o professor falou que mesmo com a presenta antrópica muito ativa ainda era muito comum a presença de plantas pioneiras que em sua natureza são bastante resistentes e diversificadas nos clímax florestais (Rubiaceae,Myrtaceae,Melastomataceae,entre outras plantas pioneiras, figura 2),foi comentado sobre as Lianas,conhecidas popularmente como cipós, e é claro...o Tarzan foi citado (figura 3).
Figura 2 Figura 3
A Melastomataceae,citada a cima, é uma família botânica com cerca de 5000 espécies. Tem distribuição subtropical e tropical, é representada principalmente pelo gênero Tibouchina, conhecido popularmente no Brasil como quaresmeira e manacá, o qual é muito usado no paisagismo em geral (figura 4).
Outra família que foi muito comentada e “cheirada” foi a família da Piperacae, uma planta fácil de ser reconhecida,eu a reconheci pela sua inflorescência bastante característica por sinal (figura 5 e 6).
Figura 4 Figura 5 Figura 6
Espere o que é isso verde no caule parecendo um tapete? Ah,foi observado briófitas no local e líquens também (figura 7).
O motivo de termos esses indivíduos a amostra foi citado por muitos que o ambiente era bastante úmido e despoluído, legal,não?!
(Figura 7)
Alguns alunos encontraram galha está é uma estrutura que se origina em determinado órgão de uma planta, no nosso caso vimos em folhas, através dos tecidos, é uma espécie de reação da planta a agentes externos como por exemplo insetos. A planta inibi o desenvolvimento ou modificação citológica e/ou histoquímica em resposta ao ataque de organismos indutores. São estruturas às vezes comparadas a tumores (figura ao lado). E daí começou a busca da caça Mina, no qual Tathyane e Mayara a encontrou. Minas, estes seriam espécies de caminhos feito pela larva de alguns insetos nas folhas,no qual apresenta desvios por causa de algumas estruturas duras como o esclerênquima,por exemplo .
Pronto, saindo um pouco do “portão” do Zoo, começamos a ter um show de aula em relação ao bambu – figura 8, que é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Vimos que o seu caule é lenhoso,mas que apresentava estruturas como os nós e os entrenós, rizomas (que são uma espécie de caules subterrâneos e raízes escoras ou adventíceas,além das bainhas presentes(figura 9 e 10).
Figura 8 Figura 9 Figura 10
Vamos falar um pouco sobre as Epífitas e Hemi – epífitas bastante presentes e realçando a beleza do cenário florestal representados pelos os membros das famílias Bromeliaceae e Orchidaceae,porém tivemos a presença de representantes da família da Cactaceae e Araceae, epífita e hemi - epífita respectivamente (figura 11 e 12, respectivamente).
Figura 11 Figura 12
Entre os bambus também tinha uma espécie de epífita no qual o professor Marccus chamou de Velame, que é a estrutura das raízes de plantas epífitas com raízes branca – acizentado, sendo elas holo – epífita ou epífita verdadeira (figura ao lado). O interessante é que os bambus não são encurvados nem possuem nada que essas plantas pudessem escorar porém as suas raízes se entrelaçam a estrutura escorregadia dos nós e entrenós.
Um pouco mais distante dos bambus encontramos a família da Ninpheaceae que tem como principal espécie representante a vitória – régia modificando o cenário aquático dos açudes do Horto ( figura 13 e 14).
Figura 13 Figura 14
Neste mesmo cenário com a visão mais para o outro lado da margem do açude estavam plantas da família da Palmaceae representadas pelas espécies Mauritia flexuosa, Buriti e Euterpe oleracea,Açaí (figura 15 e 16, respectivamente).
Figura 15 Figura 16
Perto das serpentes existe duas árvores bastante interessantes que são as Pandanaceae sendo Monocotiledôneas com características de raízes escoras, glândulas de sal, Lenticelas – estruturas de troca gasosa nas raízes e troncos (família dos manguezais) e as Euphorbiaceae representadas pela seringueira – com o látex, sendo uma das suas principais características principalmente comercial (figura 17 e 18).
Figura 17 Figura 18
O professor Marccus Alves ressaltou uma coisa bem interessante sobre as Fabaceae que por todos os lados se encontravam, eram predominantes em boa parte do horto e da mata Atlântica (figura19 e 20),essas plantas apresentam algumas características bastante peculiar como por serem recompostas, alternadas, folhas opostas e algumas apresentarem nectários extraflorais (figura 21).
Figura 19 Figura 20 Figura 21
E neste mesmo local de apresentação das Fabaceae vimos o quanto a mata Atlântica pode ser fechada com alguns sub bosques (figura 22). E também conhecemos os Ingás que tem sua inflorescência noturna e sendo polinizado principalmente por morcegos nectantes; Nectário extra floral ( figura 23 e 24).
Figura 22 Figura 23 Figura 24
Uma plantinha que me chamou atenção foi a Jurubeba da família das Solanaceae com sua flor peculiar e frutos com anteras porecidas e frutos repletos de “pózinhos” (figura 25,26 e 27).
Figura 25 Figura 26 Figura 27
Por último ele falou da Lecitidáceas que são bastante abundantes no bioma amazônico, está é a família da castanha – do – Pará (figura 28).
Bom Eu espero que esse material possa ajudar alguém,pois foi ótimo para mim poder relembrar a aula!
Bons estudos “_”
Escrito por Gilbran
e postado por Marccus a seu pedido.

sábado, 15 de outubro de 2011

Aula no Horte Dois Irmãos

Pessoal,

Boa tarde. Hoje pela manhã tivemos nossa terceira aula prática interativa e ao ar livre. Como de costume com essas aulas, foi bem proveitosa.

Conversamos e vimos muitas coisas ...

De início uma discussão rápida porem ativa de como um "caderninho de idéias" pode ser útil ao ensino de ciências e biologia. Eu indico e aprovo o uso, afinal eu tenho o meu próprio com idéias para as mihas aulas de botânica na graduação e na pós-graduação.

Observamos e discutimos mais uma vez sobre as diferentes interações inseto-planta - galhas, domáceas e minas. Estas últimas demoraram mas finalmente foram encontradas por Tathyane e Mayara! OBG!

Observamos as já conhecidas epífitas e HEMI-epífitas ... vimos bromeliaceae e araceae e lembramos das Orchidaceae como importantes elementos na flora epifítica da mata atlântica.
Para não esquecer tivemos ainda o velame ... alguém ainda lembra do que se trata??

Muita Melastomataceae e Piperaceae no subosque ... e fáceis de serem reconhecidas ... teve até gente que reconheceu pelo cheiro, não é mesmo Edgleide??? Acho que jamais esquecerão do cheiro de Piperaceae!

Conversamos sobre os bambus ... reprodução assexuada, feixes vasculares, venação da folha, bainha .... tanta coisa ... Poaceae (Graminae).

Passamos ainda por Leguminosas e sus folhas partidas (compostas e recompostas) e os nectários extra-fllorais que são associações bem interessantes com formigas.

Observamos ainda as Arecaceae (especialmente interessante a discussão sobre buriti e açai), Nymphaeaceae, Lecythidaceae e um belo exemplar de jurubeba com flores e frutos .... qual era mesmo a família???? a dica ... não é a família da batata-doce e sim a da batata-inglesa e o fruto lembra um tomate em miniatura.

Em resumo esta foi nossa aula de hoje pela manhã.

Na próxima 3af. nos encontraremos para a 2a. avaliação.

Aos que não foram ao Horto hoje informo que amanhã e 3af. estará aberto normalmente (fechado na 2af) e estas mesmas observações poderao ser feitas facilmente no acesso principal.
Espero que possam desfrutar como fizemos hj pela manhã ... não vimos: Jessica, Simone, Cassia, Carla, Severina, Carolina, Samara, Endson, Tiago, Diego..... será que esqueci de alguém que tambem não esteve la conosco???

Abraços, parabéns pelo dia do professor (o único presenete que recebi foi de Gilbran!! alias comi o BIS imediatamente .... eta turma pirangueira ... que saudade dos tempos de antigamente em que o professor era mimado pelos alunos ....).

Abraços e ótimo final de semana.
Marccus

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aula 3af. 11 de outubro

Bom dia a todos,

Ontem nossa aula foi super produtiva apesar do baixo número de partcipantes. Sentimos falta de muita gente ... Barbara, karine, nathalya, edigleide, simone, samara, thamires, thayna  ... cade vcs?? diego, tiago, endson ... cade vcs?? esqueci alguem ....???? tem gente na lista que ja ultrapssou ou esta perto de ultrapssar  minimo de faltas .....

então, para facilitar a vida dos faltos e melhorar aind amais a vida de quem esteve comigo ontem .... aqui vai um resumo dos principais pontos da aula.

1. exercicio com material didático extraido de livro de biologia do nível médio. Breve discussão sobre o nível de conhecimento exigido para o educador com os novos livros e perspectivas de avaliação mais rigorosas e competitivas - ex. enem, etc..

2. correção e discussão dos exercícios virtuais.

3. apresentação de material paradidático para ensino de botânica empregando a literatura de cordel e ilustrações.

4. Asterideas. Nesse tópico foi aborada a questão evolutiva do grupo, suas subdivisões e principais famílias, características e produtos de importância econômica.
(apenas para lembrar que um dos exercícios do ensino médio extraído de um vestibular nacional que foi distucido ontem em sala de aula exige como conhecimento minimo para responder a questão a diferenciação entre grupos de plantas comercializadas - Mono e Dicotiledôneas).
As famílias apresnetadas foram: Lecythidaceae (sucupira, castanha-do-pará), Sapotaceae (sapoti, massaranduba), Bignoniaceae (ipes), Acanthaceae (mangue-preto), Rubiaceae (café, genipapo), Apocynaceae (mangaba), Solanaceae (batata inglesa, jilo, tomate), Convolvulaceae (batata-doce) e Asteraceae (alface, margarida, girassol).

Lembretes:
1. próximo aula - Sabado (15/10) às 9:00h no Horto Dois Irmãos.

2. 30/10 entrega de imagem via eletronica do projeto 2.

3. Avaliação 2 - próxima 3af. (18/10) às 18:50h.

4. Conteúdo da avaliação 2 -
a. aulas teóricas e práticas (laborattório e de campo - a UFPE, Jardim Botânico e Horto Dois Irmãos) de Angiospermas,
b. textos disponibilizados para leitura e discussão,
c. podcasts disponibilizados no blog.

Abraços, bom feriado e até o próximo sábado.

Marccus

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aula virtual - como onde e pq?

Caros,
nossa 2a. aula virtual foi bastante dinâmica.
nos três posts indicados para discussao, tivemos uma boa participação da maioria dos alunos.
discussao1: 12 alunos comentaram
discussao 2: 11 alunos comentaram
discussao 3: 8 alunos comentaram

varios entregaram o exercicioo 1 no tempo estipulado e apenas um pequeno numero fez o exercicio 2.

mas acjo que é tudo uma questao de habito ... alguns alunos nao perceberam que os textos ja estavam disponibilizados desde a semana passada atraves do blog outros me escreveram sobre os exercicio .. os mesmos foram disponibilizados por email do grupo da disciplina e informado por twitter .... helloooooo!!!! professor informa mas aluno tambem precisa fazer a sua parte e construir o coteudo ...é via de mao dupla!

ou seja, avancamos com esta segunda experiencia de aula virttual e estamos construindo novas habilidades.

parabens pela participacao ...

ate a proxima semana na nossa aula presencial.

temas da proxima aula: discussao e correcao dos exercicio e o ultimo grupo - Asterideas.

abracos e ate 3af. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exercício de Hoje

Oi pessoal.
hj a aula está super bombambo ....

se está a procura de atividade cerebral ... venha para Fanero você também .... acho que este poderia ser o slogan da nossa disciplina!

eu enviei a pouco o link para o novo exercício para ser entregue aind ahoje.

é coisa rápida tipo: le, pensa e marca ... e entao envia por email. super facil, agil e objetivo.

reparem que a aula de hj tem diferentes abordagens e formatos (para quem prefere termos mais na moda - vieis!).

exercício para pesquisa prévia, exercício de leitura e reflexão sobre os temas e exercícios objetivos como o recem enviado.

a valiação da aula de hoje será baseda no envio de ambos os questionários viruais e na participacao ativa nos diferentes fóruns (os 3 fóruns postados!).

abracos!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto 1 - podcasts

Caros
20 podcasts estao disponibiizados no blog da disciplina no post "Link para podcasts". Parabéns por esta invasão da nova mídia. quebrar a cabeça, vencer obstáculos e aprender com os novos desafios é sempre muito recompensador. muitos parabéns a todos que se esforçaram em disponibilizar o conhecimento construído sobre o seu tema sorteado.
agora precisamos escutar atentamente cada um deles e claro multiplicar por 20 o nosso aprendizado!
pfavor verifique atentamente se seu prórpio podcast esta corretamente linkado (para alguns podcasts eu recebi vários links e posso ao final ter feito alguma confusão). qualquer alteracao ou inclusão no conteúdo poderá ser feita a aqulaquer momento e para isto basta enviar o link da versão atualizada para que eu possa disponibilizar no blog.
alguns discentes não encaminharam seus podcasts, ... entre eles, CARLA, DIEGO, ENDSON, KARINE, SAMARA e VINICIUS. 
caso algum de voces ainda tenha interesse em participar da atividade, o podcast poderá ser enviado até o dia 10 de outubro, tendo no entanto o redutor de 50% do valor da nota da atividade em virtude do atraso na entrega do poroduto final.
Abraços

Discussão 3

Acompanhar um pouco da breve trajetória recheada de sonhos, dúvidas, anseios, frustações e descobertas de “Äli”, nos permite refletir sobre vários aspectos de nossas escolhas profissionais e pessoais.

Perguntas como as razões da escolha de cada um de nós pelo ensino de Ciências (Biologia), que no caso de “Ali”esteve diretamente relacionada ao professor de física que encontrou em sua estadia na Índia. Ou ainda, de que maneira administramos os conflitos inerentes da nossa atuação profissional.

 Diante deste pitoresco quadro que os autores do artigo enquadram a jovem professora de física formada pela USP pergunta-se: será que cada um de nós também carrega um pouco dessa “Ali” retratada no texto? 

Em que cada um de nós se identifica com as angustias, percepções e desafios de "Ali"??


Discussão 2

O relato da professora Jerusa aponta para a mudança de posicionamento dos professores a partir  das queixas-lamento pela situação do ensino público e particular por questionamentos mais objetivos em torno de problemas também objetivos.

Em direção similar os autores ressaltam que a ensinagem passa por aquilo que gera satisfação, amarra e envolve.

E como você se percebe como educador e como receceptor (aluno) no processo de formação e qualificação vivenciado na universidade?

Perceba que existe o viés como aluno e outro como educador ... as percepções são iguais??

Discussão 1

O texto apresentado caracteriza a  professora Jerusa como um ser de linguagem. De fato existe um comportamento distinto da média em relação a sua atuação junto aos cursos de formação de professores.
No que isto de fato interefere no processo de qualificação dos profissionais que atuam nos cursos ministrados pela professora Jerusa?
Discuta, argumente, aprenda e reparta o aprendizado construído!

boa discussão.

Aula Virtual da semana

Caros,

como informei no post anterior nossa aula terá um formato inovador e que permitirá a partcipação de vocês a qualquer horário e de qualquer local com conexão de internet.

1. a primeira parte da aula já foi previamente encaminhada através de email. consta de um questionário com cerca de 20 questões a ser respondido até o final da aula de amanhã as 22h. a maioria de vocês já respondeu e encaminhou o questionário. lembrem-se que além de respondê-lo você deverá clicar no item relativo ao retorno das respostas automaticamente para o meu email.
quem não recebeu o questionário, ainda é tempo de buscá-lo através de um forward de algum colega que tenha recebido a mensagem.

2. dois textos foram encaminhados na semana passada para leitura. algumas questões serão postadas no blog para serem discutridas com base na leitura do texto e suas observações. Ás discussões poderão ser iniciadas imediatamente e devem ser encaminhadas unicamente através do blog até o final da aula de amanha (22h).

3. amanhã, uma nova rodada de perguntas poderá ser enviada por email para ser respondida. abraços e aguardem para daqui a pouco o incío do material para discussão.

Abraços
Marccus .

Vários da semana

Caríssimos,

Como sabem, estou em trabalho de campo na região de Diamantina - MG com a apoio da equipe de Botânica da UFVJM (agradecimento Dra. Fabiane Nepomuceno).

A partir de hoje, teremos diversas atividades direcionadas para a aula de amanhã que será virtual e contará com algumas etapas de execução individual e coletiva (neste caso com a discussão on line dos parrticipantes).

Quanto aos podcasts, eu disponibilizei a maioria no link e alguns ainda estao acessiveis através dos comentários. Ao longo da semana eu assistirei a todos e listarei no item PODCAST para facilitar o acesso d e vcs a todas as produções.

Infomro que os que não foram enviados não serão computados temas para a avaliação 2 e o de thiago foi postado após o prazo definido.

Abraços e até hj a tarde pois agora preciso trabalhar com a equipe que está aqui em Diamantina.

Marccus Alves